Úlceras em multies - fotos post mortem


Recommended Posts

Caríssimos,

 

Estou com um problema na minha colónia de multies. Apareceram umas úlceras no meu macho dominante, nomeadamente no ventre e perto das guelras. Aliás, há muito que havia notado que o fulano tinha o formato do ventre um pouco peculiar: ao invés de ser direito, fazia um "v" invertido na região do anús. Infelizmente, pensava que fosse uma questão morfológica e nunca liguei muito ao assunto...Quando o comportamento dele se começou a alterar, ficando mais apático, é que reparei que, afinal, o que ele tinha no ventre era mais grave. Mudei-o para um aqua-hospital onde o estou a tratar com Esha 2000 e duas colheres de sopa de sal para 20 litros de água.

 

Entretanto, mais duas fêmeas da colónia passaram a apresentar úlceras, muito embora o comportamento não pareça ter sido afectado. Uma delas tem já a região anal de tal forma atingida que a vi evacuar pelo lado direito da barriga :smile2: Passei-as também para o aqua-hospital e alarguei o tratamento com Esha 2000 ao aqua principal.

 

Deixo-vos a foto possível do macho. As lesões localizam-se nas zonas assinaladas. Aquela mancha que se vê imediatamente por baixo da barbatana dorsal deve ser uma sujidade qualquer no vidro. Peço desculpa pela péssima qualidade da imagem:

 

A018A.jpg

 

Creio que que estão a reagir bem ao tratamento, já que as úlceras não parecem já tão "assanhadas".

 

Entrentanto, não sei se é paranóia ou não, mas já me parece que os meus Calvus estão a ficar com umas manchas vermelhas estranhas na zona das guelras...

 

Se alguém me conseguir ajudar a identificar o problema e possível tratamento, agradeço.

Editado por NCR2007

Abraço,

NCR

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caríssimos,

 

O estado do meu multie não parou de se agravar e hoje, em face do sofrimento visível do bicho, resolvi pôr termo à coisa.

 

Eis uma fotos post mortem:

 

B002.jpg

B003.jpg

B004.jpg

B005.jpg

B006.jpg

B007.jpg

 

Não é completamente perceptível nas fotos, mas os aparelhos digestivo e urinário do animal desapareceram completamente :evilbat:

 

Felizmente que os outros animais parecem estar bem, mesmo as duas outras multies que já apresentavam sintomas avançados.

 

Creio que, mesmo assim, irei fazer um tratamento com Bactopur e quiçá desparasitá-los.

 

Se alguém quiser opinar, agradeço.

Editado por NCR2007

Abraço,

NCR

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...
Viva,

 

A restante colónia não teve problemas? Os tipos andavam bem alimentados?

 

Um abraço

 

Boas,

 

Peço desculpa por só agora responder, mas não tenho estado por cá.

 

A "coisa" atingiu mais duas fêmeas, mas não os restantes multies. Estas, porém, sobreviveram e estão bem. Tratei a bicharada com Esha 2000.

Abraço,

NCR

Link to comment
Partilhar nas redes sociais