Alimetação, filtragem e tratamento


Recommended Posts

Boa noite! :tongue:

 

Há cerca de 6/7 anos comprei 2 peixes (óscar tigre) e em pouco tempo tive que arranjar um aquário de maiores dimensões (100cmX80cmX60cm). Uma vez que os meus gatos saltam constantemente para cima do aquário e, uma dessas vezes, partiram a tampa, optei por não colocar outra. Como os peixes saltam muito, só encho o aquário até cerca de 60 cm de altura.

 

Com o passar do tempo os peixes tornaram-se agressivos um com o outro fazendo jogos de boca a boca e chegaram mesmo a retirar todo o areão num raio de 15 cm não deixando o outro se aproximar. Um deles foi ficando com lesões nas mandíbulas acabando por não conseguir comer. Por esta razão doei o de boa saúde ao Aquário Vasco da Gama e fiquei com o doente para o recuperar. Nos primeiros dias dei-lhe de comer à boca pois não tinha força de sucção, actualmente alimenta-se sozinho.

 

Enquanto pequenos alimentei-os de flocos de peixe (daqueles da tetra para peixes de água quente), em adultos de ração para gato, gammarus, peixe cozido (não gostavam de carne de vaca crua nem frango cozido). Actualmente, dou um granulado próprio para Ciclídeos (omega one – natural protein formula).

 

A ração de gato é boa para estes peixes?

Um granulado para ciclídeos é suficiente para manter uma dieta equilibrada?

 

Uso um filtro interior da Gardena para lagos que tem no seu interior uma esponja. O aquário não está equilibrado e mudo a água com frequência, cerca de ¾ de 15 em 15 dias. Estou à procura de um filtro e não sei qual é que devo comprar, qual o que me aconselham? E depois de comprar o filtro, mudo que percentagem da água e de quanto em quanto tempo?

 

O peixe está com a boca com muito mau aspecto :twisted: , noto também que as guelras estão com uma espécie de “Véu” e tem cerca de 3 manchas circulares esbraquiçadas no abdómen, será fungos? Que produto me aconselham? Se acharem necessário posso tirar uma foto e colocar aqui.

 

Peço desculpa pelo tamanho do texto e pela quantidade de questões, aguardo ansiosamente resposta!

 

Muito Obrigada,

 

Sónia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Sónia !

 

Os sintomas que descreves no teu oscar podem ser uma ou várias doenças ao mesmo tempo. Deves colocar o setup e os pârametros químicos do teu aquário para que alguém te possa ajudar. No caso das doenças quando não se sabe bem o que é pode tentar-se um tratamento de largo espectro como a aplicação de ESHA 2000, um produto que supostamente cobre 18 doenças Em caso de ictio também convem subir a temperatura da água. Noutros casos há quem aconselhe acrescentar sal de cozinha à água.

 

Espera que alguém com mais experiência apareça para te ajudar. Em princípio deves verificar primeiro se não tens os parâmetros químicos muito alterados. Não faz mal se experimentares o ESHA 2000. O aumento da Tº e os banhos de sal só devem ser feitos nalguns casos.

 

Tens de arranjar mesmo um filtro exterior. O filtro deve ter uma capacidade de bombagem de água em litros/hora cerca de 4-5 x o volume total do teu aquário. Depois tens de escolher os materiais filtrantes mais indicados. Os filtros externos da EHEIM são bastante bons.

 

Espero ter ajudado.

Editado por Neon Tetra

Nunca se é demasiado grande para aprender, nem demasiado pequeno para ensinar !

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não te sei dizer nada quanto às doenças, mas há uma coisa que me chama a atenção:

 

(...)O aquário não está equilibrado e mudo a água com frequência, cerca de ¾ de 15 em 15 dias(...)

 

se tens a altura da água a 60cm...

 

100x60x60 são 360L

 

3/4 de 340(tiram-se 20L de volume de areao e decorações) são 255L trocados de 15 em 15 dias e só duma vez :sleep:

 

As trocas são para fazer com maior regularidade e de uma forma menos brusca.

 

Isto não é um ralhete, parece-me é que se ainda por cima tens um filtro interno, não deve haver ciclos de bactérias nesse aquário.

 

Esperemos que alguém entendido em doenças apareça rápidamente.

 

Acrescento que com 100cm de frente era uma bomba relógio até um dos Óscares dar conta do outro.

 

cumprimentos e boa sorte

Editado por MiguelSCosta

malawix.jpg

Cumprimentos,

Miguel Costa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde!

 

Desde já agradeço as vossas respostas.

 

Néon Tetra, estive a pesquisar na aquaristic.net e encontrei estes filtros, mas antes de encomendar gostaria de saber qual deles o melhor para mim:

 

Eheim external filter 2215

Eheim external filter 2217

Eheim professionell II 2026

 

Quanto ao ESHA 2000 penso também encomendar, obrigada!

 

MiguelSCosta, então quer dizer que o aquário era pequeno para eles, certo? Quais são as medidas aconselhadas?

 

Muito obrigada!

 

Com os melhores cumprimentos,

 

Sónia Oliveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O Eheim professionell II 2026 deve ser o único que te dá alguma segurança para 360 L. Deves informa-te bem e comparar com filtros equivalentes da fluval ou da tetra que parecem ser mais económicos.

 

Não sou grande conhecedor. Apenas tenho um Eheim 2213 clássico no meu aquário de 100 L e estou muito satisfeito.

 

Espero que alguém te possa elucidar melhor.

Nunca se é demasiado grande para aprender, nem demasiado pequeno para ensinar !

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O Eheim professionell II 2026 deve ser o único que te dá alguma segurança para 360 L. Deves informa-te bem e comparar com filtros equivalentes da fluval ou da tetra que parecem ser mais económicos.

 

Não sou grande conhecedor. Apenas tenho um Eheim 2213 clássico no meu aquário de 100 L e estou muito satisfeito.

 

Espero que alguém te possa elucidar melhor.

 

Então a coisa funciona assim:

 

Os Oscares são uns porcalhões.

 

É possível manter um casal talvez em 120x60x60, mas o aconselhado será 150x60x60.

 

Ao inicio parecerá uma casa enorme para dois oscares mais uns poucos peixes que lhes resistam, mas a longo prazo, é o volume acima do qual vão crescer bem saudáveis.

 

Para um comprimento de 150 ou mais, recomendam-se dois filtros, um em cada ponta do aquário.

 

O 2026 é dos modelos paralelipipedicos, e pelo que tenho ouvido, quanto aos orrings (borracha vedante da tampa) não é do melhor, quanto ao sistema já não sei dizer se compensa o preço que custa a mais que o 2217.

 

Eu apostaria num 2217 e um 2215.

 

abraço

malawix.jpg

Cumprimentos,

Miguel Costa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.