Iluminacao para plantas


Vampiro_Boris

Recommended Posts

Puiz uma luz de 11 wats para meu aquario de 20l.A lampada eh a mesma que uso em toda casa e é fosflorescente, ha algum problema???ela nao eh bastao mas sim um pouco menor com varios mini bastoes.

_______________________________________

Chegar onde eu cheguei, qualquer um chegava, dar a volta por cima que dei, quero ver quem dava!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Vampiro,

 

O ideal para as plantas é pores uma lâmpada indicada para plantas. Essas lâmpadas fluorescentes tipo as de cozinha, não são as ideais, até porque a luz que elas emanam, a vai fazer aparecer carradas de algas no aqua.

 

Se puderes compra uma indicada para plantas apenas ou até mesmo uma que seja indicada para peixes e plantas.

 

 

Tchau

 

Adriana

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sérto aspecto tens ke comprar uma lampada adekuada para aquarios nada dexas lampadas de cozinha pois ixo ñ é luz branca aconcelho-te a comprares uma lampada para plantados, mas para teres um bom plantado convem tb teres mais ke 0,5w/l portanto se tens 20 litros podes trer 40w/l.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sérto aspecto tens ke comprar uma lampada adekuada para aquarios nada dexas lampadas de cozinha pois ixo ñ é luz branca aconcelho-te a comprares uma lampada para plantados, mas para teres um bom plantado convem tb teres mais ke 0,5w/l portanto se tens 20 litros podes trer 40w/l.

Essa tua ultima mensagem é completamente incomprensivel...Lampadas de cozinha??? lampadas fluorescentes normais não são necessariamente más para as plantas...se não queres nada topo de gama, servem perfeitamente!

 

Ter 0,5 W/l serve perfeitamente para grande parte das plantas viverem felizes, existem é especies mais exigentes.

 

Se existe alguma coisa que realmente não é aconselhada são as incandescentes. De resto, a maioria serve perfeitamente.

 

Não vale de nada ter um "Ferrari" na iluminação se o que queremos é a performance de um carro normal para as plantas.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A lampada eh a mesma que uso em toda casa e é fosflorescente, ha algum problema???ela nao eh bastao mas sim um pouco menor com varios mini bastoes.

 

Parece-me pela tua descrição que estás a usar uma fluorescente compacta, serve perfeitamente para a iluminação! E para alem do mais tem rendimento superior em lumens/W do que as fluorescentes normais (T8).

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

valew ai, minha calha eh para lampadas de 15w se colocar mais potente que isso queimaram a calha?ela é de plastico.

_______________________________________

Chegar onde eu cheguei, qualquer um chegava, dar a volta por cima que dei, quero ver quem dava!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Essa lampada que voce falou parece ser a lampada compacta. Serve, sim, para aquario: mas veja a temperatura de cor dela: tem que ser acima ede 5.000K, emitindo, assim, uma luz branca.

Nao deve, tambem, ter mais de 6 meses(aproximadamente)de USO, senao nao adianta mt coisa tbm!

Lampadas estilo aqua glo(Hagen), ou arcadia freshwater(arcadia)sao excelentes para aquarios, principalmente os plantados, pois emitem luz na faixa de luz que as plantas mais aproveitam para fotossintese, mas nao indica que nao seja boa para aquario essas lampadas compactas.

Qualquer coisa, posta pra gente!

Abracos!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas as fluorescentes compactas sao muito diferentes das fluorescentes normais...

 

Bal-tubes.jpg01qa.jpg

nas imagens qual é o tipo das suas?

 

Se for das duas primeiras está a utilizar fluorescente normal, que se encontram nos mais variados tipos, com temperaturas de cor muito diferentes e proprias para plantas, reefs, etc

 

Se for uma PLL (duvido) ou uma fluorescente compacta, ou uma igual à da segunda imagem não se encontram muitas temperaturas de cor... e normalmente nao veem indicadas na embalagem. Estas teem maior tempo de vida, maior rendimento.

 

Se a sua for versão de casquilho(2ª imagem) pode facilmente trocar por uma mais potente sem consequencias, nas outras nao, porque o arrancador e balastro (mais o balastro que o arrancador) são dimensionados para as lampadas.

 

De qualquer forma nas compactas sugiro a utilização das "cool white " ao invés das "white" ou "warm white". Pdem ver mais informações sobre todo o tipo de lampadas em

 

http://www.squ1.com/index.php?http://www.s...ting/lamps.html

 

incluindo espectros de HQI, fluorescentes, fluorescentes compactas, incandescentes....e muito mais informação

 

Enjoy

 

Pedro Alves

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora aproveito para dizer que qualquer tipo de lampada fluorescente não deve ser deitada para o lixo normal....

 

Fluorescent tubes are actually categorised as hazardous waste and as such should not be disposed of through the normal waste stream in any real quantity. A single fluorescent tube contains enough mercury to pollute more than 30,000 litres of water. Most companies are unaware of this and subsequently more than 60 million tubes are sent to conventional unregulated landfill each year.

 

Já agora...nao vamos iluminar bem o nosso aquario e depois com a nossa lampada usada...poluir 30,000 litros de água!

 

Have bright ideas!

 

Pedro Alves

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Serve perfeitamente

 

eu troquei a minha fluorescente tubular por 5 dessas (com alguma brickolage pelo meio) e parece-me que as plantas não desgostam...

 

agora que os outros sistemas mais específicos são melhores não duvido, mas o dinheiro...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nuno, as T5 precisam de balastro electronico enquanto que as T8 não (se bem que funcionam melhor com balastro electronico)

vantagens: teem o dobro da duração, são mais compactas, melhor relação lumens/watt , perdem menos lumens/watt ao longo da vida.

 

Vampiro_Boris, sim serve perfeitamente, é uma fluorescente compacta. Tem melhor relação lumens/watt do que uma fluorescente T8 e serve perfeitamente.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito obrigado just_me estou saindo agora mesmo para colocar mais plantas e acabei de por o co2

_______________________________________

Chegar onde eu cheguei, qualquer um chegava, dar a volta por cima que dei, quero ver quem dava!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais