Garantias/Lojistas/Produtores


Pedro Borges

Recommended Posts

Para acabar de vez com as demagogias, as minhas?!...... ;)

....

 

27. Em caso de falta de conformidade, a quem

deve o consumidor reclamar (denunciar)?

O primeiro responsável pela conformidade do

bem é o vendedor. Portanto, o consumidor deverá

denunciar (comunicar) junto deste a desconformidade do bem, indicando a

sua pretensão.

No entanto, o consumidor pode reclamar directamente ao produtor ou

importador do produto. (ver questão 32).

.....

O consumidor pode exercer os seus direitos

contra o produtor?

Como referido em resposta à questão 27, o primeiro

responsável por defeitos do bem é o vendedor.

No entanto, o consumidor pode reclamar directamente ao produtor do bem

ou seu representante, ao importador, bem como a todo aquele que se

apresente como produtor através da indicação do seu nome ou marca no

bem.

Refira-se que, a este respeito, o legislador português foi além do estabelecido

na Directiva 1999/44/CE, dando um importante passo na salvaguarda dos

direitos do consumidor. Com efeito, a Directiva apenas indica que no futuro

e face à experiência do novo regime se possa considerar a previsão desta

acção directa contra o produtor.

O legislador português entendeu consagrar, desde já e justamente, diga-se,

um regime que vem facilitar ao consumidor o exercício dos seus direitos.

Também a Lei de Defesa do Consumidor estabelece no n.º 2, do seu art.º

12º que “o produtor é responsável, independentemente de culpa, pelos

danos causados por defeitos de produtos que coloque no mercado, nos

termos da lei”.

...O consumidor pode exigir os seus direitos simultaneamente ao vendedor

e ao produtor?

Pode. Sendo a sua responsabilidade solidária, ambos têm a obrigação de

sanar o defeito, apesar do consumidor ter uma maior opção de direitos

contra o vendedor que contra o produtor.

A sanação do defeito por um deles liberta o outro desta obrigação. O que

poderá acontecer neste caso é que quem tiver cumprido a obrigação tem

direito a exigir do seu fornecedor ser ressarcido de todos os prejuízos que teve

com o cumprimento da obrigação (ver direito de regresso).

...

Contra quem é que o profissional deve exercer o seu direito de regresso?

Normalmente, o responsável pelo defeito será o produtor, mas também

poderá ser qualquer um dos intervenientes na cadeia de vendas. No entanto,

o profissional só pode exercer o direito de regresso contra o profissional que

lhe vendeu o bem, ou seja, o antecessor imediato na cadeia de vendas,

mesmo que não seja ele o responsável pelo defeito/vício.

...

 

JPM

 

Ps-> Demagogia é o vendedor de filtros, maquinas de lavar, televisões, etc., dizer que se têm de guardar as caixas durante 15 dias. :?

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

 

Ps-> Demagogia é o vendedor de filtros, maquinas de lavar, televisões, etc., dizer que se têm de guardar as caixas durante 15 dias. :drinking:

 

Penso que a questão de guardar as caixas durante 15 dias tem a ver com a loja fazer a troca do produto sem accionar a garantia, normalmente todas as grandes superfícies fazem isso, enquanto que muitos outros vendedores de lojas tradicionais, enviam o produto para o fornecedor para reparação, e entretanto ficamos a aguardar o tempo necessário sem o produto nem dinheiro.

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

flickr - Fotos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá João, agora estás a falar de bogalhos, o assunto começou porque alguém disse em bom português que o que é bom é comprar lá fora porque é mais barato e não há problemas com a garantia que há-de haver alguém em Portugal que assuma essa responsabilidade e isto já foi desmistificado pelo documento que tu próprio e muito bem apresentaste e do qual o Pedro encontrou a aplicação portuguesa (obrigado Pedro). O que gerou este tópico uma afirmação emocional que nada tem a haver com a realidade e que de nada serve senão para perpetuar uma parvoíce com base em informações falsas. Leia-se parvoice entre ""s eu também sou consumidor e também consumo produtos via internet, maioritáriamente da UE e isso não quer dizer que ache que quem cá trabalha os mesmos produtos tem alguma responsabilidade sob a minha escolha, nem tão pouco quer dizer que o faça às cegas. Sabes quantos produtos são comprados lá fora mais caro do que cá? sim mais caro do que cá, e as pessoas ficam com cara de parvo quando o sabem porque foram relaxadas ao ponto de seguir a cegueira que afirmações como a que gerou o tópico criam. É claro que há negócios vantajosos lá fora, tal como os há cá e cada caso é um caso. É assim que eu penso porque sou um consumidor esclarecido e porque não me considero ignorante, no entanto nem todos têm o mesmo descernimento e transformar as compras online numa saga contra as lojas nacionais não só é injusto como é parvo, afinal algum aquariofilista deseja mal às lojas portuguesas?

Eu tenho um negócio e quando sei que um cliente meu adquiriu produtos no estrangeiro nem comento, respeito a sua decisão. Mas de vez em quando mostro a etiqueta de preço por exemplo nos produtos da Tunze e o cliente fica com cara do que foi por ter seguido de forma cega a compra online como vantajosa quando não o era, e podes crer que não tenho que lhe dar garantia nenhuma sobre o que mandou vir, aliás era mesmo só o que faltava. Mas mais uma vez, opção do cliente, responsabilidade do cliente e eu limito-me a respeitar.

Quando aos 15 dias que mencionas, mais uma vez creio que estás errado, como já quase concluiu o Daniel antes de mim, o manter da caixa é apenas para poderes exercer o teu direito de devolução no prazo dos 15 (acho que agora são 30) dias, pois para este caso que nada tem a haver com a garantia mas sim com a satisfação do cliente em relação ao produto este tem que estar em estado NOVO para que este o possa reclamar, e NOVO implica igual a como estava na prateleira quando o adquiriu.

Na verdade as grandes superfícies não te estão a enganar ao informar disto, estão isso sim a zelar pelo teu direito de devolução, e tu consegues queixar-te disso, é verdadeiramente incrível como consegues virar um assunto ao avesso. Eu pessoalmente também sou cliente de grandes superfícies (quem não é) e já activei o meu "trial period" várias vezes, numa das quais até somente porque conseguia o mesmo produto mais barato noutro local, nem precisei de dar mais satisfações. Se não tivesse guardado a caixa tinha queimado esta minha opção.

 

Abraço,

Pedro

Editado por Pedro Borges

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Pedro Borges....só entrei nisto pela tua forma agressiva de responder ao Netmaniac sobre um assunto que nem sequer estava a ser discutido e sobre o qual tu, tambem não me pareces muito à vontade.

Recorda-te que nem toda a gente tem a tua boa formação.

Em tempos avisei uma loja que carregamentos de C02 em local não preparado para o efeito, sem gente formada, são ILEGAIS.

O dono, que tem o nome em comum contigo, também se agarrou à lesgislação.....que teria lido às escuras.

...

Quanto à "parvoice" em causa te GARANTO que se EU comprar um produto lá fora, e na impossibilidade de responsabilizar o vendedor, unica pessoa com a qual estabeleci um contrato, havendo cá representante da marca, o mesmo terá de assumir a responsabilidade.

 

Quando aos 15 dias que mencionas, mais uma vez creio que estás errado

CLARO! Eu e a lei estamos errados, TU estás certo!

Lê isto:

...

Os direitos do consumidor podem ser excluídos ou limitados?

Não. De acordo com o artigo 10º, a cláusula que exclua ou limite os

direitos conferidos pelo diploma ao consumidor é nula. Isto significa que

os direitos atribuídos pelo diploma são imperativos, estando o vendedor

obrigado a cumpri-los. No caso, a cláusula do contrato ter-se-ia por não

escrita.

....

Segue um caso prático para ver se me faço entender às cabecitas mais duras:

... ii. Comprei um ferro de engomar que não funciona. Pedi a sua

substituição ao vendedor mas este não aceita porque já não tenho

a caixa onde o ferro estava embalado. Tenho de devolver o ferro de

engomar na sua embalagem original?

Não. O consumidor tem direito a optar entre a reparação ou substituição

do bem desconforme, a redução do preço ou a resolução do contrato,

salvo se tal se manifestar impossível ou constituir abuso de direito,

circunstâncias que serão aferidas em relação ao bem em si e não à

sua embalagem. Assim, não é exigível ao consumidor que conserve a

embalagem original do bem adquirido, uma vez que tal será uma forma

de limitar os direitos conferidos pelo diploma.

...

40. O contrato pode excluir ou reduzir os direitos

inerentes à garantia legal?

Não. O legislador estabeleceu a imperatividade

destes direitos, considerando nulo qualquer acordo

que, antes da denúncia do defeito, limite ou exclua os direitos previstos

na lei. Assim, o contrato não pode prever que o consumidor terá de recorrer

primeiro à reparação e só depois terá direito à substituição ou limitar a

trinta dias o prazo para denunciar o defeito.

41. Como reagir a um contrato que exclua ou limite estes direitos?

As cláusulas que excluam ou limitem os direitos inerentes à garantia legal são

nulas, ou seja, não produzem qualquer efeito, tendo-se por não escritas. No

entanto, o consumidor pode optar pela manutenção do contrato que valerá

nas suas restantes condições.

Note-se que o consumidor terá de invocar a nulidade da cláusula que venha

a limitar ou excluir os seus direitos. Pode fazê-lo por si ou através de um seu

representante, por exemplo, uma associação de defesa do consumidor.

...

 

Na verdade as grandes superfícies não te estão a enganar ao informar disto, estão isso sim a zelar pelo teu direito de devolução, e tu consegues queixar-te disso, é verdadeiramente incrível como consegues virar um assunto ao avesso.

 

Onde é que eu falei em grandes superficies?

Mantém a postura senão sai asneira.

Para terminar a questão sugiro alteres a tua postura e que conheças bem a "tactica" antes de atacar.

Cumpts.

JPM

Editado por Joao Machado

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

se EU comprar um produto lá fora, e na impossibilidade de responsabilizar o vendedor, unica pessoa com a qual estabeleci um contrato, havendo cá representante da marca, o mesmo terá de assumir a responsabilidade.

Desejo-te a melhor sorte em convencer um juíz da tua interpretação da lei.

 

Mais uma vez continuas a misturar alhos com bogalhos, tu não estavas a devolver o ferro ao abrigo do teu direito de tempo de experiência mas sim da garantia do mesmo. Na verdade neste caso tens toda a razão e o comerciante deveria ter retomado imediatamente o produto para accionar a garantia do mesmo colocando-o a arranjar (desconheço se serás ainda mais protegido pela lei nesta situação). Como este é um caso em que tens óbviamente a lei do teu lado e como o que temos estado a discutir é um caso em que não terias, podes entender o porquê de "alhos e bogalhos".

Mencionei as grandes superfícies em sequência do post do Daniel, porque não estamos num par de monólogos, mas sim em diálogo entre todos, embora já reconheça a tua predilecção pela minha pessoa. Nomeadamente quando começaste a discução sobre legalidade de um serviço que a minha empresa pratica e o fizeste dentro do espaço que ela paga neste fórum (o dono não tem o nome comum comigo, o dono sou eu e tu sabe-lo perfeitamente, além de demagogo estás a provar ser hipócrita). Fizeste-o como user normal, mesmo (corrige-me se estiver errado) estando ligado a uma loja no centro de Lisboa e isso não te afectou moralmente pois não? eu quando interví no post do templo aquático, por uma questão de ética abstive-me de comentar a empresa. Eu na altura até discuti contigo na boa a aplicação do diploma que acabei inclusive por aceitar como aplicável ao meu caso e tomei as devidas providências, o mesmo não posso dizer de ti que pareces movido por algo mais do que a mera vontade de aprender e ensinar. Mas meu amigo, tal como a tantos, isso é problema teu.

Da minha parte estou aqui a discutir um assunto pretinente, se gostas de mim ou não... batatas. Se sabes ler ou não... coelhos e se mudas do assunto em questão para tentar passar a ter razão... chaminés.

 

Da minha parte não creio que estejas aqui a tentar discutir seja o que for de forma construtiva, começaste por o fazer e até aí foi bom e produtivo, agora creio que não vale a pena continuar, tens a tua moral e eu tenho a minha, mas somos de massas diferentes em termos de ética. Mais uma vez agradeço a tua intervenção em que colocas o diploma, foi muito esclarecedor e será com certeza uma referência para o futuro para mim e para outros.

 

Abraço,

Pedro

Editado por Pedro Borges

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Amigos e companheiros,

 

Vamos ficar só pelas garantias e tudo mais. Outros assuntos (pessoais/profissionais) que não se encaixão neste tópico deixem de lado, criem tópico para isso ou utilizem as MPs. Não vamos criar mais um off-topic num fórum para que o administrador/moderador tenha o trabalho de o separar!

 

Aproveito para lembrar, antes que aconteça algo mais, que estamos num tópico aberto a todo o público e devemos ter calma no que escrevemos.

 

Abraços, e uma saudavel discussão.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

se EU comprar um produto lá fora, e na impossibilidade de responsabilizar o vendedor, unica pessoa com a qual estabeleci um contrato, havendo cá representante da marca, o mesmo terá de assumir a responsabilidade.

 

Desejo-te a melhor sorte em convencer um juíz da tua interpretação da lei.

 

nao sei Pedro, a mim restam-me duvidas:

 

"Responsabilidade directa do produtor

1 - Sem prejuízo dos direitos que lhe assistem perante o vendedor, pode o consumidor que tenha adquirido coisa defeituosa optar por exigir do produtor, à escolha deste, a sua reparação ou substituição.

"

"5 - Considera-se representante do produtor, para o efeito do n.º 3, qualquer pessoa singular ou colectiva que actue na qualidade de distribuidor comercial do produtor e ou centro autorizado de serviço pós-venda, à excepção dos vendedores independentes que actuem apenas na qualidade de retalhistas.

"

 

ao qual poderia opor o artigo 2 que diz:

 

2 - O produtor pode opor-se ao exercício dos direitos pelo consumidor verificando-se qualquer dos seguintes factos:

a) Resultar o defeito exclusivamente de declarações do vendedor sobre a coisa e sua utilização, ou de má utilização;

b) Não ter colocado a coisa em circulação;

c) Poder considerar-se, tendo em conta as circunstâncias, que o defeito não existia no momento em que colocou a coisa em circulação;

d) Não ter fabricado a coisa nem para venda nem para qualquer outra forma de distribuição com fins lucrativos, ou não a ter fabricado ou distribuído no quadro da sua actividade profissional;

e) Terem decorrido mais de dez anos sobre a colocação da coisa em circulação.

 

no entanto:

 

"

3 - O representante do produtor na zona de domicílio do consumidor é solidariamente responsável com o produtor perante o consumidor, sendo-lhe igualmente aplicável o n.º 2 do presente artigo. "

 

o representante é solidariamente responsavel e se o produtor colocou em circulação, o representante é responsavel.

 

Atenção: as lojas como actuam unicamente como retalhistas estão fora desta responsabilidade indirecta, mas, (pelo que vi aqui representante ou distribuidor são similares):

 

"5 -Considera-se representante do produtor, para o efeito do n.º 3, qualquer pessoa singular ou colectiva que actue na qualidade de distribuidor comercial do produtor e ou centro autorizado de serviço pós-venda, à excepção dos vendedores independentes que actuem apenas na qualidade de retalhistas. (...)

 

ou seja, quem comprar fora pode recorrer a um qualquer distribuidor/representante (lojista não, se actuar unicamente como retalhista, mas tambem pode ser responsavel se actuar como importador/ditribuidor), sendo este obrigado a proceder á reparação/substituição.

 

penso que esta interpretação é possivel e segundo os quotes do João, penso ser a correctamente assumida, já agora João, qual a tua fonte?

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico foi criado para retirar o off-topic do seguinte tópico:

http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...st&p=517895

PC

Acho que tens que te informar melhor, quando compras um produto quem te dá garantia é a fábrica e a maneira de lá chegares é o qualquer dos pontos intermédios por onde esse produto passou. Se comprares um filtro na alemanha posso-te garantir que não terás ninguém cá em portugal a activar-te a garantia do mesmo a não ser que consigas aldrabar a coisa. O que há cá não são franchisings de nada, aliás não deves saber o que é um franchising para teres dito o que disseste, o que há cá nem sequer são representantes da marca (excepto a Sera que creio ter mesmo delegação portuguesa) o que há cá são importadores e lojas, e se compras um filtro numa loja ou activas a garantia nessa loja ou no importador que vendeu a essa loja ou até se te der jeito directamente na fábrica (a loja do lado, por exemplo não tem nada a haver com o caso) se compras na Aquaristik podes contar com eles ou com a fábrica ou com eventuais intermediários para te activar o caso. Isto não só é lógico como é a lei. Ao contrário do que escreveste. Aliás podes consultar a DECO para ficar mais esclarecido.

Não quero comentar o tópico, mas gostava de deixar bem claro esta ressalva pois o que disseste não tem absolutamente nada a haver com a realidade, por mais boa pessoa que sejas.

 

Abraço,

Pedro

 

Tens toda a razão

Cump

Link to comment
Partilhar nas redes sociais