Kh muito alto


Rui Granja

Recommended Posts

boas,

 

Só no fim de semana descobri que tinha a água da companhia com um kh de 11, eu sabia que ela era algo calcário, avaliando pelos detritos deixados num filtro que tenho à entrada de casa, mas não pensava que fosse tanto!!

 

Como não sabia que ela era dura troquei um altispinosa pelo que pretendia, um apistograma cacatuoides, até aqui tudo bem, o pior foi depois quando fiz o teste pois não o tinha.

 

Hoje chego a casa e tenho o apisto morto...quase que me deu um treco!

 

Visto que pouco encontrei da influência do kh nos ciclideos americanos, preciso dos seguintes esclarecimentos:

 

O kh nestes peixes ronda entre que valores? (li qualquer coisa entre os 4 e os 6 mas já nao me lembro bem)

 

O kh é tipo o ph, bastante influente na saude dos peixes?

 

Sendo assim, e visto que estou com um ph de 6.8 +/-, que fauna posso por deste modo?! É que só me resta a equipa de limpeza!

 

Abraço e obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

kh é a dureza carbonatada da agua

só consegues resolver isso com agua de osmose ou se tiveres um supermercado lidl ai ao pé de ti compra uns garrafões de cinco litros que dizem no rotulo agua da nascente custam cerca de 40centimos cada e faz umas mudas de agua com eles

o ideal para esse tipo de peixes é realmente os valores entre 4e6 DH

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

os kribensis são bastante resistentes penso que não vais ter problemas antes pelo contrario com essa agua desatam se a reproduzir que nem doidos

 

mas espera pela intervenção de alguém mais entendido

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo.

 

Bom assim fico um pouco mais descansado, mas estou a achar muito estranho pois tenho o ph entre 6.5 e 6.8, e o kh está nos 11!!

 

Eu não tenho grandes conhecimentos acerca disto, mas faz-me confusão haver uma diferença tão grande!

 

Daqui a bocado já vou comprar um teste de kh para confirmar ou ver se há algo mal...

 

O pior é que com esta dureza acho que não posso por mais nada do que tinha idealizado...

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

a relação ph-kh

 

por vezes é um pouco complicada

 

se não experimenta a pôr um pouco de um acido qualquer dentro de um recipiente que tenha agua destilada e verás que ficas com um ph baixinho e um kh altissimo

 

 

mas para esclarecer este tipo de situação tens aqui um membro no forum expert nestas coisas que é o Luis Furtunato

pode ser que ele repare neste post e te dê uma resposta mais concreta

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Pois o Luís já cá fazia falta! Aquilo é com cada resposta que uma pessoa ou fica esclarecida, ou não fica a perceber nada! Dada a complexidade.. :laugh:

 

Já vi um post dele antigo ao fazer uma pesquisa sobre isto que dizia que só há um ph baixo e um kh alto por duas razões:

 

Uma é se ouver uma elevada taxa de co2 dissolvido na água.

 

A outra já não me lembro. LOL :oops:

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais