Dúvidas De Principiante


Recommended Posts

Olá,

 

Sou novo nesta dos ciclídeos. Se houver algumas dicas que me possam dar,agradeço. Já li alguns artigos acerca dos ciclídeos malawi,mas há muita coisa que se aprende com a experiência...que ainda é pouca ou nenhuma no meu caso.

Quantos trios é aconselhavel ter?O aquário em causa tem 120*40*70. Sei como deve ser o aquário (areia,muitas pedras..) mas o que é certo é que não queria alterar muito o aquário agora no início..vou manter o areão, os troncos e as plantas (valisnérias,fetos, anúbias,echinodorus).

Posso ter por exemplo os ciclídeos boca de fogo no mesmo aquário dos mbunas (se tiver o pH nos 7,5 por exemplo)?

Tenho aqui granulado...como é que sei à partida se é um granulado proteico ou mais vegetal? é castanho escuro.. Pergunto isto porque sei que eles devem comer um granulado pouco proteico.

Quantas vezes por semana posso dar comida proteica (caseira) aos mbunas?

Desculpem tanta pergunta (e ainda mais que surgirão).

 

Cumprimentos

João

 

PS: procuro quem tenha um casal (trio) de ciclídeos para oferta/troca/venda.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Vamos por parte nesse aqua dá para colocar aí uns 4 trios de mbunas.

 

O aerão não é o substrato mais indicado, mais vale trocares já do mais adiante, mete areia da praia.

 

A echinodorus não deve durar muito, se fores para mbunas essa folhas são tenrinhas...

 

Quanto ao granulado tens de dizer qual é marcas, o ideal é que a proteína bruta ande à volta dos 40%.

 

Um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O aquário em causa tem 120*40*70. Sei como deve ser o aquário (areia,muitas pedras..) mas o que é certo é que não queria alterar muito o aquário agora no início..vou manter o areão, os troncos e as plantas (valisnérias,fetos, anúbias,echinodorus).

 

Olá João.

 

Atenção às "muitas pedras" eles também gostam de partes abertas de areia, e espaço para esticarem as barbatanas!! :)

 

Lembra-te que segundo os mais entendidos, os troncos baixam o Ph...

Abraço,

 

LUIS ALMEIDA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

Obrigado pelas sugestões e informações.

mbunas e kribensis são compatíveis?se tiver o pH a 7,5?

Quanto aos troncos, eles adoram esconder-se lá.

Tenho esconderijos (côcôs).

Quanto ao areão, já pensei em mudar,mas ainda não arranjei areia (agora que o tempo começa a ficar bom,a ver se vou à praia tratar do assunto).

Se em vez de malawi tiver kribensis... que outros ciclídeos posso ter no aquário? ciclídeos com cores vistosas..

Posso ter boca de fogo (Thorichthys meeki)? E quem mais?

 

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,o ideal era primeiro escolheres um biotopo e depois a malta opinava :P

Troncos fazem baixar o ph...portanto deves tirar os troncos

Quando perguntas kribs com mbunas,podes colocar mas nao é o mais correcto...

O krib é africano o meeki sul americano portanto ja tens ai outra resposta negativa ...

Existem ciclideos anoes sul americanos muito bonitos e que podes juntar aos meeki (com as devidas percauçoes pois os meeki podem acabar com a raça deles muito rapidamente) :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Olá,

 

Viva,

 

Vamos por parte nesse aqua dá para colocar aí uns 4 trios de mbunas.

 

O aerão não é o substrato mais indicado, mais vale trocares já do mais adiante, mete areia da praia.

 

A echinodorus não deve durar muito, se fores para mbunas essa folhas são tenrinhas...

 

Quanto ao granulado tens de dizer qual é marcas, o ideal é que a proteína bruta ande à volta dos 40%.

 

Um abraço

 

Quanto ao granulado não sei a percentagem proteica porque comprei a um membro aqui do fórum e não cheguei a perguntar isso.

Quanto ao areão, acho que vai ficar para depois porque ainda tenho que arranjar a areia,depois tratá-la e só depois então é que altero.

 

Olá João.

 

Atenção às "muitas pedras" eles também gostam de partes abertas de areia, e espaço para esticarem as barbatanas!!

 

Lembra-te que segundo os mais entendidos, os troncos baixam o Ph...

 

Quanto às pedras, tenho as suficientes,mas continuam a ter espaço para esticarem as barbatanas.

Quanto aos troncos tirei os que tinha a mais, só deixei aqueles onde os fetos estão agarrados.

Boas,o ideal era primeiro escolheres um biotopo e depois a malta opinava

Troncos fazem baixar o ph...portanto deves tirar os troncos

Quando perguntas kribs com mbunas,podes colocar mas nao é o mais correcto...

O krib é africano o meeki sul americano portanto ja tens ai outra resposta negativa ...

Existem ciclideos anoes sul americanos muito bonitos e que podes juntar aos meeki (com as devidas percauçoes pois os meeki podem acabar com a raça deles muito rapidamente)

 

Espero que não me interpretem mal, mas acabei por juntar os mbunas com os kribensis e eles dão-se lindamente (espero que continuem).

Agora não sei é se vou conseguir reproduzir kribensis,visto que os outros devem devorar os pequenos (quando nascerem).

 

Obrigado

Editado por Veterinário
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

Quanto ao granulado não sei a percentagem proteica porque comprei a um membro aqui do fórum e não cheguei a perguntar isso.

Quanto ao areão, acho que vai ficar para depois porque ainda tenho que arranjar a areia,depois tratá-la e só depois então é que altero.

Quanto às pedras, tenho as suficientes,mas continuam a ter espaço para esticarem as barbatanas.

Quanto aos troncos tirei os que tinha a mais, só deixei aqueles onde os fetos estão agarrados.

Espero que não me interpretem mal, mas acabei por juntar os mbunas com os kribensis e eles dão-se lindamente (espero que continuem).

Agora não sei é se vou conseguir reproduzir kribensis,visto que os outros devem devorar os pequenos (quando nascerem).

 

Obrigado

 

Boas noites,

 

Se compraste o granulado ao membro severum, não o dês aos mbunas.

 

Quanto aos kribensis e Mbunas, não sei que mbunas tens, mas dentro destes há muito que quando em tamanho adulto dão cabo do kribensis em dois tempos... Não estás convencido?

 

Então...

 

Junta esta à incompatibilidade:

Os Kribs necessitam de água 'macia', e de um Ph entre 5.0 e 8.0... Os malawis necessitam de água dura, e de Ph acima de 8.0...

 

abraço

malawix.jpg

Cumprimentos,

Miguel Costa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os malawis necessitam de água dura, e de Ph acima de 8.0...

 

 

Atenção que o PH no Lago Malawi varia entre os 7.5 e os 8.5, por isso não têm de estar necessariamente acima dos 8.0.

 

 

Um abraço,

Marco D'Oliveira Monteiro

APC #195

 

Meu Blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas noites,

 

Se compraste o granulado ao membro severum, não o dês aos mbunas.

 

Quanto aos kribensis e Mbunas, não sei que mbunas tens, mas dentro destes há muito que quando em tamanho adulto dão cabo do kribensis em dois tempos... Não estás convencido?

 

Então...

 

Junta esta à incompatibilidade:

Os Kribs necessitam de água 'macia', e de um Ph entre 5.0 e 8.0... Os malawis necessitam de água dura, e de Ph acima de 8.0...

 

abraço

 

 

Ainda não comprei o granulado (aliás,estou a pensar juntar-me a esta encomenda que ele está a fazer)...mas não devo porquê?

 

Mbunas tenho caeruleus, metricalima esterae , metriaclima hongi. Tenho uns kribensis no aquário assim como boca de fogo. Eu sei que ciclídeos um pouco diferentes,mas tenho o aquário com bastante esconderijos e com pedras do malawi, e côcos para os kribensis, e até agora estão todos porreirinhos biggrin.png' alt=':biggn:'>

O pH tenho-o a 7,5.

 

Abraço

Editado por Veterinário
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quando a malta diz que nao se pode juntar ciclideos americanos com africanos queremos dizer que nao se deve fazer visto eles terem necessidades diferentes,e todos juntos no mesmo aqua vai haver sempre falhas e é nesse ambito que as respostas sao dadas ,porque ate podes por viviparos ai ou sapos que secalhar ate vao viver uns anos ,nao quer dizer é que estejam nas condiçoes indicadas...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quando a malta diz que nao se pode juntar ciclideos americanos com africanos queremos dizer que nao se deve fazer visto eles terem necessidades diferentes,e todos juntos no mesmo aqua vai haver sempre falhas e é nesse ambito que as respostas sao dadas ,porque ate podes por viviparos ai ou sapos que secalhar ate vao viver uns anos ,nao quer dizer é que estejam nas condiçoes indicadas...

 

 

Compreendo perfeitamente o que queres dizer

E não me levem a mal por estar a fazer esta "mistura". Tento equilibrar as coisas para os malawi e para os kribensis e bocas de fogo a nível de alimentação,pH..

Esta mistura deve-se ao simples facto de gostar de vários tipos de peixes. Não pretendo criar um biótopo específico,gosto de ter o aquário ao meu jeito (e claro que me preocupo com o bem estar dos peixes)

Eles dão-se todos lindamente..

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais