Recommended Posts

Boas!

 

Ultimamente tenho andado a pensar em fazer alguns up-grades ao meu aqua, desde a adição do reactor de calcio que com tempo comprarei (€) e a criação de uma calha com melhor iluiminação.

Como o dinheiro é pouco e não me posso dar ao luxo de comprar uma calha toda xpto, terei que fazer a minha! Estava a pensar em fazer algo com 1x150w/250w HQI + 4x24w PCs + 4x39w T5.

Tou com a dúvida entre a HQI ter 150w ou 250w, mas o mais certo é optar pelos 150w, pois pouco algum dinheiro na electricidade e posso utilizar os componentes do projector que tenho.

Em relação às PCs, é para completar o espaço que sobra nos lados da HQI. Não gosto muito de PCs, mas não vejo nada que seja pequeno e caiba lá, pois as PCs de 24w têm pouco mais de 30cm de comprimento. Julgo que consigo colocar 2 PCs lado a lado.

Depois é colocar as T5 à frente e a trás!

 

No final tenho as HQI e PCs que fazem 246w caso opte por 150w na HQI ou 346w se for para os 250w na HQI, tudo com 10000k. Depois as T5 ficam com actinicas, que faz 156w.

 

supercalha.jpg

 

O que acham?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola para mim esta bem assim

mas atençao que eu nao pesco nada de salgados

so uma cena vais meter essas lampedas todas em que calha ja agora mete aqui uma foto da calha onde vais instalar isso tudo sff

TOYOTA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

A configuração/distribuição das lâmpadas parece-me a ideal, atendendo às lâmpadas que queres colocar.

 

Os balastros que "terás" que utilizar para as T5 são dois, ou quatro:

 

bal001.jpg

bal002.jpg

( VS 188226 )

 

Para as PC, curiosamente, é a mesma referência das T5 ( VS 188226 ), e podem ser dois ou quatro:

 

bal003.jpg

 

 

Para a HQI Ando ainda à procura de mais dados.

 

 

A estrutura não sei como estás a pensar em fazer, mas com tanto equipamento, leia-se lâmpadas e balastros/reactores, deve ficar com um peso jeitoso! Os balastros, podem ser colocados dentro da calha, mas para a HQI, acho que o idela é colocar no exterior, penso eu de que...

 

Logo que tenha mais informação, relativa às HQI, eu coloco aqui, caso queiras, como é óbvio.

 

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

David, obrigado pels dicas, vão ser bastante uteis!

 

Em relação à HQI, o mais certo é colocar uma de 150w e utilizar o que já tenho. De resto quero ter balastros duplos, é melhor!

Uma pergunta que ia colocar na loja que fosse comprar o material, era a que distância tinham as lampadas que estar do balastro, pois se poder ter a uns 2mt, colocava tudo de fora! O que achas? O material da HQI já o tenho de fora!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

David, obrigado pels dicas, vão ser bastante uteis!

 

Em relação à HQI, o mais certo é colocar uma de 150w e utilizar o que já tenho. De resto quero ter balastros duplos, é melhor!

Uma pergunta que ia colocar na loja que fosse comprar o material, era a que distância tinham as lampadas que estar do balastro, pois se poder ter a uns 2mt, colocava tudo de fora! O que achas? O material da HQI já o tenho de fora!

 

Penso não haver problemas.

Repara na distãncia que vai dos interruptores às lãmpadas nos sistemas convencionais... ( muitas x + de 2mtr)...e não è o facto do uso de balastros nas T5 e PCs que o princípio se altera (a eléctrecidade tem destas coisas),até porque nas nossas casas usamos fluorescentes que usam tambem balastros assim como arrancadores.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

David, obrigado pels dicas, vão ser bastante uteis!

 

Em relação à HQI, o mais certo é colocar uma de 150w e utilizar o que já tenho. De resto quero ter balastros duplos, é melhor!

Uma pergunta que ia colocar na loja que fosse comprar o material, era a que distância tinham as lampadas que estar do balastro, pois se poder ter a uns 2mt, colocava tudo de fora! O que achas? O material da HQI já o tenho de fora!

 

Não tens que obrigadar, depois mando a factura dos serviços prestados :D .

O balastro que indiquei, o VS 188226, tanto dá para uma como para duas lâmpadas. Como é electrónico, ele prórrpio "gere" a potência de saída. Agora a distância às lâmpadas, é mais complicado! Regra geral,, há um fio que deve ter o menor comprimento possível. Acho que tem a haver com a "indutância", mas não posso garantir. O facto é que já fiz um teste com esse tipo de balastro, com o comprimento desse tal fio variável, e quando passa dos 50 cm, perde-se um pouco de luminosidade! Com 2 metros de fio, as pontas da lâmpadas já quase não acendem. Como os balastros que te indiquei são da mesma marca daquele com que fiz o teste, acho que "retirar" os ditos do interior da calha não é uma boa ideia. O peso deles não é significativo, não é por aí que o gato vai às filhoses.

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Penso não haver problemas.

Repara na distãncia que vai dos interruptores às lãmpadas nos sistemas convencionais... ( muitas x + de 2mtr)...e não è o facto do uso de balastros nas T5 e PCs que o princípio se altera (a eléctrecidade tem destas coisas),até porque nas nossas casas usamos fluorescentes que usam tambem balastros assim como arrancadores.

Está de algum modo certo o teu raciocino, mas estamos a "falar" de coisas diferentes. Há balastros ferromagnéticos, ( aqueles que necessitam de arrancador ), e os electrónicos, que funcionam de modo totalmente diferente. Trata-se de uma fonte comutável e não de um "transformador", se é que se pode usar este termo.

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado a todos...assim já fico com umas ideias, mas de qualquer das maneiras perguntof na loja, pois pode haver algum balastro que pode ter essa distância de fio!

Hoje devo conseguir saber alguns preços e informações do perfil!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais