NO2 e NO3


Recommended Posts

Boas

 

Sou iniciado, tenho um aqua de cerca de 35L. acho que fiz todos os passos correctos mas nos ultimos cinco dias tenho uma subida de nitritos e nitratos que não consigo fazer descer. Já mudei cerca de metade da agua em duas fazes 1/4 cada. Lavei o filtro ontem final do dia. os valores esta manhã mantem-se. Os peixes não parecem estar mal pelo contrario mas receio que haja uma mortandade em massa e de forma repentina. o que posso fazer mais.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Pode ser que já saibas isto mas, muito rápidamente, o ciclo do azoto consiste na decomposição de detritos (que aparecem com a introduçao de peixes) que formam amónia (tóxica), seguidos de nitritos (tóxicos)e seguidos de nitratos (relativamente inofensivos).

 

Por vezes os nitritos ainda não desapareceram e estão com valores altos e já os nitratos se manifestam. Ambos "explodem" em valores altos no seu início e demoram o seu tempo a desaparecer; até se formarem bactérias em número suficiente para os consumirem. Se fizesses o teste da amónia, seria provavelmente 0 ou lá perto. Isto significa que não fizeste o ciclo antes de por os peixes e está-se a fazer agora.

 

As soluções qu eu proponho são acrescentar bactérias, vendidas em frascos ou continuar pacientemente a fazer TPAs até isso desaparecer.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Introduzis-te recentemente uma quantidade de peixes quase que aposto! O ciclo pode estar feito. Mas mesmo assim tens de introduzir os peixes em pequenas quantidades, pois mesmo com o ciclo feito tens o numero de bactérias para a necessidade dos peixes naquela altura. Quando introduzes uma quantidade grande ( mais de 10 cm de peixes ) o ciclo tem de se processar de novo e isso demora menos tempo desde a primeira vez! Não colocas-te numeros por isso não te posso ajudar mais. Mas a solução passa por tpas diarias...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.