mpvieira Publicado Fevereiro 23, 2008 Publicado Fevereiro 23, 2008 Boa tarde. Estou a alterar os parametros da minha agua com bicarbonato de sódio e carbonato de calcio. 1 - Devo retirar o filtro de carvão activado? 2 - Quando o aquario está estabilizado devemos retirar o filtro de carvão activado? OBG. Citar
Murkas Publicado: Fevereiro 23, 2008 Publicado: Fevereiro 23, 2008 Boa tarde. Estou a alterar os parametros da minha agua com bicarbonato de sódio e carbonato de calcio. 1 - Devo retirar o filtro de carvão activado? 2 - Quando o aquario está estabilizado devemos retirar o filtro de carvão activado? OBG. Depende bastante do tipo de aqua e para que queres o carvão activado... Citar A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!
mpvieira Publicado: Fevereiro 23, 2008 Autor Publicado: Fevereiro 23, 2008 Depende bastante do tipo de aqua e para que queres o carvão activado... O problema está em saber se os produtos quimicos que adiciono á agua para lhe alterar o DH e o KH são removidos ou não pelo cravão activado. Citar
AGA Publicado: Fevereiro 24, 2008 Publicado: Fevereiro 24, 2008 O problema está em saber se os produtos quimicos que adiciono á agua para lhe alterar o DH e o KH são removidos ou não pelo cravão activado. Boas! Mesmo que fossem, rapidamente o carvão activado ficaria "saturado" e deixaria de adsorver (não confundir com absorver) quaisquer substâncias, perdendo a sua função. De qualquer forma, mesmo não sendo removidos (é a ideia que tenho, mas não confirmei) a utilização de carvão deve ser pontual (por exemplo no caso específico da remoção de medicamentos). Em condições normais, caso os parâmetros não estejam bons, deve procurar-se identificar a fonte do problema e resolvê-lo. O carvão tem uma duração muito limitada, "satura" rapidamente. Cumps Aníbal Alves Citar [size="1"][color="#4169e1"] Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L) Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h) T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K) Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]
mpvieira Publicado: Fevereiro 24, 2008 Autor Publicado: Fevereiro 24, 2008 Boas! Mesmo que fossem, rapidamente o carvão activado ficaria "saturado" e deixaria de adsorver (não confundir com absorver) quaisquer substâncias, perdendo a sua função. De qualquer forma, mesmo não sendo removidos (é a ideia que tenho, mas não confirmei) a utilização de carvão deve ser pontual (por exemplo no caso específico da remoção de medicamentos). Em condições normais, caso os parâmetros não estejam bons, deve procurar-se identificar a fonte do problema e resolvê-lo. O carvão tem uma duração muito limitada, "satura" rapidamente. Cumps Aníbal Alves A Agua está boa, simplesmente tem Dh 4 e KH 2 e eu quero subi-los para 6 sem mexer no ph, por isso estou a experimentar o bicarbonato de sódio e o carbonato de cálcio. amanhã se ainda não tiver as alterações que pretendo vou adicionar mais um pouco dos produtos e desta vez retiro o carvão activado ao filtro. Citar
AGA Publicado: Fevereiro 24, 2008 Publicado: Fevereiro 24, 2008 A Agua está boa, simplesmente tem Dh 4 e KH 2 e eu quero subi-los para 6 sem mexer no ph, por isso estou a experimentar o bicarbonato de sódio e o carbonato de cálcio.amanhã se ainda não tiver as alterações que pretendo vou adicionar mais um pouco dos produtos e desta vez retiro o carvão activado ao filtro. Ao alterares o kH vais ter alterações de pH, pois estão relacionados. O bicarbonato é o principal para fazer subir o kH. Também podes optar por soluções mais a longo prazo, introduzindo rochas que te aumentem esses parâmetros (calcáreas), ou pedaços de coral, conchas. O pH deve subir. Já agora, porque queres subir as durezas e manter o pH correspondente a durezas baixas? (vê bem se é assim tão necessário estar a trabalhar a água...) Cumps Citar [size="1"][color="#4169e1"] Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L) Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h) T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K) Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]
mpvieira Publicado: Fevereiro 24, 2008 Autor Publicado: Fevereiro 24, 2008 (editado) Ao alterares o kH vais ter alterações de pH, pois estão relacionados. O bicarbonato é o principal para fazer subir o kH. Também podes optar por soluções mais a longo prazo, introduzindo rochas que te aumentem esses parâmetros (calcáreas), ou pedaços de coral, conchas. O pH deve subir. Já agora, porque queres subir as durezas e manter o pH correspondente a durezas baixas? (vê bem se é assim tão necessário estar a trabalhar a água...) Cumps Obg. pela ajuda Olha eu estou tentar alterar a minha água, para introduzir discus que provêm de agua com PH 7, KH 8 e DH15. Editado Fevereiro 24, 2008 por mpvieira Citar
Recommended Posts