Testes Nutrafin Kh/gh E Ferro


Recommended Posts

Amigos, duas duvidas sobre o uso destes 2 testes da Nutrafin(Hagen).

 

O de KH/GH tem como valor minimo para o KH para aqua doce 10 (10 por cada gota usada no teste) não dando valores certos abaixo disso. No entanto vejo por aqui no fórum malta a referir-se a valores de kH tipo 5 ... 8 ....

Como se sabe estes valores ou este teste da Nutrafin é pouco preciso ?

 

O teste de Ferro da Nutrafin testa dois tipos de Ferro , um tóxico (não-quilificado) e outro não tóxico (quilificado). Para tal tem gotas (para o tóxico) e tb um frasco com um pozinho para adicionar caso se queira o outro tipo de Ferro (não tóxico). Agora pergunto .... quando por aqui se fala em valores de ferro a qual dos testes a malta se refere ?

 

Obrigado.

Editado por jpf
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ups... eu não percebo muito, mas acho que os valores são iguais em todo o lado... se te dá 5, é por que é 5. A marca pode não interessar. Quanto ao ferro, não sei... só tenho um para o medir... será que não é outro teste?

 

Espera que alguém mais entendido irá responder.

Cumps,

Nuskinha

Editado por nuskinha

Viva o vício!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Dá-me a impressão que o teste que tens está em ppm e não em graus alemães. Quando se diz que o KH está a 5, são 5º dKH ou 5 graus alemães. Não tenho bem a certeza mas acho que a proporção é de cerca de 17,8 ppm por grau help

 

Quanto ao ferro: o quelado (não-tóxico) é bom para as plantas e relativamente inofensivo. O ferro livre é tóxico para os peixes irritando as guelras e não aproveita às plantas.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bom dia

 

eu tambem tenho o teste da nutrafin (gh/kh).

isso dá um valor nimino de 10 (mas depois, nas costas do livro, tens uma tabela de conversão). Agora não me lembro bem e não estou em casa para ver, mas acho que dá para converter em 5 medidas diferentes.

 

o teste do ferro não tenho.

entremargens6hc1.png


Grupo Entre Margens


Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ah já percebi ! Tem de se converter para dKH , é isso ?

Defacto existe uma tabelinha com valores de conversão de mg/lt para outros valores.

Pensei que a malta fala-se em mg/lt :Fade-color

 

Essa da 1ª gota não contar tenho de ver melhor :D

 

Quanto ao ferro ainda estou na dúvida se o que interessa, para ajudar na fertilização, é o Fe toxico (só com gotas) ou o Fe não tóxico (gotas+pó) ?!

 

:puppydogeyes:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O ferro tóxico não deveria sequer acusar nada. É tóxico para os peixes. Para isso serve o "anti-cloro" que também tem propriedades quelantes e transforma o ferro tóxico em não-tóxico que é aproveitado pelas plantas.

O ferro dos fertilizantes líquidos já vem sob forma quelada, ou não-tóxica.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.