agua de osmose e o ph


Recommended Posts

Ola

 

finalmente comprei uma unidade de osmose inversa mas a agua continua a sair com o mesmo ph. o gh e o kh baixaram para valores entre 0 e 1. Eu queria baixar o ph da agua para +- 6 para conseguir crias de um casal de discos. Se alguem com experiencia me pudesse dizer como faz agradecia

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola Luis

Porque quer um valor assim de PH ?

Segundo os entendidos os valores devem ser +- 6,8 a 7.

Nesta altura tenho uma criação de 15 dias cujos valores são:

PH 7,20

GH 2

NO2- 0

NO3- 10

Cond. 100 a 200 us

Infelizmente por minha culpa está só reduzida a 6 alevins.

Posso estar engano, mas sempre que noto os sintomas de casal para começar a desovar procuro baixar a conductividade e tambem o GH assim como o o PH mas para os referidos valores de 6,5 a 7.

Até sempre

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Luis :lol: resposta malandra, acido. Que acido já agora?

 

Não será melhor a turfa? e a turfa não vai fazer descer demasiado o ph?

 

Rui

 

Então é possivel ter uma criação com valores de ph mais altos. O importante será a duresa.Certo? O meu Gh sai de osmose a entre 0 e 1 e não tenho teste de condutividade. tenho é um teste de tds (total dissolved solids) será o mesmo?

 

Já agora aproveito, qual a tua rotina de mudanças de agua qundo só tens lá o casal, quando desovam e quando finalmente tesn os alevins.

 

 

Obrigaão aos dois pelas respostas

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola

Vou procurar ser o mais explicito possivel.

Cada casal tem o seu modo de viver. Ou seja tenho por exemplo um casal que é praticamente insensivel a tudo que eu fassa no aquário. Mas já tenho outro que na altura da desova fica totalmente escuro e stressado o que por vezes até me preocupa.

Mas voltando à pergunta vou procurar descrever o que se passa comigo embora talvez sirva de critica para criadores mais experientes.

1 - Assim que noto que o casal está a começar a limpar o local de desova procuro medir os parametros da agua. Procuro não alterar muito pois se eles admitiram essa água para o inicio da desova será que para eles em principio está boa.

2 - No entanto procuro que os parametros sejam o que na outra mensagem já mencionei.

3 - Após a desova e até que os alevins comecem a nadar nada altero, procuro manter tudo na mesma. Embora se conductividade estiver alta acima de 200 procuro baixa-la muito lentamente para o casal não entrar em stress. O facto de procurar que a conductividade baixe é para que a pressão osmótica seja mais leve para eclosão dos ovos.

4 - Ao terceiro dia ou +- 72 horas já posso prever se terei sorte ou não, porque a partir desta altura os pais começam a ficar nervosos pois sentem os alevins e ao mesmo tempo normalmente estes começam a querer sair e eles pais querem que eles continuem (torna-se bonito presenciar estas cenas).

5 - Quando começar a nadarem, se alevins encontrarem os pais e estes os aceitarem é um bom principio senão está tudo mal pois acabam por morrerem ou então serem comidos pelos pais. Geralmente quando são casais novos é frequente isto acontecer.

6 - Nesta altura inicio com pequenas mudanças de água mas de maneira que não altere a temp., o ph. Procuro sim subir a conductividade pouco a pouco.

7 - Nesta altura começo a preparar o sistema para a criação de artémia para +- ao quinto dia começar a deitar no aqauário. Então nesta altura as mudanças de água são maiores pois torna-se necessário aspirar o fundo por causa das cascas dos ovos da artémia assim como restos da comida dos pais.

E finalmente Luis certamente que muita gente que está a ler esta mensagem irá criticar, ou não, tudo que escrevi e como não me considero o melhor mas sim um interessado que está sempre a aprender faço votos que deem a parecer quanto mais não seja para ajudar como nós tambem já fomos ajudados.

Até breve

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.