sologt Publicado Abril 17, 2008 Publicado Abril 17, 2008 (editado) Pessoal quem quizer saber o que o aquario gasta , dem uma vista de olhos no simulador da EDP, http://www.servicos.edp.pt/download/flash/simul_global.html, Alguns exemplos: Eu tenho um filtro 15w a trabalhar 24h, gasta mensalmente 10.8 KWH Custo tarifário simples 1,29 €, com o tarifário bi-horário gasta 1,11 € mensamente A luz tenho duas t5 24W (48w) a funcionar 8 horas dia, mensalmente consome11.52 KWH Custo tarifário simples 1,38 €, com o tarifário bi-horário gasta 1,18 € mensamente Com meu aquario de agua fria gasto um total de 2,29 € por mês em luz, à pessoal no forum que se queixa por causa Maria, anda-se a queixar dos consumos de electricidade e a mulher diz que é por causa do aquario . Sempre podem mostre-lhe a simulação no site da EDP, e pode ver quanto o consumo é Insignificante comparado com outros hobbys... Um maço de tabaco é mais caro que o que gasto em electrecidade por mês com um aquario sem termostato. Mas quem tiver um aquário com duas ou três HQi de 150W 10 horas por dia, mais um ou dois termostatos de 200/300w já o valor sobe um bocadinho, mas mesmo assim nada do outro "mundo". O mal é que a Edp agradece. Agora experimentem o simulador, penso que não deve fugir muito à realidade, escolham um aparelho qualquer e metam a potência em W do vosso filtro, bomba, luz etc.. e as horas de funcionamento de cada um. PS: O termostato já é mais complicado estimar o consumo pois o tempo de funcionamento só mesmo por estimativa aproximada. Boa Sorte e cumprimentos a todos voçês. Editado Abril 17, 2008 por sologt Citar
José Garcia Publicado: Abril 17, 2008 Publicado: Abril 17, 2008 Boas Não te esqueceste por acaso do que gasta mais num aquário ?! o termostáto Cpts Citar José Garcia O meu Blogue.....Aquariumslife
sologt Publicado: Abril 17, 2008 Autor Publicado: Abril 17, 2008 Boas Não te esqueceste por acaso do que gasta mais num aquário ?! o termostáto Cpts Lol Não, este é um aquario que tenho de agua fria O outro aquario que tenho de agua quente é dificil de calcular o consumo do termostáto, não sei o tempo que ele liga por dia, dependo muito da temperatura ambiente Mas postei para o pessoal ter uma noção mais ou menos do que gasta em casa. Cpts Fica bem Citar
barros.rodolfo Publicado: Abril 17, 2008 Publicado: Abril 17, 2008 Daqui a mais uns dias já desligo o meu termostato, já tenho a casa a cerca de 23ºC. Durante a noite também não arrefece muito. Citar
Recommended Posts