Filtro e materias filtrantes


Recommended Posts

Tenho um aquario da juwel de 120l e gostaria de quanto as matérias filtrantes que tenho.

 

http://www.juwel-aquarium.de/en/filtermedien44.htm

 

- Na parte de baixo tenho as duas esponjas azuis que aparece no site.

- A seguir tenho a esponja verde

- depois tenho o carvão activo ( esponja preto ) que vou deixar mais 2 semanas

- tenho lá filtrante

- em no topo tenho turfa detro de uma meia de vidro

 

Duvidas:

- estas esponjas azuis fazem o mesmo trabalho das ceramicas ou devo trocar?

- De quanto em qt tempo devo troncar estes componente ou lavar?

- Sei que o carvão activo deve ser trocado de mes a mes. Posso utiliza-lo sempre? visto que quero ter a agua cristalina!

- E a turfa deve ser trocada de quanto em quanto?

- A matéria verde de ser retirada ou posso lava-la somente e tornar a repo-la?

 

Tenho o aquario montado há cerca de duas semanas e acho que ja deu inicio o ciclo. Fiz todos os porcedimentos que devem ser feitos e para acelerar o ciclo pus uma porção de substrato de uma aquario ja ciclado e um tronco de um aquario antigo. Tenho um tetra cardinal a cerca de uma semana lá e está muito bem adaptado.

 

 

Agradecia opiniões sff

 

muito obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O carvão activo retirava, pessoalmente só uso para retirar medicamentos da agua e por um curto periodo de tempo.

Segundo o que sempre li, o cavão retira à agua elementos fundamentais para o bom desenvolvimento dos peixes, ou seja este retira o que é mau mas tambem retira o que é bom.

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

flickr - Fotos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola

 

O carvão ativo não tem quase nenhuma utilidade se não retirar os medicamentos e outros, oque limpa a água mesmo dos detritos pesados são as esponjas e substratos porosos, esses abrigam as bacterias e as mesmas decompoe os detritos, eu, a cada mes, uso o carvão a cerca de 3 dias seguidos. O carvão deve ser trocado tanto quanto foi usado, quanto mais for usado mais rapido deve ser trocado, pois ele perde sua finalidade, eu usava 3 dias em um mes, e trocava quando ele alcançava 12 dias, quanto as esponjas em geral, não precisas troca-las de mes em mes, eu as troco a cada 6 meses, pois ja estao ficando frageis e apodrecendo, podes lava-las a cada 15 dias, nunca as tire do aquario por mais de 1 hora, pois as bacterias que estão nela morrem, tente as lavar o mais rapido possivel, e com a mesma água do aquario, onde ja estão acostumadas com os parametros e etc.

Tirando a esponja e o carvão, não intendo de outros materiais, eu ja coloquei algodao no meu nano de 27 litros, e deu muito certo, eu pensava que a agua estava limpa, em 1 semana o algodao estava verde, depois disso sempe passei a utiliza-lo, é um material barato, encontrasse em qualquer farmacia ou parecido, e filtra qualquer coisa que passe por ele, por ser tão compacto ele é muito eficiente, mas o problema é que dependendo da quantidade de algodâo, o filtro se não for bom, perde um pouco de vazão, o meu perdeu cerca de 30%.

Editado por PedroCrazy
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um dos meus filtros é da JBL, não sei a qualidade das esponjas de algumas marcas, mas as minhas já têm dois anos e nunca comprei novas, não apresentam o mínimo sinal de deterioração agora o "algodão" esse já tive de trocar mais que uma vez!

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

flickr - Fotos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

oi

pode-se meter algodao em vez de la de vidro?

 

comprimentos banana rock

 

Não aconselho, penso que o algodão pode entupir com muita facilidade.

a lã de vidro para os filtros não é muito cara, penso que não vale a pena arriscar.

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

flickr - Fotos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.