O Mais Importante Para Discus Largura Ou Altura


bassman

Recommended Posts

Olá

 

Após muitos anos de aquariofilia e variadíssimas espécies, :crazyeyes: vou entrar de cabeça nos discos, ficando o sonho dos salgados para mais tarde.

Contudo tenho algumas dúvidas.

1-Estou a projectar um pequeno aquário que terá entre 130 a 150 de comprimento 60 de altura e agora a minha dúvida é se 50 de largura será o suficiente.

Esteticamente em casa o de 50 de largura ficava mais harmonioso com a linha dos moveis mas não sei se vale a pena sacrificar a harmonia da casa por mais 10 cm, dai que peço ajuda aos entendidos, embora saiba à partida que espaço nunca é de mais

2-Já agora gostaria de saber qual a altura +- estandardizada para fazer o móvel. Estou a encomendar uma estrutura em aço/ferro para o aquário para posteriormente forrar a madeira, mas como nunca tive um aquário alto estou com bastantes dúvidas.

3-Gostaria de saber quantos discos posso meter. Tenho lido a regra dos 50litros mas nada como a vossa experiência para me elucidar.

4- Gostaria de saber também se posso misturar escalares e neste caso em que proporção em relação aos discos.

 

Como nota de curiosidade na estrutura do móvel em baixo ficará um aquário antigo de 80x35x35 que servira de hospital ou maternidade conforme o futuro assim o dite.

De momento é tudo é quando começar a acção muito em breve irei começar com as fotos.

 

obrigado

Sérgio :tongue:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Após muitos anos de aquariofilia e variadíssimas espécies, :crazyeyes: vou entrar de cabeça nos discos, ficando o sonho dos salgados para mais tarde.

Contudo tenho algumas dúvidas.

1-Estou a projectar um pequeno aquário que terá entre 130 a 150 de comprimento 60 de altura e agora a minha dúvida é se 50 de largura será o suficiente.

Esteticamente em casa o de 50 de largura ficava mais harmonioso com a linha dos moveis mas não sei se vale a pena sacrificar a harmonia da casa por mais 10 cm, dai que peço ajuda aos entendidos, embora saiba à partida que espaço nunca é de mais

2-Já agora gostaria de saber qual a altura +- estandardizada para fazer o móvel. Estou a encomendar uma estrutura em aço/ferro para o aquário para posteriormente forrar a madeira, mas como nunca tive um aquário alto estou com bastantes dúvidas.

3-Gostaria de saber quantos discos posso meter. Tenho lido a regra dos 50litros mas nada como a vossa experiência para me elucidar.

4- Gostaria de saber também se posso misturar escalares e neste caso em que proporção em relação aos discos.

 

Como nota de curiosidade na estrutura do móvel em baixo ficará um aquário antigo de 80x35x35 que servira de hospital ou maternidade conforme o futuro assim o dite.

De momento é tudo é quando começar a acção muito em breve irei começar com as fotos.

 

obrigado

Sérgio :tongue:

 

boas

 

axo que 50 cm chega perfeitamente...

 

 

cumps

manel

entremargens6hc1.png


Grupo Entre Margens


Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, 50 por 60 é mais que suficiente, a altura do móvel depende do que tiveres projectado para colocar por baixo, se vais colocar outro aquário tens de ter espaço para a sua manutenção mesmo que esta seja esporádica, mas atenção à altura pois quanto mais alto mais difícil se torna a manutenção do mesmo.

Quanto a juntares escalares com discus dizem que não é aconselhável por vários motivos, nomeadamente a transmissão de parasitas intestinais, ambos são peixes de cardume e têm as suas hierarquias o que pode stressar os discus levando-os a isolarem-se e consequentemente adoecerem, os escalares são peixes mais activos que os discus que por sua vez gostam de ambientes calmos. No entanto já aqui vi membros experientes dizerem que têm ambas as espécies juntas sem qualquer problema. Eu quando passei a ter discus desfiz-me dos escalares como quase todos os outros peixes que tinha, por isso como nunca os tive juntos tudo o que disse não passa de algo que absorvi através do fórum.

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

flickr - Fotos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Eu concordo com o Daniel Fortes, assim que meti os meus discus, foi quase automático, retirei o resto da peixeirada que tinha.

 

Quem tem discus, procura o melhor para eles, nem que para isso tenha de sacrificar os restantes habitantes do aquario em prol dos discus.

 

Claro, é sempre possivel ter outras especies, mas eu pessoalmente,.... discus só com discus.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

1º- 50cm chega perfeitamente e sobra espaço!!!!!

2º- Tudo depende da tua altura tenta projectar o movel de maneira a que este nunca ultrapasse a cova do teu braço (Sovaco) ou seja se tiveres 1,70m retiras 40cm para a cabeça e os ombros!!! Retiras os 60cm da altura do aquario e ficas com 70cm!!! Agora tentas jogar com o que pretendes colocar dentro!!!

3º - Se o aquario for do de 130X50X60 CxLxA dá uma média de 300 lts uteis o que dá para pores 6/7 discus adultos mas tudo depende dos discos!!!!

4º - Os escalares são uma estripe "ideal" para ter com os discus em termos de parametros!! Existe alguns senãos mas se os criares todos de pequeninos tá tudo bem!!! Quanto a relação não existe nenhuma regra, mas se fores como eu que adoro escalares ponha 5/6 discus e 4 escalares um bom cardume de cardinais umas plantitas e tá andar de mota!!!!!

 

Acho que respondi a todas as tuas duvida se tiveres mais alguma apita!!!!

Editado por David Nunes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá

obrigado pelas respostas.

achei interessante a observação de nao ter a totalidade do aquario+movel mais alto que o sovaco pois tem logica para poder mexer la dentro quando for necessário é daquelas coisa quem nunca me iria lembrar, obrigado.

quanto ao aquario em si e após negociações pacificas com a cara metade :( chegamos as dimenções finais ou seja

140x50x60 que dá 420L brutos o que dará +-370 reais, penso que chegara para que os habitantes vivam em armonia.

quando ao movel tinha pensado 90 para o movel + 60 do aquario o que dará 150. Para o pessoal que tem aquarios altos estará bom assim ? Eu acho que sim mas.. fica a duvida, mas não devo de estar errado por muito.

È que estando afazer tudo de raiz já que vou gastar o belo do € mas vale fazer logo tudo o melhor posivel.

 

Já me deram um orçamento para o aquario para estas medidas com vidro de 12, e fica ja todo montado com travamento ao meio e portas de correr em cima para acesso ao mesmo tudo por 336€. O que acham esta caro ou é dentro da media??

 

Quanto ao movel em aço ainda estou a ver preços mas mais dificl que isso é arranjar um serralheiro incrivel aqui onde vivo é algo +- dificil de encontrar, mas depois actualizo.

 

obrigado mais :( uma vez

Sérgio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parabens Sérgio pelo novo aquário

Da minha experiência com discus e escalares, o que te posso dizer é que no meu " reservatório de água " de 110*60*55, os meus discus sempre puseram em sentido os escalares, então quando os desgraçados têm posturas, os discus chaman-lhe um figo, papam-lhes os ovinhos todos e na hora de comer, os mesmos dão coças até nos pobres bótias ( 3 com cerca de 20cm cada ), por isso para éssa volumetria de água podes bem ter as duas espécies sem problemas nenhum, apesar dos escalares serem mais viváços, ambas as espécies são da mesma familia, ésta é a minha experiência; boa sorte e dispõe sempre

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas respostas

 

Actualmente estou aqui encalhado num pormenor.

Fazer a estrutura em aço/ferro cantoneira rectangular ou se em madeira será o suficiente?

E quanto ao preço alguém pode dar uma dica se está bom ou se me estão a entra na carteira?

 

Obrigado

Sérgio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Uma estrutura em ferro bem soldada é mais do que suficiente para aquentar o aquario!!!!

Se falares com um bom carpinteiro este pode te fazer o movel com a estrutura acente em barrotes!!!!

Tenta ver os dois orçamentos e quem fizer mais barato, mais amigo é!!!

Há não te esqueças de mencionar que a estrutura tem de aquentar pelo menos 1 Tonelada (1000 Kg) vale mais prevenires do que remiediar!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais