Cory Schwartzi magra


patnevoa

Recommended Posts

Olá!

 

Como de costume faço 2 tpas por semana nos meus aquas, mas o meu problema é o seguinte:

comprei à 3 semanas 3 corys schwartzi 2 jovens 2 uma mais bébé, ainda meio rosada... e tenho 2 adultas à 3 meses. No aqua estão 2 guppys femeas adultas e uns 40 jovens de várias idades, 3 caridinas japonicas, tudo porreiro!

Quando fiz tpa na 4ªf reparei q uma das corys jovens estava paradinha... até tive de a empurrar para o lado para poder fazer a aspiração e fiquei de olho nela/e...

Reparei q não tem comido e parece mais magra, as outras estão sempre de volta dela, mas está sempre muito quietinha, e parece mais escura q a irmã...

 

com o teu mini test kit fiz análises à água:

Ph7.4

água ligeiramente dura

Kh normal para este ph

amónia 0

nitritos 0

 

Pessoal! o que faço?? tá doente? trato?

 

Agradecia ajuda, pois gosto muito destas bixinhas....

 

Pat

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Depois de cada TPA, aplica uma pequena dose de vitaminas na agua.

eSHa optima ou eSHa minaroll, são boas hipoteses.

 

Cmprts,

Luis.Dias

 

Ok, vou comprar ainda hoje antes de ir pra casa.

Só espero não ter o animal morto quando chegar... :arrow:

 

Não será doença? Ou é mesmo carência vitamínica?

 

Obrigada

Pat

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Sim, pode ser doença. Mas se não come, morrerá de fome e não da doença.

As vitaminas, dar-lhe-ao resistencia e alguma vitalidade, tens que esperar que ela fortaleça, para peceber o que ela tem e depois agir de acordo.

 

Cmprts,

Luis.Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Sim, pode ser doença. Mas se não come, morrerá de fome e não da doença.

As vitaminas, dar-lhe-ao resistencia e alguma vitalidade, tens que esperar que ela fortaleça, para peceber o que ela tem e depois agir de acordo.

 

Cmprts,

Luis.Dias

 

Haaaa, ok, Luís!

Vou tentar!!! aparentemente não tem nada a não parecer mais magra que a irmã e um pouco mais escura (q pode ser normal, acho eu), agora feridas, manchas ou coisas do género, NADA...

 

Amanhã dou notícias para veres a evolução...

 

Obrigada,

Pat

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Comprei o eSha optima e apliquei 6ªf e hoje fiz tpa e coloquei mais um pouco, ela tá mais arrebitadinha, mas notei qur tem uma das nadadeiras (aquelas que tem um género de espinha) com fungos... por isso é que lhe deve custar a nadar... e comecei a tratar com o myxazin... vamos ver se se safa... a comer ainda não a vi...

 

Luís, sabe se há algum "petisco" que as corys não resistam?? para ver se a estimulava a comer??

 

Desde já obrigada pelas dicas :onfire:

 

Cumps

Pat

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Comprei o eSha optima e apliquei 6ªf e hoje fiz tpa e coloquei mais um pouco, ela tá mais arrebitadinha, mas notei qur tem uma das nadadeiras (aquelas que tem um género de espinha) com fungos... por isso é que lhe deve custar a nadar... e comecei a tratar com o myxazin... vamos ver se se safa... a comer ainda não a vi...

 

Luís, sabe se há algum "petisco" que as corys não resistam?? para ver se a estimulava a comer??

 

Desde já obrigada pelas dicas :smile2:

 

Cumps

Pat

Viva,

 

Olha, a primeira dica é não misturas medicamentos. Ou dá as vitaminas ou o antigungo. Preferencialmente dá as vitaminas, e os fungos trata com TPAs diarias.

 

Um petisco que costuma ser irresistivel são ou as larvas de mosquito vermelhas ou o tubifex ou as enquitreias.

 

Cmprts,

Luis.Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Olha, a primeira dica é não misturas medicamentos. Ou dá as vitaminas ou o antigungo. Preferencialmente dá as vitaminas, e os fungos trata com TPAs diarias.

 

Um petisco que costuma ser irresistivel são ou as larvas de mosquito vermelhas ou o tubifex ou as enquitreias.

 

Cmprts,

Luis.Dias

 

Olá Luís!

 

Isso compra-se?!!?

Mas nao adiantou nem a tpa nem vit nem antifung... morreu, hoje de manhã já estava... :smile2:

logo à noite faço novo tpa +- 10% e coloco carvão para tirar o remédio?!?! q achas?!?

 

Obrigada de qualquer jeito! ajuda é sempre bem vinda, nem q seja para ter as outras 4 saudáveis e felizes...

 

Bjos

Pat

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi,

 

Lamento. É sempre complicado recuperar uma corydora... quando elas dão para ficar doentes, é dificil. São bichos que andam no fundo, onde há muita bacteria e porcaria...

 

Bom, eu para já ficava-me pelas mudas de agua. Se fizeres 20% por dia, ao fim de 5 dias já não deves ter medicamento quase nenhum.

 

O tubifex comprasse, nas lojas. Normalmente vem liofilizado e aos cubinhos. Tambem há o conjelado, mas eu não gosto tanto.

 

Cmprts,

Luis.Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi,

 

Lamento. É sempre complicado recuperar uma corydora... quando elas dão para ficar doentes, é dificil. São bichos que andam no fundo, onde há muita bacteria e porcaria...

 

Bom, eu para já ficava-me pelas mudas de agua. Se fizeres 20% por dia, ao fim de 5 dias já não deves ter medicamento quase nenhum.

 

O tubifex comprasse, nas lojas. Normalmente vem liofilizado e aos cubinhos. Tambem há o conjelado, mas eu não gosto tanto.

 

Cmprts,

Luis.Dias

 

Obrigada Luís, és um bacano! (desculpa se não gosta/s que chame por "tu")

Vou fazer isso, mas como aspirei ontem, faço só a troca da água...

e vou coprar as guloseimas prás minhas meninas, elas de certo vão adorar...

 

Beijos e mais uma vez obrigada!

Pat

Link to comment
Partilhar nas redes sociais