Recommended Posts

Publicado

Boas,

Há cerca de 2 semanas, o meu casal Neolamprologus Brichardi tiveram uma postura e agora tenho cerca de 15 ou 20 alevins a nadar à volta dos pais.

A minha questão é a seguinte: em breve o aquário ficará super povoado e estou a pensar em mudar os pequenotes para um aqua onde só tenho 2 leleupis (não sei ainda se serão um casal). quanto tempo é que acham que deverei esperar até que os juveis tenham tamanho para não serem comidos pelos leleupis?

Outra hipótese é mudar o casal de brichardis e as suas crias para o outro aqua , trocando-os com os leleupis. Posso retirar já os alevins? Posso aspirá-los com uma mangueira para um balde? isso não os matará?

Cumprimentos,

Paulo Duarte

Publicado:
Boas,

A minha questão é a seguinte: em breve o aquário ficará super povoado e estou a pensar em mudar os pequenotes para um aqua onde só tenho 2 leleupis (não sei ainda se serão um casal).

Super povoado???!!!! o aquário não fica superpovoado com a quantidade de peixes mas com os cms de peixe...não me parece que seja o caso, no total dos alevins quantos cms de peixe tens???

quanto tempo é que acham que deverei esperar até que os juveis tenham tamanho para não serem comidos pelos leleupis?

Deves esperar até ao momento em que os alevins não caibam na boca dos lelupis :oops:

Outra hipótese é mudar o casal de brichardis e as suas crias para o outro aqua , trocando-os com os leleupis. Posso retirar já os alevins? Posso aspirá-los com uma mangueira para um balde? isso não os matará?

Paulo, quanto à melhor hipótese a tomar, depende de alguns parâmetros que não referis-te....

Cumprimentos

João Magalhães APC #45

http://joalmag.blogspot.com/

Publicado:

Olá João,

De fato devia ter-me explicado melhor :cry: .

No aquário onde estão os brichardis e a sua ninhada (100x30x40) estão também um casal de Julidochromis marlieri com uma pequena ninhada e dois ocellatus. Quando falo em superpovoação, refiro-me à tensão que existe entre os 2 casais para protejer as suas ninhdas (só não é pior porque os julies e os seus alevins estão sempre escondidos nas suas tocas, só saindo o macho para impor respeito aos brichardis). Nesse aquário estavam também os leleupis, que tive de retirar para um Aquário de 60 cm pois estavam a levar grandes tareias do casal de brichardis, indo parar muitas vezes dentro da caixa de decantação.

Neste momento, tenho a minha comunidade tanganica dividida em 2 aquários e, com o aumento populacional, gostava de os organizar da forma mais "saudável". Dai o meu pedido de ajuda

Cumprimentos,

Paulo Duarte

Publicado:

Boas Paulo,

Em qualquer das situações será sempre melhor retirar os alevins do aquário comunitário já que se corre sempre o risco de alguns serem comidos por mais eficaz que seja a protecção dos pais.

A minha sujestão e que me parece mais indicada é retirares os alevins para uma maternidade e alimentá-los com artémia alternada com outro tipo de comida que eles possam comer.

Ou como alternativa teres um akua de 20lts min para eles.

Cumprimentos

João Magalhães APC #45

http://joalmag.blogspot.com/