Caracois minúsculos


mtaugusto

Recommended Posts

Bem pessoal estou de volta!

 

Setup

Aquário - 70*40*40

filtro interno 700L/h Com esponja/lã filtrante /biofibras

termoestato 100W

Bomba sera 2 saidas

Iluminação fraca 18W

 

-2 cory albinas

-1 limpa vidros

-2 platys vermelhos (casal)

-2 molly pretos (casal)

-4 guppys (dois casais)

-1 Betta macho

 

Algumas plantas

 

Durante este tempo tem corrido tudo bem, o ph está nos 7,3, nada de nitritos nem amónia, temperatura 26º neste momento tenho é um problema, apareceram alguns caracóis minusculos nas paredes do aquário e nas folhas de algumas plantas.

 

1-A minha pergunta é o que terá causado isso?

2-É prejudicial?

3-Como posso acabar com eles?

 

Abraço e obrigado pela ajuda desde já!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

isso devem ser os famosos physas, que eu saiba nao sao prejudiciais ate sao bons para limpar o fundo do aqua de restos de comida, eu tenho uns no meu aqua que devem ter vindo nas plantas, e no teu caso nao deve ser diferente. uma maneira de os irradicar é pores uma folha de alface a noite e depois de manha tiras do aqua que deve os trazer todos ou quase todos mas uns dias a fazer isto e deve chegar para os limpar...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pelo que vi n tens ampularias pelo que penso que deve ter ido juntamente com alguma planta.

Colcaste alguma recentemente?

 

Pode vir a ser uma praga no teu aqua.

 

Podes apanhá-los e tirá-los de lá ou então comprar um produto próprio para eliminar os caracóis.

 

Abraço

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem pessoal estou de volta!

 

Setup

Aquário - 70*40*40

filtro interno 700L/h Com esponja/lã filtrante /biofibras

termoestato 100W

Bomba sera 2 saidas

Iluminação fraca 18W

 

-2 cory albinas

-1 limpa vidros

-2 platys vermelhos (casal)

-2 molly pretos (casal)

-4 guppys (dois casais)

-1 Betta macho

 

Algumas plantas

 

Durante este tempo tem corrido tudo bem, o ph está nos 7,3, nada de nitritos nem amónia, temperatura 26º neste momento tenho é um problema, apareceram alguns caracóis minusculos nas paredes do aquário e nas folhas de algumas plantas.

 

1-A minha pergunta é o que terá causado isso?

2-É prejudicial?

3-Como posso acabar com eles?

 

Abraço e obrigado pela ajuda desde já!

Em principio os caracois de que falas devem ser physas.

 

O que terá causado isso terá sido platas que levaste para o aqurio com elas ou com ovvos.....

Se forem phisas não sao prejudicicais (a meu ver) mas aocnselhava-te a tirar pois daqui a um tempo tens centenas(praga).

Como podes acabar poes tiralos a mao ou compra um botia ou entao penso que exista uns productos par aisso (mas quanto mais natural possivel melhor)

 

Se puseres foto ajuda muito mais.........................espera pelo comment de pessoas mais experientes."!

cons.jpg*
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pela minha recente experiência, eles são uma verdadeira praga. Ao princípio, como disseram anteriormente até os deixei ficar no aquario, primeiro porque estava em fase de ciclagem, depois porque até dava um efeito engraçado e sempre ajudavam na limpeza dos detritos.

Mas, passado pouco tempo, era vê-los as dezenas pelo aquario. Tentei remove-los à mão, com alface, com espinafres, mas os que conseguia remover, não eram sufientes para eradica-los. Pelo que tive utilizar, a muito custo, um produto da Esha Gastropex. Em que segui rigorosamente as dosagens indicadas e até agora não apareceram mais nenhuns.

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pela minha recente experiência, eles são uma verdadeira praga. Ao princípio, como disseram anteriormente até os deixei ficar no aquario, primeiro porque estava em fase de ciclagem, depois porque até dava um efeito engraçado e sempre ajudavam na limpeza dos detritos.

Mas, passado pouco tempo, era vê-los as dezenas pelo aquario. Tentei remove-los à mão, com alface, com espinafres, mas os que conseguia remover, não eram sufientes para eradica-los. Pelo que tive utilizar, a muito custo, um produto da Esha Gastropex. Em que segui rigorosamente as dosagens indicadas e até agora não apareceram mais nenhuns.

Cumps.

 

Subscrevo a 100% - é que depois de tar tudo limpo de restos de comida etc eles atiram-se às plantas, e aí é o caos, além de que são MUITO mais rápidos do que os neritinas zebra que eu tenho, pelo que este agora tá cheio de fome! é ridículo :D

Não há folhas de alface que valham quando já são muitos.

 

O que facilita a explosão demográfica destas pestinhas creio que seja o excesso de comida, mas depois eles comem tudo o que houver!!! ou seja as melhores e mais frágeis plantas; é um ciclo vicioso.

 

Só não concordo muito com os químicos. Como tenho neritinas, tou a tentar seguir a via natural e comprei um botia palhaço, vamos lá a ver.

 

Boa sorte e se puderes, compra um botia, ou se não tiveres outros invertebrados, põe lá o produto, se tens amor às tuas plantinhas mais tenras

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

EU ESTOU COM ESSE PROBLEMAS MAS TENHO AMPULARIAS E ESTOU COM MEDO DE POR PRODUTO

 

Se leres com atenção o que escrevi no post anterior... talvez ajude...

Acho que ainda vou montar um serviço de aluguer de botias palhaço, LOL

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

se os caracois que falas sao esses ve neste link http://www.aquaonline.com.br/content/view/1789/54/

normalmente vem com as plantas

das duas uma:

-ou compras um producto para isso

-ou compras uns botias

espero ter ajudado

cumps

Carlos Vilaça

Editado por CVilaca
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas eu faço controle nos meus com um tubo como se estivesse a fazer uma tpa suguos com o tubo da agua e depois é so tirar do balde para dar as tartarugas elas adoram...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Venho só dar uma opinião um bocadinho diferente da vossa... Acho que eles só são uma praga se quisermos.

 

Já tive mesmo centenas no meu aqua, são inofensivos mas concordo que não ajudam muito na estética do aquário. A única coisa que eu fiz foi reduzir na comida que dava aos peixes, agora tenho uma população bem controlada, são poucos e até lhes acho alguma piada.

 

Não aconselho o uso de químicos é sempre preferível optar pelos métodos naturais, da alface, pouca comida, botia, etc. Enquanto eles tiverem restos de comida no substrato não vão parar de se reproduzir, podem até usar químicos mas se daqui a uma semana introduzirem mais plantas que tenham alguns ovos vão ter continuar a usar químicos e assim sucessivamente.

 

Apenas quis deixar a experiencia de alguém que já teve os vidros cobertos de caracóis e que apenas com uma redução na alimentação conseguiu estabilizar a "praga", coisas tão simples fazem a diferença.

 

Só mais uma coisa, esses caracóis não se alimentam das plantas...

Editado por Marta Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em Oliveira do Hospital, a água sai-te acima dos Ph 7.0 ?

Curioso, a mim sai-me a 6.0 ( o que é óptimo para os aquários que tenho ) , e mesmo nas fontes na rua, sai sempre a 6.0.

- Legend of Lusitanian Pride -

 

Bateria para Bettas

Alguns Bettas de criação minha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.