Introdução acidental de lapas no áqua


guelra

Recommended Posts

Olá pessoal

 

Esta mensagem não é precisamente sobre plantas, mas penso que pode estar aqui pois está diractamente ligada as mesmas.

 

Juntamente com algumas das minhas plantas introduzi no áqua umas mini "lapas". Se alguem souber a especie ou caracteristicas agradeço comentários. :cry:

 

As lapas têm cerca de 1mm de diametro, estão activas durante noite onde se podem observar dezenas coladas aos vidros. Durante o dia estão inactivas e a maioria desaparece, algumas refugiam-se acima da linha d'água.

 

Junto fotos para terem uma ideia:

 

Durante a noite em actividade:

Pic_487_9.jpg

 

Durante o dia acima da linha d'água:

Pic_487_10.jpg

 

 

A mesma lapa retirada do vidro para melhor se observar (não saiu muito bem pois a carapaça é muito fragil.

 

Pic_487_8.jpg

 

Abraço

João

Aqui é preciso Guelras pra respirar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito interessnte

:cry:

 

algo diferente, não sei é se terás problemas...

 

há alguns mexilhões que tÊm vida paraitária enquanto larvas, não serão todos, mas alguns.

 

Agora essas lapas não faço ideia, mas se for como nos salgados não há problema rigorosamente nenhum...

:?

 

Uma boa adição original!

 

Abraços!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

De facto é original, a nivel visual tb não incomodam pois só mesmo no excuro é que aparecem.

 

Quanto à reprodução, de facto reproduzem-se, mas não me parece que vão fazer uma grande colonia pois andam muito dispersas. As plantas tb estão normais, parece-me que gostão mais de algas (que agora abudam no mau aquário).

 

Faltou-me o ferro, as algas ficaram em vantagem e bum em dois dias ficou tudo cheio de cabelo. Estou à espera que a brigada de limpeza funcione, adicionei ontem um CAE (não encontrei SAE)

 

Abraço

João Paulo

Aqui é preciso Guelras pra respirar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Neste momento também tenho, até agora não notei problemas na plantas, mas nunca se sabe. Já tinha pensado colocar um topico, mas como não me incomodam muito lol.

 

Abraços.

Abraços

 

MiguelCamarinhas|Barreiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

eu julgo que é a Ancylus fluviatilis eu tenho várias e eles andam durante o dia :)

 

Nome: Conhecido como Caracol Lapa, Caracol copo ou Caracol lapa do rio, (Alemao: Flussnapfschnecke, napfschnecke; ingles : River limpet ).

 

Distribuicao : Europa.

 

Caracteristicas: Vive em água de corrente forte, ricas em oxigênio, em ribeiros, fontes ou nas margens de lagos com ondulacao forte. Saem com dificuldade da pedra ou base de apoio, sao sedentários abandonando muito raramente a pedra ou zona que elegeu como seu territorio.A cavidade pulmunar é regressiva pelo que a respiração é feita somente pela pele.

 

Alimentacao: algas e detritos.

 

Tamanho: 4-9 milímetros largos e 2-5 dos milímetros longo, 3-7 do milímetro altura.

 

sobre a reproducao nao tenho informacoes :)

espero ter ajudado :)

Pesquisem antes de perguntar!

Fish are friends, not foöd Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais