Recommended Posts

Olá pessoal

 

A água de Lisboa chega a casa pouco mineralizada, mas com um pH muito alto, i.e. KH de 4 e ph 7.4 ou mais...

A minha dúvida é a seguinte:

-Será aconselhável adicionar acidificantes numa água tão branda?

-Mesmo dispondo de um sistema automatizado de CO2, para controlo do pH e para alimentar as plantas não será muita a diferença, ou seja não será CO2 a mais?

-E quando desligo o sistema, durante a noite o pH Sobe, sendo as diferenças significativas.

-Por outro lado baixar o pH não será perigoso porque baixa areserva alcalina?

 

Peço a opinião dos + experientes.

 

Saudações aquariófilas

Duque

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A água em Odivelas vêm normalmente com um ph de 8, GH de 100 e Kh de 50mg/L o que torna as coisas ainda mais complicadas. Eu preciso da água a 6.8-7.0, logo, ácido lá para dentro, é a única hipótese. E não me tenho dado mal.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

Eu sou de Carnaxide e tal como o Mocho tenho os mesmos dados para a água.

No inicio utilizei aqueles Co2 comerciais que duram 3 a 4 semanas, o resultado foi muito mau no meu aquário de discus e muito bom no comunitário. Isto é, no comunitário de 100 litros o PH passou a estar entre os 6,6 e 7 no dos discus de 225 litros a alteração era minima.

Por isso, tal como o Mocho comecei a meter acido, e mais acido, e ainda um pouco mais de ácido, conclusão durante três dias tinha o PH abaixo dos 7 e depois lá vinha ele para cima. Conclusão a conta em acido estava a ficar alta e eu não via resultados.

A minha solução foi ganhar coragem e comprar uma botija de Co2 com manometros, (para o ano é o controlador automático de PH), desde então tenho tido o PH sempre entre os 6.6 e 6.8. Nos dias(da última vez foi 3 semanas) em que a botija vai para encher então o PH volta para os 8....

Foi me dito que o meu problema estava na pequena quantidade de peixes neste aquário, não gerava detritos suficientes para acidificar a água.

É de notar que se tivermos um filtro que está a movimentar muito a água na superfície então mais depressa o Co2 se vai embora. Com isto não estou a dizer para meterem a saída do filtro muito para baixo de água, o que faria que não existissem trocas de oxigénio do ar para a água, fazendo os peixes morrerem por falta de oxigénio. O que quero dizer é que é necessário fornecer oxigénio suficiente para os peixes e Co2 suficiente para baixar o PH. Já agora, neste meu aquário não tenho nem quatro, nem 10 bolhas de Co2 por minuto, tenho cerca de 100!

 

Espero que tenha ajudado, esta foi a minha experiência...

Um Abraço,

CMarques

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola , eu sou do Algarve, e posso garantir que o ph passa dos 9, então tenho um bidon de 200 litros que fica a sempre a tratar com turfa e zeonite, e consigo baixar para 6.8 a 7.0, ao fim de 1 semana, e como faco TPA 1 a 2 x por mes, essa quantidade de agua é suficiente e os meus ciclideos agradecem.

Pablo Leandro

ate ++

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.