Recommended Posts

Publicado

Boas

Numa molha recente de ovos desta população nasceu - me um macho com a cauda vermelha, os restantes têm a cauda amarela, como os pais deste tinham e os restantes irmãos.

Será que aconteceu a mais alguem.

Um abraço

José Azevedo

Publicado:

Amigo Azevedo, grande divulgador da killifilia nos Açores

Que eu tenha conhecimento essa é a primeira ocorrência de um macho com cauda vermelha na população "Soveia" MZG 06/8. Aliás os machos que apanhei nesse local são parecidos com os da localidade tipo (cauda amarela com banda negra) e não apanhei ali nenhum de cauda vermelha (que parecem ser muito raros a Sul do Rio Limpopo). A Norte do Limpopo é que a maioria dos N. furzeri são de cauda vermelha com alguns, raros, machos de cauda amarela sem banda negra (como eu apanhei na localidade "Lagoa de Beniningo I" MZG 06/5). O Alberto Reis está a fazer o registo dessas variações na MZG 06/5 por isso se puderes transmite-lhe estas informações.

Desde que mandei o meu site abaixo não consigo inserir aqui as minhas imagens. Algumas estão no site da APK. Em breve, quando o novo site da APK estiver a funcionar, já será possível voltar a ver as imagens todas, incluindo as da viagem (os mapas são úteis para compreender a questão do "Sul e Norte do Limpopo" :crazyeyes:).

Um grande abraço aí para os Açores.

Vasco

Publicado:

Viva

Vasco e Zé (o bastonário da killifilia nos Açurs... :crazyeyes: ),

Na nossa convenção do ano passado apresentei um grupo de cria precisamente da população "Soveia" MZG 06/8 e eram todos de cauda vermelha tal como os irmãos que ficaram em casa.

No entanto já ouvi, penso que do Alberto, que lhe estão também a surgir machos amarelos na mesma população.

Ele poderá esclerecer

Abraço

Eduardo Bernardo

Publicado:
Viva

Vasco e Zé (o bastonário da killifilia nos Açurs... :angry: ),

Na nossa convenção do ano passado apresentei um grupo de cria precisamente da população "Soveia" MZG 06/8 e eram todos de cauda vermelha tal como os irmãos que ficaram em casa.

No entanto já ouvi, penso que do Alberto, que lhe estão também a surgir machos amarelos na mesma população.

Ele poderá esclerecer

Abraço

Eduardo Bernardo

Eduardo boas.

O "normal" era serem de cauda amarela.

Eu aqui tambem tenho pelo menos mais um de cauda vermelha, melhor dizendo vermelha com a orla preta.

Um abraço

José Azevedo

Publicado:

Parece haver alguma confusão porque existem diversas variantes de coloração da cauda - amarelo com orla negra (Localidade tipo e "Soveia"), vermelho com orla negra (segundo Azevedo e Eduardo em "Soveia" mas que eu não vi na natureza), apenas vermelho (todas as populações que eu vi a norte do Limpopo), apenas amarelo (alguns machos na população "Lagoa de Beniningo I", os únicos deste tipo que vi a norte do Limpopo) . O ideal é ilustrar isto com imagens. Se conseguirem fotos da variante vermelha com orla negra enviem-me, por favor. Vou tentar juntar isso e colocar aqui as imagens.

Abraços

Vasco

Publicado:

Rubem boas

Como ponho aqui fotos dos peixes.

Um abraço

Publicado: (editado)
Rubem boas

Como ponho aqui fotos dos peixes.

Um abraço

Boas Zé,

Para colocares fotos aqui, primeiro tens que aloja-las algures na net, como por exemplo em www.megagaleria.com e depois copias os links aqui para o fórum da seguinte forma:

[ img ] http : // www . link_de_exemplo . com / foto.jpg [ / img ]

Escreves uma frase deste tipo mas sem os espaços que inseri.

Se não conseguires, envia-me as fotos que eu coloco-as online.

Um abraço aí pos Açores.

Tiago

Editado por Tiago Amaral

aquaTFA

APK 161

APK Since 1998

Publicado:

Ora aqui ficam as foto do Azevedo, com a qualidade possível.

Acho muito interessante esta variante, nunca tinha visto um furzeri vermelho com a extremidade da barbatana caudal preta.

Pic_10966_7.jpg

Pic_10966_8.jpg

Abraços,

aquaTFA

APK 161

APK Since 1998