camarão fantasma como comedor de algas


Recommended Posts

o camarão fantasma é um bom comedor de algas? se for, 3 é suficiente para um aqua de 36l?

 

Os camarões Caridina Japonica são bons comedores de algas, se os conseguir encontrar à venda (nem sempre é fácil).

 

Não fez referência à quantidade de peixes que possui no seu pequeno aquário mas deduzindo que não o vai sobrepovoar, sugiro os eficientes Otocinclus Affinis (dois).

• FAQs Portuguesas de Aquariofilia : http://faq.thekrib.com/pt

• DIY Reactor caseiro de CO2 : http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=10394

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o nome cientifico é Macrobachium lar.

ele são transparentes, pequenos.você os encontra as vezes nas lojas (não muitas, eu só achei 3)

1º Concurso Brasileiro de Aqua-Paisagismo: http://www.aquaonline.com.br/cbap/

partícipe!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

você os encontra as vezes nas lojas (não muitas, eu só achei 3)

 

Cá em portugal é 'comum' encontrar Caridina Japonica (também apelidado camarão Takashi Amano). Essa espécie em específico que referiu (Macrobachium Lar), já não tenho conhecimento. Mas penso que o seu modus vivendi seja similar ao Caridina Japonica.

• FAQs Portuguesas de Aquariofilia : http://faq.thekrib.com/pt

• DIY Reactor caseiro de CO2 : http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=10394

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o camarão fantasma é, não diria facilmente, mas aparece constantemente aqui no Brasil. já os camarões amano é dificil, quase imposivel. só importandos da europa e são caros. os abelhas são um pouco mais faceis, mas vc tem que pedir na loja, se não vc não encontra.

1º Concurso Brasileiro de Aqua-Paisagismo: http://www.aquaonline.com.br/cbap/

partícipe!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

os Macrobachium Lar alimentam-se de tudo :oops: inclusive algas :oops:

mas penso que tens que ter mais que 3 para ter alguns resultados num aquario :?:

 

estes camaroes possuem uns longos bracos (pincas) as quais utilizam para se alimentar e se proteger. Podem atacar peixes mais pequenos

 

podem crescer até 10cm para os machos e 8 cm para as femeas (a contar com os longos bracos :) )

 

estes camaroes necessitam agua mole (no entanto necessitam de calcio apra construir a suas carapacas), temperatura entre 20 e 30 graus, e nao devem ser mantidos com peixes muito grandes e/ou agressivos. As femeas tem entre 50 e 200 ovos e vivem até 4 anos :)

 

m0lar1.jpg

 

lar_03.jpg

 

os caridina japonica sao directamente importados do japao, nao tem qualquer logica que passem primeiro pela europa e depois para o brasil

 

Os neocaridina sp. "abelha", sao optimos comedores de algas, o que eu tenho no meu avatar sao a variacao albina dos abelha, que sao conhecidos como neocaridina sp. "red crystal"

Pesquisem antes de perguntar!

Fish are friends, not foöd Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

os caridina japonica  sao directamente importados do japao, nao tem qualquer logica que passem primeiro pela europa e depois para o brasil

 

Hoje mesmo, ao comprar (mais) Caridina Japonica, lembrei-me do post do colega Marcelo de Oliveira e fiz a mesma associação de ideias que o colega Sérgio Leal, não faz de todo sentido que estes camarões sejam mais caros no Brasil do que na Europa (ainda por cima tendo em conta a larga comunidade brasileira no Japão e vice-versa), a não ser que se trate simplesmente de 'desorganização' dos importadores brasileiros. Em teoria seria mais barato importar do Japão para o Brasil do que para a Europa... a menos, como referi, que haja mais dinamismo por parte das casas de aquariofilia europeias que ou compram em grandes quantidades (reduzindo então o preço final) ou... estamos a falar de Caridina Japonica made in Europe (sinceramente duvido, mas...).

• FAQs Portuguesas de Aquariofilia : http://faq.thekrib.com/pt

• DIY Reactor caseiro de CO2 : http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=10394

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

realmente produtos importados aqui no Brasil sai muito caro, no minimo o dobro. tem que se virar com os nacionais.

mas eu queria fazer uma pergunta:

quanto sai um neon cardinal ai?

1º Concurso Brasileiro de Aqua-Paisagismo: http://www.aquaonline.com.br/cbap/

partícipe!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá colegas portugueses e olá Marcelo.

 

Muito prazer. Este é meu primeiro post aqui, pois conheço este forum a bem pouco tempo.

 

Olá Sergio Leal. Bem, o camarão fantasma referenciado pelo Marcelo não é o indicado por você. Nesse link, do forum aquahobby, o Gian dâ mais alguns detalhes dele:

 

http://www.aquahobby.com/phpBB2/viewtopic.php?t=14341.

Essa espécie é extremamente passífica, não atacando nenhum peixe.

 

Sobre o porque dos Caridina Japônica serem mais caros aqui, é que a grande burocracia brasileira proibe a importação de camarões de origem asiática, para impedir a entrada de um vírus que poderia afetar a população local. Assim, tudo o que temos atualmente é contrabando. Na verdade, nunca, NUNCA vi nenhum caridina a venda. Houve apenas uma importação, a cerca de um ano, quando o governo liberou temporáriamente. Depois disso, nunca mais.

 

Marcelo, você diz que os camarões abelhas são mais facilmente encontrados. Você não está enganado não? Existe apenas uma pessoa no Brasil que os possue, que conseguiu traze - los sem o conhecimento da alfândega, e vem conseguindo sua reprodução. Alias, essa pessoa já está em vias de comercializá -lo, o que será ótimo.

 

Bom, desculpe - me pelo extenso texto, e um abraço a todos.

Anselmo Eduardo Martelini Junior

1º Concurso Brasileiro de Aqua-Paisagismo - www.cbap.aquaonline.com.br

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola

 

muito bem vindo ao forum :lol:

 

a familia Macrobranchium deve os seu nome aos longos (Macro) bracos/pincas (branchium) :)

como tal tem o potencial de atacar peixes :)

os macrobranchium sao originarios da america central e do sul, africa, ilhas do caribe e asia, sendo que existem 21 especies por identificar :)

 

estes Macrobranchium sp ,sao classificados pela regiao onde foram encontrados e foi atribuida uma letra e um numero para os melhor identificar -> P1 - P17

 

existe uma especie originaria do brasil que se chama Macrobrancium sp "Amazonas" P6

Macrobrachium_sp.Amazonas1.jpg

Macrobrachium_sp.Amazonas3.jpg

 

existindo ainda especies da guatemala, peru, mexico, panama etc. :)

 

se voces usassem sempre a mesma denominacao internacional em latim seria mais facil identificar que camarao estao a falar :)

porque camaroes fantasmas existem muitos ;):)

Pesquisem antes de perguntar!

Fish are friends, not foöd Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Certíssimo Sergio, mas o problema é que o chamado camarão fantasma ainda não foi muito bem estudado, tanto que não possui ainda uma nomenclatura internacional. Por isso a confusão. Mas com o recente interesse da aquariofilia por essa espécie, boa comedora de algas pretas, logo, logo surge algo.

 

A, e o chamado camarão fantasma não possui longos braços/pinças não, e possui muito medo dos peixes, devido ao seu pequeno porte (o maior que possuo tem pouco mais que 5 cm. Mais normalmente não passam do 4cm). Provavelmente a classificação/nomenclatura deve mudar com o tempo.

 

Marcelo, me diz onde vai chegar!!! Estou bem interessado!!!

 

Abraços a todos.

Anselmo Eduardo Martelini Junior

1º Concurso Brasileiro de Aqua-Paisagismo - www.cbap.aquaonline.com.br

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola

se o camarao fanatasma e' o macrobranchium so. "Amazonas", ele tem um bracos/pincas dianteiras mais desenvolvidas que os caridina e neocaridinas.

 

A nomenculatuira, pelo menos aqui na europa para este camarao 'e o P6 - Macrobranchium sp. "Amazonas", se calhar nao 'e mundial, mas 'e como ele e conhecido aqui.

 

ainda nao existe muita informacao aqui na europa sobre estes camaroes, e por isso 'e dificil saber como eles sao ao certo :shock: eu nunca vi nenhum sem ser m fotos, infelismente.

 

os camaroes que nos temos mais sao os asiaticos e africanos, mas dos sul-americanos nao chega quase nada ao exterior.infelismente.

 

ser'a que podes fazer um post com as melhores paginas sobres invertebrados :)

ou pelo menos me enviar por MP, se o resto do pessoal nao estiver interessado :D

quase toda a literatura que eu tenho acesso 'e em alemao, o que torna dificil a leitura :) mas e sem duvida at'e a agora a maios completa :)

Pesquisem antes de perguntar!

Fish are friends, not foöd Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mais ou menos uns 15dias, mas aqui em Poa.

o lojista não tinha certeza do nome, mas me dise que vai chegar umas 4 ou 5 camarões diferentes.

 

eu coloquei mais 3 camarões, agora são 6. nunca vi um amano, mas açguns camarões tem as pinças um pouco mais compridas, esse são transparentes. ha tambem uns com as pinças menores e com uma cor levemente acobriada e com listras amarelas.

1º Concurso Brasileiro de Aqua-Paisagismo: http://www.aquaonline.com.br/cbap/

partícipe!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nunca vi um amano

 

Deixo aqui como referência uma pequena foto de um camarão Caridina Japonica, também chamado (Takashi) Amano shrimp, Japanese marsh shrimp, grass shrimp, Yamato Nuna Ebi, Yamato shrimp, algae-eating shrimp, Japanese swamp shrimp ou Amanoplant shrimp.

 

caridina_japonica00.gif

• FAQs Portuguesas de Aquariofilia : http://faq.thekrib.com/pt

• DIY Reactor caseiro de CO2 : http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=10394

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

PAra os interessados, na loja de animais do NorteShopping (Porto) estão à venda vários camarões! Não me peçam é para dizer o nome cientifico deles, porque simplesmente não sei.. heheh, só vos posso dizer que estão vários na loja :twisted:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

PAra os interessados, na loja de animais do NorteShopping (Porto) estão à venda vários camarões! Não me peçam é para dizer o nome cientifico deles, porque simplesmente não sei.. heheh, só vos posso dizer que estão vários na loja  :twisted:

 

Tarde demais, comprei os que restavam nas duas últimas visitas que fiz. Eram cerca de 8 camarões Caridina Japonica (ou Amanoplant como lhes preferem chamar na loja). Na outra casa do Arrábida Shopping recebem quase semanalmente mais unidades. Como tive oportunidade de referir em outro tópico, as remessas já são mais frequentes e a procura estabilizou.

 

:twisted:

• FAQs Portuguesas de Aquariofilia : http://faq.thekrib.com/pt

• DIY Reactor caseiro de CO2 : http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=10394

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Lar Olá Sergio.

 

Vou corrigir o erro do Marcelo que eu propaguei. O camarão fantasma não é Macrobachium Lar. Essa confusão ocorre pois o Macrobachium Lar, em sua fase juvenil, tem uma aparência próxima a do camarão fantasma. A classificação mais próxima do camarão fantasma é a seguinte:

 

Classe: Crustacea

Ordem: Decapoda

Familia: Palaeomonidae

Gênero: Paleomonetes, palaemon, pseudopalaemon

Espécie:?

 

Recentemente perdi meus links, mas prometo que nos próximos dias te retorno os sites que conheço que falam sobre o assunto, certo?

 

Abraços.

Anselmo Eduardo Martelini Junior

1º Concurso Brasileiro de Aqua-Paisagismo - www.cbap.aquaonline.com.br

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

existe um especie aqui na euorpa o Palaemonetes antennarius, originario da italia e zona dos balcaes, mas quase nunca visto em aquarios :twisted:

De quer regiao é o camarao fantasma? É edemico do brasil?

 

existe ainda disponivel na europa o Palaemon varians originario do mar mediteraneo e de todo o atlantico, ms vivem apenas em agua salobra...

Pesquisem antes de perguntar!

Fish are friends, not foöd Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

segundo informacoes que encontrei na net este sao os camaroes que existem no brasil que se enquadram na vossa descricao dos camaroes fantasmas :evil: será que podem identifica-los melhor, adorava ter mais informacao :cry: será que me podem dar mais informacao?

 

GÊNERO Pseudopalaemon

As espécies de Pseudopalaemon ocorrem em maior freqüência na bacia Amazônica; cinco espécies são registradas para aquela região e somente uma é conhecida para o sul do Brasil

Pseudopalaemon bouvieri Sollaud, 1911

imageKJI.JPG

Figura retirada do livro " Os crustáceos do Rio Grande do Sul ''. Porto Alegre: Ed. Universidade/UFRGS, 1999.

 

Distribuição: Brasil ( Rio Grande do Sul ) e Uruguai

Habitat: encontra-se em rios e arroios de pouca correnteza, geralmente em baixa altitude, junto à vegetação.

 

 

GÊNERO Palaemon

Cinco espécies do gênero Palaemon são conhecidas das águas barsileiras; uma única espécie de água doce encontra-se no sul do Brasil.

 

Palaemon pandaliformis (Stimpson, 1871)

imageU0N.JPG

Figura retirada do livro " Os crustáceos do Rio Grande do Sul ''. Porto Alegre: Ed. Universidade/UFRGS, 1999.

 

Distribuição: Antilhas, América Central (desde Guatemala) e Brasil (até o Rio Grande do Sul)

Habitat: em água doce e em ambientes estuarinos, sendo encontrados junto às raízes da vegetação aquática.

 

GÊNERO Palaemonetes

Duas espécies são conhecidas para o norte e nordeste do Brasil; uma terceira espécie ocorre em águas continentais sul-brasileiras

 

Palaemonetes argentinus (Nobili, 1901)

image6E1.JPG

Figura retirada do livro " Os crustáceos do Rio Grande do Sul ''. Porto Alegre: Ed. Universidade/UFRGS, 1999.

 

Distribuição: bacias do Uruguai, Argentina e sul do Brasil ( Santa Catarina e Rio Grande do Sul)

Habitat: prefere ambientes de água doce, com pouca correnteza, mas pode ser encontrada em ambientes com água salobra, principalmente nas lagoas costeiras do Rio Grande do Sul.  

______________________________________________________________

 

Palaemonetes argentinus  Nobili, 1901

 

Synonymy: Holthuis, 1952: 173.

Geographic distribution: South America. Brazil (SC, RS).

Comments: In fresh water; parasitized by the isopods Telotha henselii (Von Martens) and Probopyrus bithynis Richardson (Genofre, 1982).

 

Palaemonetes carteri  Gordon, 1935

 

Synonymy: Holthuis, 1952: 218.

Description and diagnosis: Gordon, 1935: 324; Corrêa, 1977: 87.

Geographic distribution: South America. Brazil (AM, PA).

Comments: In fresh water.

 

Palaemonetes ivonicus  Holthuis, 1950

 

Synonymy: Holthuis, 1952: 222.

Geographic distribution: South America. Brazil (AM, MT).

Comments: In fresh water.

Pesquisem antes de perguntar!

Fish are friends, not foöd Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

to em duvida entre o primeiro e o ultimo (acho que deve ser a primeira), mas, você quer informações:

essas foram obitidas pelas minhas observações.

os meus camarões chegam ao maximo 6cm, mas você pode achalo para vender em um tamanho menor. eu comprei 3 faz pouco tempo com 3cm.

alguns camarões tem uma coloração acobreada, já outros são completamente transparentes. há tambem camarões com pinças mais compridas que outros.

são pacificos, não atacam peixes e utilizam suas antenas para afastar-los.

não gostam de luz, ficam a maior parte do tempo escondidos, mas quando estão em um grupo grande pode sair para procurar comida.

a alimentação é basicamente algas (aquelas que se parecem com uma peteca, são os unicos animais usados no aquarismo que vejo comer essas algas) e outras coisas que encontra no aquario. de vez em quando raçao de fundo. servem muito bem como limpa-fundo.

reprodução:

no aquario se reproduzem com facilidade, o aquario deve ser bem plantado para dar um bom esconderijo para os filhotes. a femea cerraga em torno de 6ovos e os filhotes já nascem formados como mini adultos.

o ph é levemente acido e neutro

são resistentes.

vivem em grupo

não manter com peixes maiores que podem come-los.

 

acho que é isso, vou dar uma pesquisada.

 

abraços

1º Concurso Brasileiro de Aqua-Paisagismo: http://www.aquaonline.com.br/cbap/

partícipe!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais