os meus discus (defeito ou feitio)


maneljakim

Recommended Posts

Olá,

 

Em relação à temperatura os discus devem ser mantidos entre os 28º e os 30º, a maior parte de nós e em especial os criadores de discus preferem tê-los nos 30ºC pois a esta temperatura determinadas doenças não se desenvolvem e outras muito raramente aparecem.

Atenção a essa temperatura, os 30ºC, há peixes que aguentam bem como as plantas, mas nem todos os peixes nem todas as plantas.

Lembra-te também de outra coisa, as plantas têm uma resposta às mudanças um pouco mais lenta que a resposta de um peixe a alguma alteração.

Quanto aos teus discus em concreto a mim parece-me ictio, doença dos pontos brancos como é vulgarmente conhecida. Já ouvi várias opiniões e estudos e há quem diga que o que acontece ao subires a temperatura para os 30ª apenas inibes o parasita, deves sempre aplicar o produto para matar o parasita e/ou os possíveis cistos que deixem pelo aquário pois se voltares a baixar a temperatura e não tiveres efectuado p tratamento mais tarde ou mais cedo surgira novamento o problema.

Os teus discus estão a comer?Pareceram-me muito magros, não sou muito de grandes aditivos à comida mas julgo que devias optar por comida congelada, adiciona-lhe alho esmigalhado e se der coloca-lhe umas vitaminas.

Abraço

 

Bernardo

Toupeira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Em relação à temperatura os discus devem ser mantidos entre os 28º e os 30º, a maior parte de nós e em especial os criadores de discus preferem tê-los nos 30ºC pois a esta temperatura determinadas doenças não se desenvolvem e outras muito raramente aparecem.

Atenção a essa temperatura, os 30ºC, há peixes que aguentam bem como as plantas, mas nem todos os peixes nem todas as plantas.

Lembra-te também de outra coisa, as plantas têm uma resposta às mudanças um pouco mais lenta que a resposta de um peixe a alguma alteração.

Quanto aos teus discus em concreto a mim parece-me ictio, doença dos pontos brancos como é vulgarmente conhecida. Já ouvi várias opiniões e estudos e há quem diga que o que acontece ao subires a temperatura para os 30ª apenas inibes o parasita, deves sempre aplicar o produto para matar o parasita e/ou os possíveis cistos que deixem pelo aquário pois se voltares a baixar a temperatura e não tiveres efectuado p tratamento mais tarde ou mais cedo surgira novamento o problema.

Os teus discus estão a comer?Pareceram-me muito magros, não sou muito de grandes aditivos à comida mas julgo que devias optar por comida congelada, adiciona-lhe alho esmigalhado e se der coloca-lhe umas vitaminas.

Abraço

 

Bernardo

 

boas

 

os discus estão a comer bem (engolem mm, n comem e deitão fora como têm a mania de fazer). a temperatua já está a subir para os trita e amanha vou a naturline comprar o medicamento para o ictio. a minha duvida agora é se continuo a alimentar normalmente ou se ficam uns dias sem comer???(tanto os discus como os outros todos)

os discus estão cá em casa desde sabado e n me parecem, mais magros do q eram (o q n quer dizer q seja bom), têm comido uns flocos normais da JBL mas tenciono comprar comida congelada e artemia

 

obrigado

 

manel

entremargens6hc1.png


Grupo Entre Margens


Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como disse a temperatura admissivel será entre 28 e 32º, tente colocá-la a 30º que é intermédia.

Pelas fotos tudo indica que será ictio, mas esta doença é em tudo rara nos discus, a não ser que aconteça, que parece o caso, de a temperatura do aquário tenha sido inferior a 28º. O que lhe estava a dizer é que as pessoas dispostas a tentar manter os animais deverão proporcionar as condições ideais para o tipo de peixe em causa sendo que os discus são bastantes exigentes.

 

 

Poix então, pessoalmente acho que existe uma grande diferença entre 28º e 32º mas, cada um sabe de si, eu mantenho os meus a 30º. Agora se na loja os peixes estavam a 26º penso que já pode ser uma explicação aceitável, há que tratar!!!!

E já agora, relativamente a cor que eles tinham, ou seja, a coloração escurecida, como é que fez? Ambientou-os antes de os colocar na nova casa ou, siga é sempre a andar???

Quanto á desparasitação, se precisar de alguma informação, estou disponível para ajudar naquilo que sei ( e só falo do que sei). :puppydogeyes:

Cuide bem de seus discos,afinal,existe uma enorme diferença entre viver bem e sobreviver.
http://agpa.forumeiros.com/lacs-discus-f15/
actuals.jpg
Cump
Luis Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Poix então, pessoalmente acho que existe uma grande diferença entre 28º e 32º mas, cada um sabe de si, eu mantenho os meus a 30º. Agora se na loja os peixes estavam a 26º penso que já pode ser uma explicação aceitável, há que tratar!!!!

E já agora, relativamente a cor que eles tinham, ou seja, a coloração escurecida, como é que fez? Ambientou-os antes de os colocar na nova casa ou, siga é sempre a andar???

Quanto á desparasitação, se precisar de alguma informação, estou disponível para ajudar naquilo que sei ( e só falo do que sei). starwars

 

obrigado

 

fiz a ambientação q faço com todos os peixes... ambientar à temperatura dentro do saco no aqua durante 20 min e depois acrescento agua do meu aqua ao saco e mais 20 min e depois com a rede ponho lá dentro... axo q é assim q se faz...(espero bem q sim, se n tenho andado a fazer mal :puppydogeyes: )

 

quanto à desparasitação gostaria q me ajuda-se sim com o q sabe (já diz o ditadi:"quem dá o q tem a mais n é obrigado")

 

obrigado

 

manel

entremargens6hc1.png


Grupo Entre Margens


Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado

 

fiz a ambientação q faço com todos os peixes... ambientar à temperatura dentro do saco no aqua durante 20 min e depois acrescento agua do meu aqua ao saco e mais 20 min e depois com a rede ponho lá dentro... axo q é assim q se faz...(espero bem q sim, se n tenho andado a fazer mal :puppydogeyes: )

 

quanto à desparasitação gostaria q me ajuda-se sim com o q sabe (já diz o ditadi:"quem dá o q tem a mais n é obrigado")

 

obrigado

 

manel

 

ora bem, quanto á desparasitação envio-te por mp ... vai lá ver !!!! ehehe

Cuide bem de seus discos,afinal,existe uma enorme diferença entre viver bem e sobreviver.
http://agpa.forumeiros.com/lacs-discus-f15/
actuals.jpg
Cump
Luis Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ora bem, quanto á desparasitação envio-te por mp ... vai lá ver !!!! ehehe

 

Olá. Desculpem estar a meter-me no tópico sem ser pelo assunto propriamente dito, mas também gostava de obter informação sobre a desparatização dos discus, pois estou a pensar em iniciar-me proximamente nesta espécie de peixes. Se pudesses partilhar a informação aqui agradecia imenso banana rock

 

Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ora bem, quanto á desparasitação envio-te por mp ... vai lá ver !!!! ehehe

 

espero pela mp

 

obrigado por tudo

 

manel

entremargens6hc1.png


Grupo Entre Margens


Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ora bem, quanto á desparasitação envio-te por mp ... vai lá ver !!!! ehehe

 

 

Não querendo parecer chato mas isso é algum segredo de estado que não se possa partilhar com os restantes membros do forum ou é tipo segredo meu só meu digo te a ti mas não dizes a mais ninguem

 

Caro colega lacs isso foi de muito mau tom mas cada qual sabe das suas coisas embora ache que o espirito do forum seja partilhar informação ou pelo menos pensava eu

 

Cumps

 

Rodolfo Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esses discus compraste onde?? eles parecem ter um crescimento débil nas fotos.. e a cor que eles têm não é nada bom sinal.... o ictio pode muito bem ser provocado por TPA acentuadas.. pois existe sempre quebras na temperatura... nas tpas do aqua dos discus eu faço sempre calmamente... tipo se meter 100LT de agua leva +/- 2h até repor completamente... eu mantenho 28.5ºc e nao tenho qq problema com os outros peixes e com os discus...

 

Boa sorte!!

 

CUMPS

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Há um pormenor importante a salientar, independentemente de os Discus necessitarem de temperaturas altas, ideal 28/30º, o ictio tem um ciclo de 17 dias, pelo que se deve aumentar a temperatura para os 30º durante, pelo menos, 17 dias.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

desculpem a pergunta mas pq os 28º aos 30º e nao 34 º por exemplo...acham mesmo que os discus vao morrer da temperatura? para mim colocava-os a 34º e depois era so esperar...

Cumprimentos,

João Ferreira

Nunca mais tenho juizo....Tb não sei o que ele come....!!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

desculpem a pergunta mas pq os 28º aos 30º e nao 34 º por exemplo...acham mesmo que os discus vao morrer da temperatura? para mim colocava-os a 34º e depois era so esperar...

 

 

há mais animais no aqua... os discus podiam n morrer... mas os outrosss.. já a 31 n é muito bom... e se o ictio morre aos 30 pq 34????

 

cumprimentos

manel

entremargens6hc1.png


Grupo Entre Margens


Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mete a 30º, logo verás...

 

 

já está desde ontem à noite....

 

mas tenho estado a fazer alimentação normla... faço bem????

 

diminui as horas de luz... faço bem???

 

obrigado

 

manel

entremargens6hc1.png


Grupo Entre Margens


Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esses discus compraste onde?? eles parecem ter um crescimento débil nas fotos.. e a cor que eles têm não é nada bom sinal.... o ictio pode muito bem ser provocado por TPA acentuadas.. pois existe sempre quebras na temperatura... nas tpas do aqua dos discus eu faço sempre calmamente... tipo se meter 100LT de agua leva +/- 2h até repor completamente... eu mantenho 28.5ºc e nao tenho qq problema com os outros peixes e com os discus...

 

Boa sorte!!

 

CUMPS

 

comprei numa loja de animais mas perguntei e vieram da TROPICAL.

ainda n fiz tpa desde q chegaram por isso n deve de ser disso.

 

cumprimentos

manel

entremargens6hc1.png


Grupo Entre Margens


Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O parasita veio de certeza com os Discos, o Ictio (parasita) não sobrevive sem hospedeiro logo nesse aquário não existia, normalmente é introduzido por plantas, peixes ou outros materiais no aquário por nós. Se baixares e subires a temperatura não aparece ictio no aquário, já fiz o teste os peixes estiveram em temperaturas 7 graus durante 4 dias e depois subi para a temperatura normal e nunca apareceu em qualquer peixe meu. O ictio é um parasita que só pode ser atacado quando está fora do hospedero, ou seja durante o curto espaço de tempo que aproveita para se reproduzir, ficando vulnerável pois é muito difícil ser atacado quando está protegido na epiderme do peixe. Depois de sairem do Hospedeiro morrem em 48 horas caso não encontrei nova vítima, este ciclo leva 10 a 12 dias a temperaturas de 22º e pode chegar a 21 dias em temperaturas mais baixas. Se se subir a temperatura acima dos 29º aceleramos o ciclo do parasita e o mesmo morre quando se liberta do hospedeiro pois quando tenta a reprodução fica exposto e não tolera estas temperaturas, uns 5 a 7 dias é o suficiente.

Os pontos brancos que aparecem no peixe infetado, são o resultado da defesa da epiderme da pele ao ser penetrada pelo parasita, este pode já nem lá estar.

 

Francisco Ramalho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

desculpem a pergunta mas pq os 28º aos 30º e nao 34 º por exemplo...acham mesmo que os discus vao morrer da temperatura? para mim colocava-os a 34º e depois era so esperar...

 

Pois e joão :tongue: (jonas27lx) mas vaos la explicar isso. :tongue:

Cuide bem de seus discos,afinal,existe uma enorme diferença entre viver bem e sobreviver.
http://agpa.forumeiros.com/lacs-discus-f15/
actuals.jpg
Cump
Luis Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas e más noticias... as pintas estão quase a desaparecer... o que é bom (eu sei q o ciclo demora 17 dias e n vou baixar a temp.)

mas o disco continua escuro apesar de comer mmuito bem

pq será???

 

cumprimentos

manel

entremargens6hc1.png


Grupo Entre Margens


Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

provavelmente tenias....faz tremazol da sera e flagyl na comida

 

boas e más noticias... as pintas estão quase a desaparecer... o que é bom (eu sei q o ciclo demora 17 dias e n vou baixar a temp.)

mas o disco continua escuro apesar de comer mmuito bem

pq será???

 

cumprimentos

manel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não querendo parecer chato mas isso é algum segredo de estado que não se possa partilhar com os restantes membros do forum ou é tipo segredo meu só meu digo te a ti mas não dizes a mais ninguem

 

Caro colega lacs isso foi de muito mau tom mas cada qual sabe das suas coisas embora ache que o espirito do forum seja partilhar informação ou pelo menos pensava eu

 

Cumps

 

Rodolfo Silva

 

Boas

Escapas de ter razão :crazyeyes:

Cuide bem de seus discos,afinal,existe uma enorme diferença entre viver bem e sobreviver.
http://agpa.forumeiros.com/lacs-discus-f15/
actuals.jpg
Cump
Luis Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
Boas en estou a pensar adquirir 3 discus para o men aqua de 280 litros.

A minha duvida é se a agua a 28 graus fará muita difença para estes?

Pois tenho muitas plantas e outros peixes.

 

eu tb tenho muitas plantas e outros peixes..

coloquai a agua a 30ºc po causa do ictio e assim continua e está tudo bem, por isso acho que é melhor pores a 30ºC

 

cumprimentos

 

 

manel

entremargens6hc1.png


Grupo Entre Margens


Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu tb tenho muitas plantas e outros peixes..

coloquai a agua a 30ºc po causa do ictio e assim continua e está tudo bem, por isso acho que é melhor pores a 30ºC

 

cumprimentos

 

 

manel

 

Há vejo que andas-te a aprender umas coisas :Fade-color

Cuide bem de seus discos,afinal,existe uma enorme diferença entre viver bem e sobreviver.
http://agpa.forumeiros.com/lacs-discus-f15/
actuals.jpg
Cump
Luis Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais