Uma Vez Mais A Iluminação...


Recommended Posts

Boas,

 

Sempre ouvi falar da troca de lâmpadas ao fim de um ano, mas nunca liguei, eis que chegou a hora.

Venho a notar á já algum tempo que as plantas não crescem como deviam, que a iluminação parece mais fraca e coincidência ou não parece que tive um surto de algas no meu aquário. :snipersmile:

Depois de muito pesquisar no fórum já cheguei á conclusão que as minhas lâmpadas são tipo T8 e nos balastros tem a indicação de 2*25W, como são dois tenho 4 lâmpadas mas só 2 é que tem a indicação de T8 as outras duas não consigo ler a referencia.

 

O meu aquário é de 100*50*55 com cerca de 275L e é plantado.

 

Agora as minhas duvidas:

 

- Com os balastros que tenho só posso por lampadas tipo T8?

- Só posso por lâmpadas com 25W?

- Qual a configuração ideal para o aquário, sem mudar os balastros, calhas etc, só as lâmpadas?

 

Agradeço desde já a vossa ajuda...

João Sousa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

um balastro de 2x25W quer dizer que so podes usar 2 lampadas ate 25w, para poderes usar outro tipo de lampadas so tens que mudar os casquilhos.

Eu uso mais as lampadas PLL ou PLC tanto com balastros electronicos como do tipo mais antigo que necessita o uso de arrancador, so te estou a tentar dizer que e so uma questao de ligacoes.

Funciona sempre. ;)

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

um balastro de 2x25W quer dizer que so podes usar 2 lampadas ate 25w, para poderes usar outro tipo de lampadas so tens que mudar os casquilhos.

Eu uso mais as lampadas PLL ou PLC tanto com balastros electronicos como do tipo mais antigo que necessita o uso de arrancador, so te estou a tentar dizer que e so uma questao de ligacoes.

Funciona sempre. ;)

 

 

Não é não. Há balastros indicados para cada tipo de lâmpada.

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não é não. Há balastros indicados para cada tipo de lâmpada.

 

Boas

ja vi indicaçoes em alguns balastros electronicos que dariam para mais que um tipo de lampadas mas acho que a potencia teria que ser equivalente

 

 

abraço

 

William

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

ja vi indicaçoes em alguns balastros electronicos que dariam para mais que um tipo de lampadas mas acho que a potencia teria que ser equivalente

abraço

 

William

 

Exactamente, tens toda a razao, posso dizer as experiencias que ja fiz e ainda estao a trabalhar;

 

usei o balastro (nao electronico 15w) de uma T8 que tinha no meu aqua para ligar uma PLC de 13w (nao se pode usar arrancador).

usei um balastro velho (de T5 ou T8) de 35w mais um arrancador para ligar uma PLL 36w.

 

como podem ver e so uma questao de ligacoes!!!!! um balastro e um balastro.

 

Sergio

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Como não queria alterar o sistema eléctrico dos balastros, acabei por comprar lâmpadas iguais, T8 25w.

Depois de muito pesquisar pelo fórum optei por comprar 2*25w sun-glo e 2*25w aqua-glo.

Fiz a mudança das lâmpadas e ai veio a desilusão ou não...

O aquário ficou com um tom amarelado devido á cor das lâmpadas sun-glo.

 

-Acham que esse amarelado é normal/benéfico?

- Deveria ter comprado outras lâmpadas?

 

Já agora volto a formular a minha pergunta inicial.

Para o setup do meu aquário, supondo que mudava os balastros para electrónicos e lâmpadas T5 que setup e disposição de lâmpadas me aconselhavam?

 

Dê-me lá uma ajudinha pois neste campo estou a 0,5% depois de ler uma catrefada de tópicos no fórum... :D

Obrigado desde já por todas as respostas, pois todas são bem vindas.

 

 

João Sousa

Editado por Broa

João Sousa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Como não queria alterar o sistema eléctrico dos balastros, acabei por comprar lâmpadas iguais, T8 25w.

Depois de muito pesquisar pelo fórum optei por comprar 2*25w sun-glo e 2*25w aqua-glo.

Fiz a mudança das lâmpadas e ai veio a desilusão ou não...

O aquário ficou com um tom amarelado devido á cor das lâmpadas sun-glo.

 

-Acham que esse amarelado é normal/benéfico?

- Deveria ter comprado outras lâmpadas?

 

Já agora volto a formular a minha pergunta inicial.

Para o setup do meu aquário, supondo que mudava os balastros para electrónicos e lâmpadas T5 que setup e disposição de lâmpadas me aconselhavam?

 

Dê-me lá uma ajudinha pois neste campo estou a 0,5% depois de ler uma catrefada de tópicos no fórum... ;)

Obrigado desde já por todas as respostas, pois todas são bem vindas.

João Sousa

 

 

Uma ajudinha era bem vinda :crazyeyes:

João Sousa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se só tens 2 lampadas, podias ter metido as 2 de 6400K. A amarela deve ser de 4000K. Era conjugares.

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma ajudinha era bem vinda banana rock

 

Viva,

 

Não percebendo muito de iluminação, devo dizer-te que o tipo de iluminação que se tem tem que ter uma estreita relação com o tipo de plantas que tens. Se tens plantas onde 0,5 watt por litro é suficiente (porque não precisam de muita iluminação), tens outras que é o contrário e que necessitam de 1 watt por litro.

 

Em relação ao amarelo que falas, tem a ver com o espectro/ temperatura de cor:

 

http://aquaideia.no.sapo.pt/art4.htm

 

Neste campo, existem divergências, tens pessoas que falam que é necessário haver combinação de várias lâmpadas outras que não.

 

Uma vez coloquei esta questão, e disseram-me que é um mito. Disseram-me que o pessoal da ADA usa, principalmente lâmpadas de 8.000 kelvins, e eles são prós. No entanto, para mim, faz sentido a questão de teres combinação de lâmpadas que cubram várias cores, isto porque o sol não tem uma só intensidade, uma só cor.

 

A propósito das aqua-glo ou sun-glo...não dizendo que são más, acho que existem opções mais económicas. Se fores ao Leroy Merlin, tens o tipo de lâmpadas que compras-tes, mas mais baratas do que compras numa loja de aquariofilia e, também tens outras tipo sylvania ou phlilips ditas normais muito mais baratas, só tens de ver é os Kelvins que queres.

 

Para saberes quantos Kelvins tem uma lâmpada vés ao pé dos Watts, por ex: 450 (quer dizer que tem 4.500Kelvins), 650 (quer dizer que tem 6.500Kelvins) e por aí a fora.

 

Cpts.

 

Arlindo

Editado por Arlindo

Arlindo
__________

O meu Feedback em: http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...ic=98620

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se só tens 2 lampadas, podias ter metido as 2 de 6400K. A amarela deve ser de 4000K. Era conjugares.

 

 

Boas

 

Obrigado pelo conselho, mas acho que percebeste mal.

Não tenho duas lampadas, tenho quatro. Tenho é dois balastros, em que cada um leva duas lampadas T8 de 25w.

 

Obrigado pela ajuda.

 

Cumprimentos

João Sousa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Não percebendo muito de iluminação, devo dizer-te que o tipo de iluminação que se tem tem que ter uma estreita relação com o tipo de plantas que tens. Se tens plantas onde 0,5 watt por litro é suficiente (porque não precisam de muita iluminação), tens outras que é o contrário e que necessitam de 1 watt por litro.

 

Em relação ao amarelo que falas, tem a ver com o espectro/ temperatura de cor:

 

http://aquaideia.no.sapo.pt/art4.htm

 

Neste campo, existem divergências, tens pessoas que falam que é necessário haver combinação de várias lâmpadas outras que não.

 

Uma vez coloquei esta questão, e disseram-me que é um mito. Disseram-me que o pessoal da ADA usa, principalmente lâmpadas de 8.000 kelvins, e eles são prós. No entanto, para mim, faz sentido a questão de teres combinação de lâmpadas que cubram várias cores, isto porque o sol não tem uma só intensidade, uma só cor.

 

A propósito das aqua-glo ou sun-glo...não dizendo que são más, acho que existem opções mais económicas. Se fores ao Leroy Merlin, tens o tipo de lâmpadas que compras-tes, mas mais baratas do que compras numa loja de aquariofilia e, também tens outras tipo sylvania ou phlilips ditas normais muito mais baratas, só tens de ver é os Kelvins que queres.

 

Para saberes quantos Kelvins tem uma lâmpada vés ao pé dos Watts, por ex: 450 (quer dizer que tem 4.500Kelvins), 650 (quer dizer que tem 6.500Kelvins) e por aí a fora.

 

Cpts.

 

Arlindo

 

Boas Arlindo,

 

Também já tinha consultado essa página como tantos outros post deste forum, mas eu de fisica não percebo nada.

Consigo perceber alguns conceitos, mas sou da opinião que uma lâmpada não será suficiente.

Digo isto porque voltando uns bons anos atrás ás aulas de física e biologia, lembro-me de ouvir dizer que era impossível existir uma lâmpada capaz de reproduzir fielmente a luz solar. Bem sei pelas aulas de biologia que nem toda essa luz é aproveitada pelas plantas pela fotossíntese.

Volto a dizer que não percebo muito disso e sei pelos post que li aqui no fórum que temos entendidos nesta matéria aqui no fórum, deixo estas discussões para eles.

 

Como tinha dito anteriormente, mudei as lâmpadas do meu aquário e como não percebo nada disto fui a uma loja da especialidade e resolvi comprar 2 sun-glo e 2 aqua-glo. (deixo as características tiradas da caixa)

 

 

- Sun-glo 4.200K 160 lux *

- Aqua-glo 18.000K 80 lux

 

* É destas lampadas de que me queixo dão uma luz meio amarelada.

 

Pedia a tua analise a estas lampadas e se achares que era melhor alterar alguma coisa diz, pois quando não percebemos muito do assunto toda a ajuda é bem vinda.

Mais uma coisa, as plantas que tenho não são muito exigentes é uma Anubia e outra que não sei o nome mas que cresce facilmente, mas se consegui-se estabilizar o meu aquário a todos os níveis, gostava de me aventurar a uma espécie diferente, possivelmente com maiores necessidades.

 

PS- O setup do aquário está no 1º post.

 

 

Obrigado pela partilha de conhecimentos

 

João Sousa

João Sousa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Arlindo,

 

Também já tinha consultado essa página como tantos outros post deste forum, mas eu de fisica não percebo nada.

Consigo perceber alguns conceitos, mas sou da opinião que uma lâmpada não será suficiente.

Digo isto porque voltando uns bons anos atrás ás aulas de física e biologia, lembro-me de ouvir dizer que era impossível existir uma lâmpada capaz de reproduzir fielmente a luz solar. Bem sei pelas aulas de biologia que nem toda essa luz é aproveitada pelas plantas pela fotossíntese.

Volto a dizer que não percebo muito disso e sei pelos post que li aqui no fórum que temos entendidos nesta matéria aqui no fórum, deixo estas discussões para eles.

 

Como tinha dito anteriormente, mudei as lâmpadas do meu aquário e como não percebo nada disto fui a uma loja da especialidade e resolvi comprar 2 sun-glo e 2 aqua-glo. (deixo as características tiradas da caixa)

- Sun-glo 4.200K 160 lux *

- Aqua-glo 18.000K 80 lux

 

* É destas lampadas de que me queixo dão uma luz meio amarelada.

 

Pedia a tua analise a estas lampadas e se achares que era melhor alterar alguma coisa diz, pois quando não percebemos muito do assunto toda a ajuda é bem vinda.

Mais uma coisa, as plantas que tenho não são muito exigentes é uma Anubia e outra que não sei o nome mas que cresce facilmente, mas se consegui-se estabilizar o meu aquário a todos os níveis, gostava de me aventurar a uma espécie diferente, possivelmente com maiores necessidades.

 

PS- O setup do aquário está no 1º post.

Obrigado pela partilha de conhecimentos

 

João Sousa

 

 

Viva João,

 

Desculpa, só estar a responder agora.... mas, na maior parte das vezes respondo só uma vez e depois não sigo o tópico. No entanto, estava a dar uma vista de olhos no fórum e aqui estou.

 

Mais uma vez, digo que não sou grande entedido na matéria.

 

Ora bem, "....Depois de muito pesquisar no fórum já cheguei á conclusão que as minhas lâmpadas são tipo T8 e nos balastros tem a indicação de 2*25W, como são dois tenho 4 lâmpadas mas só 2 é que tem a indicação de T8 as outras duas não consigo ler a referencia.

 

O meu aquário é de 100*50*55 com cerca de 275L e é plantado."

 

100x50x50 / 1000 = 250 litros. Seria esta a litragem que ele teria com água até ao bordo, sem contar com o areão, rochas, etc. Se tiveres 5 cm de areão fazes 100x50x5 / 1000 = 25 Kilos de areão esse volume em água ficarias com 225 litros. Se tiveres 3 cm da tampa à superfície da água o calculo é o mesmo (15litros). Pois bem, já te reduzi a litragem, tens agora 210 litros.

 

Em relação às lampadas, se elas de origem veem com o mesmo tamanho, serão todas T8. As T5 são mais fininhas que as 1as. Proporcionalmente, podes dizer que uma T8 com x dimensão terá a mesma potência que uma T5 com metade do tamanho. Para além do que estas últimas são mais fininhas e consegues meter mais, se tiveres necessidade.

 

Pelo que referes, a potência desses balastros é 25 w; num carro a disel não colocas gasolina, pois não?! Então, tens 100 watts para cerca de 210 litros, o que não chega a ser 0,5 watt por litro.

Parece-me insuficiente, no entanto, depende das plantas que tiveres. Se não precisarem de muita luz a coisa dá-se... Para te aventurares para outros patamares, mais luz seria necessária.

 

Atenção, plantados não se fazem só com luz mas, com um conjunto de coisass que temos de providenciar às nossas plantinhas (ver que tipo de planta é para saber a tolerância ao PH, fertilizar com macros, micros, etc).

 

Em relação à cor ... Sun-glo 4.200K 160 lux *

 

Têm aparência amarelada e passam a sensação visual de 'quentes' apesar da temperatura menor (gama de azul/verde). Estas têm estas características e tu já as compras-te. O que não gostas tem a ver com a estética.

 

Já agora, consegues ligar as luzes separadamente? Se sim, as - Aqua-glo 18.000K devem dar um tom azulado apesar de terem temperatura de cor maior ? Gostas dessas. Eu, não as usaria em água doce só em salgados, mas tem a ver com estética e gosto pessoal.

 

"...A luz natural do nosso Sol, em céu aberto e ao meio dia, tem temperatura de cor em torno de 5400-5500 K. Portanto, para imitar a luz solar natural a temperatura de cor para aquários plantados deve ser algo em torno de 5200 a 6500 K. Usar lâmpadas abaixo ou acima destes valores é uma questão de gosto pessoal do aquarista por um visual mais amarelado ou azulado do aquário...http://aquaideia.no.sapo.pt/art4.htm)

 

O que eu te sugiro, para não gastares mais dinheiro é colocares um novo tópico, na secção de ofertas para tentares trocar essas por outras lâmpadas. Eu tinha 3 Lâmpadas de 10.000 Kelvins e um membro sabia que eu queria fazer uma combinação de lâmpadas e troquei com ele 1 de 10.000, por uma de 6.500 Kelvins.

 

Um abraço.

 

Arlindo

Editado por Arlindo

Arlindo
__________

O meu Feedback em: http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...ic=98620

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Obrigado pela opinião...

Então concluo que achas que a iluminação não é suficiente para o aquário que tenho...

Pois... Bem me queria parecer...

Acho que a ideia de só trocar as lâmpadas não é suficiente, necessito mesmo é de mais potência.

Mas ao preço a que estão as calhas não sei para quando vai ser.

Mas que vai ter que ser vai, pois noto que as plantas não estão a crescer como deviam e a cor é meio estranha ( amarelada).

Estou a pensar comparar uma HQI mas tenho o problema de o meu aquário ser fechado...

Qual a tua opinião?

Qual achas ser a melhor solução?

 

Obrigado peça ajuda, agradeço todas as ideias e opiniões :excl:

João Sousa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Obrigado pela opinião...

Então concluo que achas que a iluminação não é suficiente para o aquário que tenho...

Pois... Bem me queria parecer...

Acho que a ideia de só trocar as lâmpadas não é suficiente, necessito mesmo é de mais potência.

Mas ao preço a que estão as calhas não sei para quando vai ser.

Mas que vai ter que ser vai, pois noto que as plantas não estão a crescer como deviam e a cor é meio estranha ( amarelada).

Estou a pensar comparar uma HQI mas tenho o problema de o meu aquário ser fechado...

Qual a tua opinião?

Qual achas ser a melhor solução?

 

Obrigado peça ajuda, agradeço todas as ideias e opiniões :excl:

 

 

Olá,

 

Bem, o problema dos aquários com tampa (Que vem em Kit) é que a iluminação é deficiente. Se for o teu caso, não há muito a fazer...

 

O meu aquário mais pequeno é um desses e se reparares, para além do acima referido, as lâmpadas, nas laterais, não acompanham todo o comprimento do aquário. Isto quer dizer que, em cada ponta tens cerca de 10 cm sem iluminação e, se as plantas que tiveres nesas zonas precisarem de luz, vão definhar ou, crescer na diagonal, em direcção da luz.

 

Eu resolvi o meu problema, mais ou menos, mas mesmo assim não tenho luz suficiente (no caso do meu aqua mais pequeno não pretendo ter plantado em força, no caso do meu aqua maior já é diferente...).

 

Comprei uma lâmpada, com balastro incluído, daquelas que dá para aparafusar e colocar na bancada da cozinha ou numa bancada de trabalho. Podes comprá-las no Leroy(na zona de iluminação), Chineses, etc. O complicado é prende-las. Eu coloquei parafusos, mas estéticamente não fica bem.

 

Podes sempre tentar fazer uma tampa DIY, mas coloca-se a questão de tempo, conhecimento, etc.

 

Se retirares a tampa de origem e ele ficar sem tampa podes comprar uma luminária; evapora é mais àgua. Há pelo menos uma casa de aquariofilia que vende (marca dos Chineses) mais bastante baratas.

 

Não sei se tens mais do que um aquário? Se tiveres, sugiria-te mudares os peixeis e afins e retirares a tampa de plástico e colocares tampa de vidro, se o quiseres fechado (à sítios que fazem isso, se quiseres posso indicar-te uma pessoa). E colocares uma luminária, há quem goste e quem não goste.

 

Se quiseres podes vir cá a casa que mostro-te um aqua com 1,20 no sistema que te referi e ainda te ofereço umas plantinhas de crescimento rápido, para veres como elas se portam no teu actual aqua.

 

Sobre as HQI, são lâmpadas muito potentes €€€€€€€€€, acho que tens situações mais económicas (T5).

 

Como penso que já te respondi as tuas questões, tudo aquilo que queiras a nível de ajuda, envia-me MP.

 

Nota: As plantas a serem oferecidas destinam-se exclusivamente ao João Sousa (Broa) pelo que agradeço que outros membros que leia este post não me peçam. Obrigado.

 

Cpts. Alindo

Arlindo
__________

O meu Feedback em: http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...ic=98620

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.