Mortes Diárias


patnevoa

Recommended Posts

:morning:

 

Olá pessoal,

 

Desculpem a insistância nos tópicos, mas o que se está a passar é muito chato e preciso de uma "mãozinha"

 

nas últimas semanas andam-me a morrer quase diáriamente um peixe... lá vou eu comprar mais um ou dois...

Tenho 2 criadeiras, uma com 7 alvisns com quase 1 mês, outra com 9 alvins com quase 2 semanas... 2 corys, 1 oranda com +- 8cm, 4 machos e 7 fêmeas.

um macho e uma fêmea estavam mortos hoje...

 

Faço tpas todas as semanas com sinfonagem e não dou comida, de certeza, a mais!

os Testes 5 em 1 estão dentro dos parâmetros para eles...

o aqua tem bastante vegetação natural

 

Se fosse da água os alvins não seriam os primeiros a morrer?!?!?!

 

O q se passa???

Desculpem o testamento...

 

Obrigada!!

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quais são os peixes que morrem? Quais são os parâmetros da água? Essa informação pode estar relacionada com essas mortes... vê isso e expõe aqui.

Boa sorte e vamos ver se não morre mais nenhum... :rolleyes:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quais são os peixes que morrem? Quais são os parâmetros da água? Essa informação pode estar relacionada com essas mortes... vê isso e expõe aqui.

Boa sorte e vamos ver se não morre mais nenhum... cheers

 

os q morrem são os guppys... :rolleyes:

 

pH entre 6.8 e 7.2 (a cor não está nem num nem noutro)

Kh 3ºd

GH <3ºd

No2- 0

No3- 25 (aperar do rosa ser um pouco mais claro, ou seja entre 0 e 25)

 

obrigada

Cumps

Editado por patnevoa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os alevins nascidos no próprio aquário conseguem criar resistências bem melhores porque já nascem dentro desses parâmetros, ou seja, não precisam de passar pelo processo de adaptação à água, enquanto que os que são comprados passam pelo stress de importações, transportes e mudanças de água constantes... acabam por não ser tão resistentes.

Aparentemente os teus parâmetros não estão maus, no entanto não compres mais peixes. Espera para ver o que acontece nos próximos dias e para ver se morre mais algum. Notas alguma diferença comportamental nos teus peixes ou mesmo diferenças visuais no corpo do peixe?? Manchas, pontinhos, etc.?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os alevins nascidos no próprio aquário conseguem criar resistências bem melhores porque já nascem dentro desses parâmetros, ou seja, não precisam de passar pelo processo de adaptação à água, enquanto que os que são comprados passam pelo stress de importações, transportes e mudanças de água constantes... acabam por não ser tão resistentes.

Aparentemente os teus parâmetros não estão maus, no entanto não compres mais peixes. Espera para ver o que acontece nos próximos dias e para ver se morre mais algum. Notas alguma diferença comportamental nos teus peixes ou mesmo diferenças visuais no corpo do peixe?? Manchas, pontinhos, etc.?

 

o que tenho notado é que as fêmeas q vieram a morrer estiveram um ou dois dias meio escondidas ao pé do filtro, em relação aos machos q perdi, reparei q começaram a desinteressar-se pelas fêmeas.

No dia em q morrem, normalmente, começam a perder a cor, porque será?!?! ou seja, começas a ficar mais parados e depois mais "deslavados", e eu penso: "prontos", amanhã vamos ter mais uma "baixa" bigsmile

 

vou então esperar umas 2 semanas sem comprar mais....

 

Obrigada

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, o melhor é aguardar... há quanto tempo tens o aquário montado? E qual é a percentagem de água por TPA?

 

o aqua tem cerca de 6-8 meses e é de 60litros, normalmente são 2 baldes e meio... +-15/20 litros

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola

 

Os peixes que te morrem são sempre novos? Como fazes para os meter no aqua?

 

Abx

 

 

Olá,

 

Olha, nem por isso... uns, realmente aparecem mortos no dia a seguir à compra, mas algumas mortes foram passado 1 ou 2 meses.... Acho q foi uma remessa q vinha doente e infectou os outros, olha, não sei....

 

Em relação á introdução no aqua, faço assim:

Abro o saco e coloco-o dentro do aqua para nivelar a temperatura durante 1 hora, depois, meto com um copo um pouco da água do aqua no saco, 1 hora depois, mais um bocado de água do agua. Findo 3 horas..... passo os animais com uma rede para o aqua... a água do saco vai fora.

acho que faço tudo bem. O que achas?

 

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu faço mais ou menos o mesmo mas nunca demorei mais de meia hora. Ainda não morreu nenhum. É estranho mas só pode ser dessa remessa vir 'afectada'.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu faço mais ou menos o mesmo mas nunca demorei mais de meia hora. Ainda não morreu nenhum. É estranho mas só pode ser dessa remessa vir 'afectada'.

 

Pois, também acho q sim, pois o q aconteceu, é que morreu uma fêmea depois de parir, a minha primeira, e como fiquei mto triste o marido, com boas intenções comprou-me 2 machos e 3 femeas. dessa leva morreram todos e continuam a morrer. ainda devem estar com o bichinho... pois foram-se misturando outros... :n00b:

 

vamos esperar umas semanas e ver o que se vai passar.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O melhor era arranjar um teste de ph mais fiável.. Normalmente peixes de ácidos aguentam-se (bem ou mal) em alcalinas, já o contrário é mais complicado, pode bem ser disso.

 

As orandas são umas porcalhonas, e honestamente não me fio minimamente nesse teste da sera, pois não dá os valores de amónia e mesmo os de nitratos e nitritos são no ´mínimo "duvidosos".

 

Que filtro tem ai? De certeza que tem filtração mecânica e bio suficientes. Isto por causa da oranda.. se a filtragem mecânica não for boa, o aqua vai estar sempre impestado (verifique se a água tem mau cheiro)

 

Força!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O melhor era arranjar um teste de ph mais fiável.. Normalmente peixes de ácidos aguentam-se (bem ou mal) em alcalinas, já o contrário é mais complicado, pode bem ser disso.

 

As orandas são umas porcalhonas, e honestamente não me fio minimamente nesse teste da sera, pois não dá os valores de amónia e mesmo os de nitratos e nitritos são no ´mínimo "duvidosos".

 

Que filtro tem ai? De certeza que tem filtração mecânica e bio suficientes. Isto por causa da oranda.. se a filtragem mecânica não for boa, o aqua vai estar sempre impestado (verifique se a água tem mau cheiro)

 

Força!

 

Boas!

 

O teste 5 em 1 é da tetratest... achava q não era mau de todo...

o filtro é interno aquapor AQ300 (com esponja e carvão) que limpo nas tpas e troco carvão semana sim, semana não...

já não sei o q fazer, pois cheguei agora a casa e tenho 2 machos, 1 cobra e um black moscow a morrer... o cobra parece ter a cauda rasgada... o black está com o "nariz" branco... banana rock

já me estou a passar.... será q é o macho q chegou 1º (e resistente) que tenta afastar a "malta" nova??!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

já agora,

 

improvisei um aqua hospital.... e meti lá os 2 machos "moribundos"...

com 1 aquecedor q se partiu, dentro de um frasco de vidro cheio de areia, num globo e 1 termómetro para ver se mantenho a temp da água constante... não tem é filtragem, mas é o q se pode arranjar...

vamos ver se se aguentam....

ai ai... banana rock

 

e já agora, obrigada pela mãozinha, pessoal!

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola

 

Se esse guppy está com o focinho branco tipo algodão então são fungos... Provavelmente o que te está a matar os peixes são fungos ou doenças. Deves começar já a fazer um tratamento, se tiveres algum usa-o. Aumenta a temperatura para os 30ºC mas não tudo duma vez aument a hoje para os 28ºC e amanha para os 30ºC. Retira o carvão do filtro para deixar o tratamento actuar. Caso não tenhas tratamentos recomendo o sera backtopur em conjunto com o ectopur. Se isso não passar provavelmente vais precisar do backtopur direct...

 

Abx

antesdeperguntarpesquislm4.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola

 

Se esse guppy está com o focinho branco tipo algodão então são fungos... Provavelmente o que te está a matar os peixes são fungos ou doenças. Deves começar já a fazer um tratamento, se tiveres algum usa-o. Aumenta a temperatura para os 30ºC mas não tudo duma vez aument a hoje para os 28ºC e amanha para os 30ºC. Retira o carvão do filtro para deixar o tratamento actuar. Caso não tenhas tratamentos recomendo o sera backtopur em conjunto com o ectopur. Se isso não passar provavelmente vais precisar do backtopur direct...

 

Abx

 

o focinho está descorado, mas não apresenta mais nada...

o q achas q devo fazer??

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola

 

Os outros peixes apresentam uma respiração ofegante, ficam parados à superfície, apresentam pontinhos que dantes não tinham ou buracos?

Se os peixes não tiverem nenhum destes sintomas não devem estar doentes...

 

Abx

antesdeperguntarpesquislm4.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola

 

Os outros peixes apresentam uma respiração ofegante, ficam parados à superfície, apresentam pontinhos que dantes não tinham ou buracos?

Se os peixes não tiverem nenhum destes sintomas não devem estar doentes...

 

Abx

 

só estes 2 machos é q estão mais parados e com os sintomas q apresentei... e com tantos alevins, todos porreiros!

Bjos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, esse filtro não sei se servirá, ainda mais com uma oranda aí..

 

mas eu gosto tanto dele(a) #food e ao q pareçe está a dar-se bem com a agua quente, as duas corys e os gupyys...

achas q é mesmo preciso livrar-me dele(a)?!?

 

Obridada

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu não acho nada #food

 

Agora o pessoal dos peixes de água fria diz sempre isto:

Cada kinguio ou carpa precisa de 100 Litros de água. Como eles precisam de companhia, então temos de ter dois, logo 200 litros.

 

Eu também cheguei a ter 3 kinguios em 54L... mas só durante uma semana ou duas, começaram logo a adoecer e tal.. salvei-as nem sei como, e fui logo dá-las!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu não acho nada #food

 

Agora o pessoal dos peixes de água fria diz sempre isto:

Cada kinguio ou carpa precisa de 100 Litros de água. Como eles precisam de companhia, então temos de ter dois, logo 200 litros.

 

Eu também cheguei a ter 3 kinguios em 54L... mas só durante uma semana ou duas, começaram logo a adoecer e tal.. salvei-as nem sei como, e fui logo dá-las!

 

eu estava a pensar dá-lo só se ele crescer muito, pois ele não tem mais de 8cm já com cauda... e já o tenho à 1 ano...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, a questão é que 1 ano para eles não é nada, vivem muito tempo mesmo.

O problema é que podes estar a interferir com o bom desenvolvimento dele.

Mas eu prefiro não dar opinião, de peixes de água fria percebo pouco, só "arranho".

Link to comment
Partilhar nas redes sociais