"rejuvenescido"


a_feijao

Recommended Posts

no verão passado, depois de uma semana e meia de ferias, cheguei a casa e deparei-me com dois aqua cheios de peixes mortos plantas completamente estragadas, e uma botija de co2 vazia, como é custome nada aconteceu ninguem mecheu em nada..., mas o mal estava feito não havia nada a fazer...

 

foi ai que, precipitando-me montei este aqua, sem ter a botija de co2 recarregada...

http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...mp;#entry428610

 

como vivo no interior, a coisas que tão simples se tornam complicadas, como encher 2kg de co2, o tempo passou-se entre arranjar um sitio para encher, já saber onde encher mas estar com falta de tempo€€, e mais quase 2 meses para a garrafa ir de onde a entreguei até onde foi encher e voltar pra mim, reclamar pra que eu ia á loja dizia voçes tem de reclamar! dizian-me não á nada a fazer a Arliquido manda nisto tudo faz o que quer e como quer, e o pior é que somos nós que damos a cara...

 

com isto tudo, escusado será dizer que o aqua ficou nù sem uma unica planta, devio a falta de co2...

 

finalmente já tenho o co2 e montei ontem uma replica do que queria ter feito em tempos..

 

(copypast do antigo topico)

o aqua tem 50x25x20altura +- 25l brutos

co2 pressurisado

filtro de cascata

iluminação 2x15 t8 6500ºk

 

hardescape e substrato

xistos e akadama especial

 

flora(a HC e a lilaeopsis estão na forma emersa, e tirando a lilaeopsis as outras não estão de grande saude)

Hemianthus Callistrichoides

Hemianthus Micranthemoides

lilaeopsis brasiliesis

 

fauna

2 neritinas

1 red (survivor)

1 neon(survivor, numca mais morre!! lol brincadeira)

2 ottos(survivor)

4 Nannostomus beckfordi casal adulto e duas crias que consegui safar

 

só falta a foto

redimencionada1.jpg

está-me a parecer que tenho pouca luz, vamos ver como se dezenvolvem as plantas

falta-me por um fundo, cor ainda a ver, e lipar o vidro de traz ... pra tirar uma foto mais limpa..

 

comentarios, criticas, bitaites e similares aceitam-se :rolleyes:

Editado por a_feijao

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas esta bonito mas ficaste a espera tanto tempo para carregar uma botija de co2 podias tere optado pela receita caseira que tambem da para bons resultados

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

esta fatantastico

adoro a posiçao das pedras

quanto ao fundo podias por um fundo preto, iria fazer sobresair as cores do aqua, principalmente as pedras castanhas

cumps

Carlos Vilaça

 

já está com um fundo em preto 8) acho que fica bem.

 

 

boas esta bonito mas ficaste a espera tanto tempo para carregar uma botija de co2 podias tere optado pela receita caseira que tambem da para bons resultados

 

tens toda a razão mas quem um dia usou co2 pressurizado, numca mais volta a fazer uma garrafa de co2 de 10/15 em 10/15 dias :oops: era uma maneira de ter mantido a antiga montagem, mas com o tempo que levei a encher a garrafa, acho que me ia cançar de fazer garrafas de mostela....

 

é eu sou assim um bocadinho comodista, ou será calão :smilecolros:

 

obrigado a todos pelos comentarios em breve meto novas fotos...

Editado por a_feijao

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

OLHA QUE A A RECEITA DE GELATINA DIZEM QUE PODE DURAR ATE 2 MESES....

EU FIZ UMA E ESTOU A ESPERA JA LA VAO 2 SEMANAS SEMPRE A BOMBAR...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

passou +- uma semana desde a montagem, com grandes problemas em manter as plantas no sitio, não tenho feito outra coisa senão replantar a "HC" a akadama é muito leve o que faz com que seja difícil manter plantas como "HC" no sitio sem que se soltem, a fauna ajuda a que os pequenos pés se soltem, tive de retirar alguns melanoides maiores que ao revirarem o substrato soltam os pés... as neritinas também não ajudam, já pensei até em tirar a HC e colocar glosso que alem de ser mais fácil de fixar pega muito mais rapido, mas penso que não ficaria tão bem...

 

a lilaeopsis brasiliensis já apresenta novos rebentos o que me surpreendeu, pois a planta estava na forma emersa, a "HM" tambem já se nota um pequeno desenvolvimento e está a começar a ganhar novo rebentos...

 

podem ver na foto alguma da "HC" na entrada do filtro, e alguma a boiar tambem

 

up.jpg

 

no inicio do topico esqueci-me de por algumas plantas

Echinodorus tenellus

musgo christamas

e uns talos de feto de java ainda sem folhas em redor de algumas das pedras

Editado por a_feijao

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muita fixe! Quando a cuba formar o tapete completo vai ficar espectacular, que fauna tas a pensar por definitiva? É que reparei que tens ali 2/3 SAE, certo? Vão ficar grandinhos para estarem aí, Que tas a pensar por?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

Muito fixe

quando a flora crescer vai ficar o maximo

boa aquariofilia

cumps JMG

 

Muita fixe! Quando a cuba formar o tapete completo vai ficar espectacular, que fauna tas a pensar por definitiva? É que reparei que tens ali 2/3 SAE, certo? Vão ficar grandinhos para estarem aí, Que tas a pensar por?

é o que espero, mas a cuba tem-me dado muito trabalho, é dificil fixa-la na akadama... mas ao que me parece já está a ganhar novos rebentos.

os peixes que se vem na foto são Nannostomus beckfordi, eu gostava de trocar a fauna por outros peixes que tenho em mente, mas só saberei se mudo quando montar um novo aqua que será para peixes sul Americanos e estes enquadran-se....

 

a_feijao.

 

gosto imenso do formato desse aquário, assim como do hardscape! :rainbowafro:

 

eu tambem acho que o hardscape se enquadra muito bem na altura do aqua, este aqua é muito antigo penso que era uma tartarugueira tem apena 20cm de altura..

 

obrigado a todos pelos comentarios em breve novas fotos.

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

já se nata algum crescimento das plantas, por isso fica aqui uma actualização.

 

fotos de hoje

alguns dos habitantes

DSCF7387.jpg

DSCF7388.jpg

DSCF7393.jpg

 

o crescimento da hc

DSCF7380.jpg

um pé de echinodorus tenellus

DSCF7395.jpg

 

o aquário

DSCF7389.jpg

lateral

DSCF7403.jpg

centro

DSCF7397.jpg

 

já comecei a fertilizar, estou a usar os fertilizantes da horizonte aquático

fertilizo com um pouco mais de 1ppm de po4 dia sim dia não

10ppm de k também dia sim dia não

no dia de fertilizar com po4 faço o teste e não resta po4, faço uma tpa de 5l dia sim dia não depois de fazer o teste de po4 e antes de fertilizar

no3 ainda só testei uma vez e estava muito alto, amanha vou medir para ver se tem baixado com a fertilização de po4 e k

 

co2 está a uma bolha a cada 2 segundos a apanhar a corrente do filtro.

 

quando comecei fertilizar, adicionava todos os dias 1 gota de ferro2+G e 2 gotas de micros+ dia sim dia não. começaram a aparecer os vidros um pouquinho verdes que se pode notar nas laterais do aqua, também a lilaeopsis ficou tipo bassa também com uma camada verde talvez greespot, por isso parai com os micros e ferro penso ainda não ser necessário, a fertilização de micros visto o aqua ainda estar muito nu

foto da lilaeopsis um pouco bassa, na foto não se noto muito bem

DSCF7392.jpg

 

não estou a gostar muito da HM estou a pensar em dar-lhe uma poda bem curta brevemente, se o crescimento não me agradar sou capaz de mudar para rotala sp greem acho ganhava outro aspecto... gostava de ouvir a voça opinião.

Editado por a_feijao

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Olá!

Gosto bastante deste aquario! Tens um hardscape bem elaborado e que te dá muito potencial!

Acho que a fertelização não tá má... já tens a fertelização de potassio no maximo? Sempre tenho lido por ai que nas fases iniciais o potassio é o macro mais importante!

O aquario não é um pouco pequeno para os Nannostomus beckfordi? Em altura pelo menos parece...

Talvez devesses deixar as rochas sem musgo, para serem um factor de contraste com o verde das plantas. E gosto mesmo mais de rotala que a HM, embora fique a condizer com a HC :bad-words:

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas diogo

 

a fertilização manti com os 10ppm a HM está a crescer muito bem, a HC nem por isso ou é de mim. soltou-se muita no inicio alem disso acho que os 30w não estão a dar conta, ou então tenho de mudar de lampadas :) está ainda muito dispersa nas pontas do aqua...

 

o musgo não é pra ficar como tem estado, a intenção daquele musgo ali é que se agare apenas uma pontinhas de musgo, e podar sempre rentinho a pedra, vamos ver se consigo dar o efeito que quero.

 

não acho que os Nannostomus beckfordi estejam apertados são apenas 4 2 deles jovens (o filho e a filha dos outros 2 :D ) ainda assim em prencipio iram para um novo aqua que estou a montar devagarinho.

 

já fiz uma poda á HM pena não ter tirado foto antes da poda...vamos ver se fica como quero, se não, mudo para R.green mas não sei se será melhor nunca usei.

a lilaeopsis está a crescer mas muito devagar tambem apanha muito pouca luz

 

o aqua está com algumas algas, poucas talvez 2 ou 3 :) daquelas filamentosas pretas/cinzentas

 

ver se ainda hoje aqui meto umas fotos

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

como prometido, estão aqui as fotos

o aqua

DSCF7412.jpg

DSCF7415.jpg

o musgo na pedra é +- assim que quero que fique, eo feto na base

DSCF7416.jpg

DSCF7420.jpg

as algas

DSCF7417.jpg

DSCF7416.jpg

 

tanbe tenho os vidros verdes. os da frente não porque limpei cabecadura

 

neste momento alem da fertilização comque iniciei, estou a adicionar 2 gotas deFlorinAxis carbon é mais ou menos o mesmo que o suplemento de co2 da sachem..

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

fica mais uma actualização

 

geral

DSCF7463.jpg

DSCF7460.jpg

musgo na pedra, está prestes a ser "rapado"

DSCF7461.jpg

a outra pedra com musgo

DSCF7458.jpg

 

as algas

DSCF7457.jpg

o aqua esta cheio destas algas, pensei que fosse e das lâmpadas estarem velhas e troquei, qual foi o meu espanto quando no dia seguinte elas estavam no dobro, então deduzi que talvez a iluminação estivesse boa como estava e voltei a por as lâmpadas que tinha e subi um pouco a calha, aumentei também a dose de FlorinAxis (equivalente ao sachem florish exel) vamos ver com será a evolução...

podem também reparar nos vidros laterai cheios de verdete, estranho que não ganha verdete no vidro do fundo, e no da frente ganha pouco mas esse eu limpo, limparei os laterais assim que notar que as algas estão a desaparecer..

deitei um pouco de FlorinAxis em algumas algas no dia seguinte desapareceram mas é quase impossível fazê-lo em todas ia ser uma grande dose....

 

neste momento estou a fertilizar diariamente com:

-1,5 ppm de po4

-15ppm de K

-5ppm de no3 (o resto é fornecido pela alimentação e etc)

-2 gotas de micros horizonte aquático

-2 gotas de ferro horizonte aquático

-4 gotas de FlorinAxis

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

MUITO BOM!!

acho que uma poda na Hemianthus Micranthemoides a seguir o contorno das pedras ficava a matar..

Cumps e parabens!

é esse o objectivo.

 

atrás da pedra da direita irá surgir uma moita também, ela está lá, mas ainda está escondida por traz da pedra, podes notar debaixo da pedra da direita já no meio da lilaeopsis, os pes de HM que mais tarde iram aparecer por cima da pedra..

na pedra da direita será o mesmo...

 

só não sei se ficará bem, o tempo o dirá.

 

abraço

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

é esse o objectivo.

 

atrás da pedra da direita irá surgir uma moita também, ela está lá, mas ainda está escondida por traz da pedra, podes notar debaixo da pedra da direita já no meio da lilaeopsis, os pes de HM que mais tarde iram aparecer por cima da pedra..

na pedra da direita será o mesmo...

 

só não sei se ficará bem, o tempo o dirá.

 

abraço

 

 

O mais dificil é passar as ideias do cerebro ao "terreno" :( (No meu caso é facil pq eu simplesmente nao tenho ideias, e cerebro muito pouco).

Acho que deves apostar nas tpas, essas algas têm pinta de querer expandir-se mais..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O mais dificil é passar as ideias do cerebro ao "terreno" biggrin (No meu caso é facil pq eu simplesmente nao tenho ideias, e cerebro muito pouco).

Acho que deves apostar nas tpas, essas algas têm pinta de querer expandir-se mais..

 

não me digas isso biggrin.png' alt=':biggn:'>

 

eu não as tirei antes das fotos, porque as algas tambem devem ser mostradas, no fim das fotos arranquei muitas delas, o crescimento parece estar estagnado ou neste momento muito lento, vamos ver se começam a desaparecer, as tpas teem sido de 80% talvez um pouco mais de 3 em 3 dias, entretanto vou dando mais umas borrifadelas nas algas com o FlorinAxis, vou postando a evolução.

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.