basico para começar.


pires891

Recommended Posts

boas

 

já ando em aquas de agua doce a algum tempo e sempre adorei salgados a minha pergunta é:

 

quais são os materiais basicos para comexar um salgado e os preços mais ou menos claro?

 

cumps

507_467.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Amigo Pires, bem vindo aos salgados!

Para começares, dá uma vista de olhos neste link:

http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...=post&id=37

Sobre os preços...tudo depende do tamanho do aqua!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não consigo abrir o link mas eu já li esse topico eu apenas queria um resumo do material basico para salgados aqua de 60cm será muito pequeno???

 

 

cumps

507_467.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não consigo abrir o link mas eu já li esse topico eu apenas queria um resumo do material basico para salgados aqua de 60cm será muito pequeno???

cumps

Não é muito pequeno, mas se tiveres oportunidade para algo maior....80 lts ou mesmo 100... o investimento não é muito maior!

Já leste isto?

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=33109

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Eu durante uns tempos, tive um nano-reef de 60cm. É possível, mas tens é que tar mais atento aos parâmetros da agua, e fazer TPA's mais regulares.

Mas aconselho usares um aqua um pouco maior, porque logo vais querer meter mais peixes, mais corais, e depois com o de 60cm o espaço fica curto.

 

Em relação aos preços, depende da loja, mas se comprares os materiais a pessoal do forum, sai bem mais barato. Já não me lembro ao certo quanto gastei, mas umas coisas comprei na loja, outras no forum e outras foram oferecidas. Mas se usares um aqua de 80cm ou de 100cm, o investimento vai quase ser o mesmo.

 

 

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

quanto ao link que o pedro me deu já li mas eu gostava de um resumo do material feito por pessoal experiente.

cumps

O Rui Ferreira de Almeida é do mais experiente que existe...em Portugal e arredores.

Eu estou com vocês...

Eu querer até queria, mas tu não me bates...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok, vamos lá ver se o rapaz se assuta! banana rock

Precisas além do aqua:

- Termoestato

- Iluminação (como deve de ser)

- Escumador

- Bombas de circulação

- Testes

 

Isto só para começar! Depois vais precisar de mais coisas ao longo do tempo. Quanto custa? Para um aqua de 50/100lts....talvez uns €200, dependendo de onde vais comprar e da sua qualidade.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu ouvi dizer que para um aqua destas dimensões o escumador era dispensavel tendo em conta que irei fazer tpa´s por semana de 30 % e necessário tambem rocha viva certo??

 

cumps

507_467.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes não usar escumador, desde que sejas certo nas TPA's, mas é sempre melhor ter, do que não ter. A rocha viva é obrigatório, porque é a rocha que vai fazer a filtragem da agua.

 

 

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso varia muito consoante o sitio onde se compra.

 

A rocha viva se comprares numa loja pode ir desde os 16€ o kg até aos 19€. Se comprares a pessoal do forum, depende do preço que façam, mas anda na ordem dos 10€kg

 

Iluminação, depende dos corais que queres ter, se so quiseres moles, é menos. Mas convém ter sempre uma boa iluminação.

 

Falta as bombas de circulação, isso também varia de preço e de marca, e dos llitros/hora que façam.

 

Isto dos preço é muito relativo, porque depende muito do que compras, e onde compras. Mas que o salgado requer mais investimento, isso requer.

 

 

Cumps

Editado por Ricardo Ruffo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O escumador pode ser deixado de lado até mesmo em aquas maiores! Terás que fazer TPAs regulares sem faltares a uma, mas em vez de 30% semanais, faz 10% de 3 em 3 dias, será suficiente.

Quanto a custos, retirando o escumador, deve rondar os.....€150, dependendo do local onde compras e qualidade do material...isto sem contar com a rocha viva, que andam nos preços que o Ricardo indicou antes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais