Iniciação nos salgados


JCBF

Recommended Posts

Parece que o teu passa muros é dos brancos, daqueles que só têm rosca de um dos lados! Se for assim, acho que podias comprar dos outros, dos normais! Desses não sei como fazer para resolver esse problema, já que a rosca costuma ser curta demais para depois colocar uma porca do lado de cima!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 60
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Parece que o teu passa muros é dos brancos, daqueles que só têm rosca de um dos lados! Se for assim, acho que podias comprar dos outros, dos normais! Desses não sei como fazer para resolver esse problema, já que a rosca costuma ser curta demais para depois colocar uma porca do lado de cima!

 

 

 

Pedro,

 

Assunto resolvido.

 

Fui à ASC em S. Julião do Tojal e tinham lá tudo o que é necessário e ainda por cima são impecáveis a ajudar e perceberam logo, sem eu o dizer, que se tratava de um aquário.

 

Obrigado pela tua ajuda.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para as fotos ainda é cedo, mas lá chegará o dia.

 

Agora tenho outra questão em que começo já a pensar:

 

Qual o aparelho de osmose inversa que aqui o pessoal do forum aconselha? preços? e onde adquirir?

 

As compras na Underwater e Seahorseshop são de confiança?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Essas 2 lojas são de confiança! O pessoal tem comprado e tem sido bem servido. Eu dessas só comprei na Seahorse e não tive nenhum problema.

Para exemplo, a minha osmose é equivalente a esta:

http://www.underwater-shop.com/product_inf...products_id=698

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Essas 2 lojas são de confiança! O pessoal tem comprado e tem sido bem servido. Eu dessas só comprei na Seahorse e não tive nenhum problema.

Para exemplo, a minha osmose é equivalente a esta:

http://www.underwater-shop.com/product_inf...products_id=698

 

 

Pedro,

 

Vi a tua resposta ao tópico "Sump", nomeadamente o teu desenho e fiquei baralhado. Pensei que o escumador ficava da divisória onde entra a água vinda do aquário. Não é assim que tens no teu desenho. Então a bomba de retorno e o escumador vão ficar na mesma divisória?

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aquilo era exemplos. Se utilizares o escuamento vindo do aqua para alimentares o escumador, ele terá que estar do lado da sump onde vem o escuamento, caso contrário não é necessário lá estar!

 

Na minha sump, a que eu tinha que entretanto foi para o lixo e tá prestes a vir uma nova (amanhã), nem tinha divisórias, era um aqua aberto.

 

A minha nova sump vai ser identica a esta:

gallery_4516_157_23156.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Finalmente cheguei à fase do teste com água doce. Está tudo a funcionar bem.

 

Falta agora encher o aqua com água salgada. Esta semana deve chegar a osmose e as bombas de circulação, pelo que muito provávelmente o próximo fim de semana já terei o aquário com água salgada.

 

Surgem agora as outras questões, pensando já nos próximos passos:

 

- Quantos dias após encher o aqua, poderei colocar a RV?

- Para colocar a RV é necessário ter já a iluminação?

- Após quanto tempo se podem colocar os primeiros vivos, tipo eremitas e nassários ?

- E quando os primeiros corais moles?

- Quando se deve começar a colocar Kalk?

 

Quanto aos peixes sei que são os últimos inquilinos a ir ocupar os aposentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Finalmente cheguei à fase do teste com água doce. Está tudo a funcionar bem.

 

Falta agora encher o aqua com água salgada. Esta semana deve chegar a osmose e as bombas de circulação, pelo que muito provávelmente o próximo fim de semana já terei o aquário com água salgada.

 

Surgem agora as outras questões, pensando já nos próximos passos:

 

- Quantos dias após encher o aqua, poderei colocar a RV?

- Para colocar a RV é necessário ter já a iluminação?

- Após quanto tempo se podem colocar os primeiros vivos, tipo eremitas e nassários ?

- E quando os primeiros corais moles?

- Quando se deve começar a colocar Kalk?

 

Quanto aos peixes sei que são os últimos inquilinos a ir ocupar os aposentos.

 

 

Boas

 

pela minha opnião:

 

-no mesmo dia se encheres com agua natural ou no dia seguinte se for com sal.

- não é imprescendivel

- passado uns dias, mas não muitos visto que teras pouco onde eles se alimentem.

- no minimo 1 mes

- logo de inicio. Ajuda a establizar o aquario.

 

os peixes e corais podem começar a entrar depois do ciclo completo.

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
Boas

 

pela minha opnião:

 

-no mesmo dia se encheres com agua natural ou no dia seguinte se for com sal.

- não é imprescendivel

- passado uns dias, mas não muitos visto que teras pouco onde eles se alimentem.

- no minimo 1 mes

- logo de inicio. Ajuda a establizar o aquario.

 

os peixes e corais podem começar a entrar depois do ciclo completo.

 

abraço

 

 

Está na altura de começar a fazer um relato ilustrado dos vários passos e dificuldades que se colocam a quem se inicia neste mundo dos salgados.

 

A primeira dificuldade começou com o passa muros. Não é algo com que a maioria de nós esteja familiarizado e começa logo aqui o problema de onde o arranjar e qual a sua configuração.

 

O primeiro que arranjei foi este:

 

gallery_17219_444_1065801.jpg

 

Logo vim a verificar que o passa muros que adquiri, numa loja de aquários não era o indicado para a configuração que queria instalar. Pretendendo colocar canos dentro da coluna seca (escoamento e ladrão com retorno), precisava de um passa muros que permitisse colocar uma união para colagem de tubo dentro da coluna seca.

 

O indicado era um passa muros com rosca nas duas extremidades de modo a poder colocar as respectivas uniões.

 

Então acabou por ficar assim:

 

gallery_17219_444_377749.jpg

 

 

O problema seguinte foi o eliminar o barulho da queda de água, mas aí a ajuda do Pedro Conceição foi impecável, com um desenho à maneira, de um durso, o problema foi rápidamente resolvido:

 

gallery_17219_444_406304.jpg

 

gallery_17219_444_323466.jpg

 

Agora a construção da tubagem de escoamento:

 

gallery_17219_444_1158308.jpg

 

 

Aqui o aspecto da sump e respectivo equipamento, com reactor de Kalk de fabrico caseiro:

 

gallery_17219_444_509796.jpg

 

Aspecto geral:

 

gallery_17219_444_1621998.jpg

 

Pormenor da coluna seca, com pente:

 

 

 

E agora finalmente o enchimento com água de osmose inversa com sal:

 

gallery_17219_444_1955987.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Apesar de estar a ver as fotos em miniatura (tou no telemovel), parece ter tudo muito bom aspecto!

O durso está a trabalhar bem?

 

O durso está a funcionar óptimamente. Basta retirá-lo para se ouvir a diferença.

 

Agora a seguir é a rocha viva.

 

Há algumas recomendações nesta fase e após colocação da RV?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O durso está a funcionar óptimamente. Basta retirá-lo para se ouvir a diferença.

 

Agora a seguir é a rocha viva.

 

Há algumas recomendações nesta fase e após colocação da RV?

Depois de colocares a rocha viva é teres atenção às TPAs, reposição de áua com kalk para começar a aparecer coralina, colocar alguma iluminação e esperar mês e meio ou dois para colocares o primeiro peixe!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Depois de colocares a rocha viva é teres atenção às TPAs, reposição de áua com kalk para começar a aparecer coralina, colocar alguma iluminação e esperar mês e meio ou dois para colocares o primeiro peixe!

 

 

 

O que aconselhas de iluminação nesta fase?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como ñ tens corais nem peixes e só rocha, uma ou duas T8 servem bem!

 

 

A minha calha tem uma hqi de 70 W e 2 actinicas de 24 w.

 

O que devo utilizar a partir do momento em que tiver RV e quantas horas diárias?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...
A minha calha tem uma hqi de 70 W e 2 actinicas de 24 w.

 

O que devo utilizar a partir do momento em que tiver RV e quantas horas diárias?

 

 

 

 

Coloquei ontem os primeiros vivos:

 

- Eremitas

- Nassarius

- Cerites

- Turbos

 

Daqui por mais 15 dias conto colocar os primeiros corais

 

Gostaria de saber como devo alimentar estes invertebrados.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já cá estou!!!!! Tenho andado com falta de tempo!

 

Vejamos... já colocaste a rocha viva?

 

Para alimentares essa bicharada, colocas um pouco de comida 1x por dia, mas coisa pouca!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Começo a ficar preocupado. Será que o forum ficou deserto, ou as minhas perguntas são assim tão difíceis que ninguém sabe responder?

 

Julguei que o forum servia para nos ajudarmos.

 

Obrigado pela resposta. A questão é que como sou maçarico nisto preciso de saber que tipo de comida.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 6 meses depois...