Retirar travas: SIM ou NÃO???


Recommended Posts

Oi,

 

Tenho um aquario de 70x30x40 (CxLxA) 84L em que vou montar um nano reef.

 

O problema é que o aquário tem 2 travas de 10cm, a 8 cm de cada um dos vidros laterais. :D

 

Visto que a espessura do vidro do aquário é de 5mm penso que não haverá problema em retirar as travas, pois como o aquario vai ser aberto, em termos de estética fica muito mais melhor, bem como funcionalidade.

 

Na minha opinião as travas apenas lá estão para apoio da tampa de vidro, mas gostaria de saber a vossar opinião.

 

Para ter ainda mais segurança estava a pensar colocar um moldura em volta, em cima e em baixo.

 

Aguardo opiniões. :cry:

 

Fiquem bem...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi,

 

Não sei se me expliquei bem :cry: , mas o aquario tem duas travas, de cada lado, a 8 cm dos vidros laterais, tipo isto:

 

Visto de cima:

 

-----------------------

l...O.................O...l

l...O.................O...l 30cm

l...O.................O...l

-----------------------

70cm

 

Os "O" são as travas.

 

"l" e "-" sao os limites do aquario.

 

Fiquem bem...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se fosse eu retira e colava junto aos vidros laterais, alem disso colocaria mais dois vidro na frente e no vidro de trás, este tipo de reforço (penso eu) tem o nome de travas francesas.

 

Mas já agora deixa-me perguntar-te, as traves incomodam-te assim tanto? Eu no meu aqua de 65x40x40 noto que os vidros tem uma ligeira curvatura (não uso qualquer tipo de trave). O que podes fazer é retirar as traves e encher o aqua, depois com alguma coisa comprida e direita (usei uma regua de metal de 50 cm) colocas em frente ao vidro e ves se tem alguma curvatura no vidro. Qualquer coisa já sabes onde me encontrar.

 

Abraços,

Pedro Tavares

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Jedi!

 

:D Tambem tenho um aquário com as mesmas medidas que o teu e não tem travas. Os vidros têm 6mm de espessura e tenho uma moldura de aluminio em cima e em baixo.

 

Até hoje, felizmente nunca observei curvatura alguma no vidro do aquário...

 

No entanto, e uma vez que o teu vidro é de 5mm de espessura..talvez seja melhor deixar estar as travas...melhor prevenir que remediar :wink:

 

Fica bem... :wink:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi pessoal,

 

Ainda não decidi... Se calhar sigo a ideia do El Pacheco e coloco calhas de aluminio em cima e em baixo...

 

as traves incomodam-te assim tanto?

 

Sim... gosto mais de ver o aquario livre por cima... é mais por estética...

 

Deixo aqui uma foto para verem melhor:

 

fbbcaf40.jpg

 

Fiquem bem...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.