Projecto Plantado 120l (100x30x40)


ajvctrindade

Recommended Posts

Boas Caríssimos,

 

Vou iniciar mais um projecto - um aquário de 100x30x40 para fazer um plantado para um casal de escalares.

 

Sei que o aquário é estreito para fazer um plantado ainda por cima com o tipo de plantas escolhidas, mas o mesmo não podia ser mais largo para o único espaço que já me resta para o colocar :puppydogeyes:

 

O aquário é este:

2492782340100092800S600x600Q85.jpg

 

É lindissimo e foi feito por empresa conhecida situada em Setúbal (não sei se posso dizer o nome...) O vidro é de 10mm, pois não pretendi traves nem tampas.

 

As plantas a colocar serão essencialmente Echinodorus, pois, segundo pesquisas, são plantas que julgo ser convenientes para o tipo de peixes que pretendo colocar (casal de escalares e ottos). No fim, pretendo que seja um amazónico.

 

Para material de decoração, tenho muitas pedras de xisto e dois troncos, vamos ver o que utilizo no final. Ainda ando com uma ideia de colocar umas canas de bambu também. Vamos ver no que dá.

 

O substrato a utilizar será o da Tropica e o areão será natural preto.

 

A iluminária que irei adquirir será uma 3x39W T5, julgo que 4x39W para este aqua será demais.

 

As plantas a usar serão:

A Echinodorus Cordifolius Harbich Rouge

B Echinodorus Cordifolius Mini

C Echinodorus Dschungelstar Nr3 Python

D Echinodorus Dschungelstar Nr9

E Echinodorus Marble Queen

F Echinodorus Aflame

G Echinodorus Golden Flame

H Vallisneria Nana ou Tiger se não conseguir arranjar uns pés da Nana.

 

Parecem muitas, é verdade, ainda para mais que tenho aqui mais uma echinodorus em casa, mas vou encomendar estas e as que não usar vão para um dos outros aquas.

 

O desenho do Layout do aquário será mais ou menos algo do género:

2302665010100092800S425x425Q85.jpg

 

O esquema foi feito á medida no Visio, mas confesso que quando olho para o mesmo e depois olho para o aquário, fico a pensar se realmente conseguirei colocar lá tudo.

 

Resta mencionar que o restante material será:

- Filtro EHEIM 2213

- Termostáto de 150W

- Botija de CO2 de 2Kg com manometros da Pappilon e eletro-valvula.

- Difusor de CO2 da EHEIM.

 

A minha grande dúvida neste momento é efectivamente que tapete colocar... já pensei em Echinodorus Tenellus, mas confesso que não me parece muito bem. Estou mais a fim de colocar a Tenellus no meio das plantas grandes, pois se ela se der cobre os espaços vazios entre as plantas Echinodorus de grande porte. Desta forma, para a frente... Aceito propostas. Não se esqueçam é que tem que ser da América do Sul de preferência. :rainbowafro:

 

Um abraço e vou colocando actualizações,

Editado por ajvctrindade

António Trindade

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Realmente é um aquário simples mas bonito. Não tenhas problemas em dizer, pois realmente os tipos da Scalare em Setúbal trabalham muito bem e sabem o que fazem. Conheço porque moro em Setúbal, a gravação no vidro não deixa dúvidas he he he.

 

Sem dúvida, só alguém que se preocupa com a qualidade de vida dos peixes pensaria em montar um aqua para um casal tão especial de escalares. Parabéns pois merecem.

 

Quanto à Flora, bem, a lista é distinta, boa sorte na hora de colocar de acordo com o boneco. Vou querer ver a montagem pois são 30 cm de largura não é facil sem ficarem com folhagem muito sobreposta, vamos ver.

 

Se encontrares bambus fixes para colocar, acho que ficava giro, tipo vários juntos espetados. Já vi algumas fotos e fica bem.

 

Echinodorus Tenellus para tapete ... bem ... eu tenho no meu aqua, não como tapete, gosto mas olha que com uma calha dessas, algumas das minhas Tenellus estão a ficar com as folhas compridas. Tenho uma com mais de 10 cm.

 

Vai colocando fotos da montagem, estou curioso para ver o processo.

 

Abraços

Bowlixeiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

Parece bem interessante o projecto... mas estou a olhar para as pedras no interior do aquario e a perguntar-me... Vais usa-las num amazonico?

É que a minha visão de amazonico inclui fundo de areia escura, plantas de folhas largas e troncos!!!

A echinodorus tennelus creio que assentava muito bem... porque é que estás duvidoso? E tem mesmo de ser amazonica? É que o fundo do rio amazonas não tem propriamente plantas... admiro a vontade de criar um amazonico, mas acho que alguns desvios à fauna e flora caracteristicas da região não são crime! ;) anubias são suficientemente semelhantes às echinodorus para passarem despercebidas no meio delas... e glosso acho que ficaria muito bem no cenario das plantas de folha larga ;)

 

Vai postando a evolução... promete!

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Obrigado aos participantes.

 

Tentando responder às questões:

As pedras não são para usar todas e só serão usadas para definição de layout. Elas parecem brancas, mas na realidade não o são. Ainda estão é algo sujas.

 

Na realidade não será uma amazónico puro, senão não poderia ter tantas plantas juntas num espaço tão pequeno. Mas o pretendido será colocar plantas da região (Echinodorus) com o referido fundo escuro.

 

Quando ao glosso, já tinha pensado e até já me arranjaram, mas efectivamente não me parece. Gosto da planta e sem dúvida que o contraste seria bastante grande. Mas confesso que não sei. Se não tiver ideias, será uma hipótese. Nem que seja para experimentar e ver como fica, mas ai estou a fugir um pouco ao objectivo do aquário.

 

Um abraço,

António Trindade

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Ainda ando a ver que tapete colocar.

 

Estive a ver a Lilaeopsis Brasiliensis. Gostaria de saber se alguém tem e se sim se acham que para este aquário com esta calha se é suficiente, pois tenho indicação de ser uma devoradora de luz.

 

Também vi a Eleocharis Acicularis e gostei bastante, embora julgue que tenha que estar sempre a podar senão cresce um bocado.

 

Obrigado,

Editado por ajvctrindade

António Trindade

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu daria o conselho para abandonares a ideia do Lilaeopsis e meteres Eleocharis parvula, mas se estiveres convicto que queres usar Lilaeopsis, então usa Lilaeopsis novae-zelandiae que é muito menos exigente e gera um efeito muito mais bonito.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu daria o conselho para abandonares a ideia do Lilaeopsis e meteres Eleocharis parvula, mas se estiveres convicto que queres usar Lilaeopsis, então usa Lilaeopsis novae-zelandiae que é muito menos exigente e gera um efeito muito mais bonito.

 

LOL, hoje andei a ver a parvula efectivamente.

 

E obrigado pela tua recomendação, vou pesquisar sobre a mesma.

 

Um abraço,

António Trindade

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Este projecto encontra-se pendente até chegada das plantas da encomenda em grupo organizada pelo membro pestinha.

Echinodorus Cordifolius Harbich Rouge

Echinodorus Cordifolius Mini

Echinodorus Dschungelstar Nr3 Python

Echinodorus Dschungelstar Nr9

Echinodorus Marble Queen

Echinodorus aflame

Echinodorus Golden Flame

 

Destas vou escolher o que ficar melhor neste aquário. Sim, porque acho que neste não cabe tudo nyah

 

Está quase, quase, quase, quase, quase... quase! beer

 

Até já,

Editado por ajvctrindade

António Trindade

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 meses depois...

Boas,

 

Tenho aprendido muito com este aquário e confesso que manter tantas Echinodorus não tem sido tarefa fácil, fora os ataques de algas que já tive.

 

Já para não falar do tapete de Lilaeopsis Brasiliensis que quase me deixa louco e já esteve prestes a ser arrancado. Mas com o tempo vai.....

 

Por enquanto os escalares ainda não se encontram no aquário, pois tenho algum receio devido às experiência que faço com CO2 e fertilizantes.

 

Deixo então 3 fotos da evolução. Estou a deixar agora ele se desenvolver à vontade para depois o moldar como quero.

 

Ainda só com algumas plantas que tinha e a ciclar:

2918791270100092800S600x600Q85.jpg

 

Acabadinho de plantar com as plantas que vieram da encomenda da Floraquatic (Obrigado Horário - Pestinha - Se quiseres algumas echinodorus é só dizeres que ofereço-te).

2382409980100092800S600x600Q85.jpg

 

Por fim uma foto recente.

2002279120100092800S600x600Q85.jpg

 

Como devem calcular, está para breve uma poda valente depois coloco foto do estado após a mesma.

 

Já agora, estou desconfiado que as valisnéria tiram alguma força a outras plantas. Alguém me sabe dizer alguma coisa acerca disso?

 

Um grande abraço,

António Trindade

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...
Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.