Sump Para Aqua De +/- 600lts


Recommended Posts

Viva,

 

Vou finalmente montar o meu aquario de 600 lts para discus as medidas são 1,40x60x70 CxLxA!!!

O Aquario já tem coluna seca com um tubo de PVC de 30!!!

As minhas duvidas são:

 

1º Dimensão do Sump (Cuidado que o Aquario está num 2º andar e já vai em 1 tonelada de peso)

2º Quantos compartimento deve ter a sump e que matérias filtrantes!!!

3º Posso manter 28ºC com 2 termostactos de 300w enfiados na sump???

4º Potencia da bomba, estava a pensar em 3500 l/h

 

Se poderem ajudar agradecia!!!

Editado por David Nunes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Ninguem me pode ajudar???

Acho que vou postar nos salgados!!! Ai o pessoal tem mais experiência!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Bem no meu aqua de 200L eu tenho uma sump externa de 70litros . Eu uso 1 esponja grossa com 25x25x10 , 1 fina com 25x25x10 , lã 25x25x4 e 100+ bioballs. No inicio da sump, antes de todas as materias filtrantes, tenho tipo um aquario onde fica depositado a maior parte do lixo. 5*

 

 

No teu caso e como o aqua tem 600L, eu apostaria numa sump para ai de 150- 200l, para teres aí uma coisa à maneira!! Para além de ser do melhor que há so precisas de fazer manutenção tipo 6 em 6 meses ou menos ainda!!!

 

Em relação aos termostatos, so vendo. Depende muito do local onde está o aquario.

 

Por fim, em termos de bomba, acho que uma de 3000 ou mesmo 2500 chega. Não te esqueças que os discus com correntes stressam......

 

 

Bem...aguarda mais opiniões e boa sorte :D

 

 

 

 

P.S: Quase que me esquecia. Depois na reposição de aqua para o aquario tenho um UV.

Editado por AntraX
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Obrigado Antrax pela resposta!!!

 

Olha eu acho que 150/200 lts não vai dar pois o aquario está num segundo andar e como já disse ronda já 1 tonelada de peso!!!

Estava a pensar uma coisa com 80x40x40 com 4 compartimentos!!!!

Que achas???

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Obrigado Antrax pela resposta!!!

 

Olha eu acho que 150/200 lts não vai dar pois o aquario está num segundo andar e como já disse ronda já 1 tonelada de peso!!!

Estava a pensar uma coisa com 80x40x40 com 4 compartimentos!!!!

Que achas???

 

hmm...128 não é mau :) . Se não tiveres hipoteses de mais ...siga :)

Faz um desenho e posta aqui que depois te digo alguma cena.

 

te manha agora tenho de sair

Editado por AntraX
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho um aquário semelhante (+/- 500l úteis) e com uma SUMP de 90x35x40 e acho que já mais que suficiente. Teno quatro compartimentos 15x20x30 + 15x20x30 + 20x20x30 + 20x20x30. No 1º tenho cerâmica, no 2º lã de vidro, no 3º cerâmica porosa e no 4º biobolas e ainda me sobra muito espaço para a bomba, termostato e reservatório.

Com a quantidade de material que dá para pôr la dentro ainda não consegui encher as gavetas todas.

A minha bomba é de 2500l/h e tenho de a estrangular porque movimenta muito a água (mas é um aquário plantado e a sump está a cerca de 1m abaixo do aquário)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas noites

 

posso aconcelhar-te o seguinte:

1-a sumps deve ter sempre + de 15% do volume de agua do aquario.

2-um termostacto jager de 300 w deve ser suficiente.(mede o termostacto antes de fazeres a sump pois ele e bastante grande)

3-as minhas sumps sao em forma de L ,pois todas tem filtragem seco humido.

4-TEM CUIDADO E FAZ BEM AS CONTAS PARA SABERES A QUANTIDADE DE AGUA QUE

CAÍ DO AQUARIO PARA A SUMP NO CASO DE FALHA DE ENERGIA OU TERAS DE COLOCAR UMA VALVULA ANTI-RETORNO.

ISTO DA DIREITO A INUNDAÇAO E UM BAITA DE UM BARULHO POR PARTE DA........... MULHER.(experiencia propria)

 

 

mlaurisoa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Olhem após um harmoniosa discussão com a minha cara metade bigsmile , cheguei finalmente ao aspecto do Movel:

 

Desculpem a má qualidade pois foi feito no Paint!!!!

 

Armrio.jpg

 

Ora então cheguei finalmente as dimensões da Sump 55x45x45 113lts

 

Sump.jpg

 

Por mim parece-me bem!!!

Agora vejam voçês!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Bem eu não tou a perceber muito bem o desenho, mas mesmo assim vou tentar ajudar.

Em primeiro lugar não se mete a lã primeiro. 1º é a esponja grossa, depois a fina, e depois sim a lã.

Em relação ao formato da sump, eu também não acho o mais apropriado. Normalmente utiliza-se o formato rectangular por causa das materias filtrantes e das varias fases da filtragem.

Editado por AntraX
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.