Recommended Posts

Publicado

:morning:

Olá pessoal,

Desculpem a insistância nos tópicos, mas o que se está a passar é muito chato e preciso de uma "mãozinha"

nas últimas semanas andam-me a morrer quase diáriamente um peixe... lá vou eu comprar mais um ou dois...

Tenho 2 criadeiras, uma com 7 alvisns com quase 1 mês, outra com 9 alvins com quase 2 semanas... 2 corys, 1 oranda com +- 8cm, 4 machos e 7 fêmeas.

um macho e uma fêmea estavam mortos hoje...

Faço tpas todas as semanas com sinfonagem e não dou comida, de certeza, a mais!

os Testes 5 em 1 estão dentro dos parâmetros para eles...

o aqua tem bastante vegetação natural

Se fosse da água os alvins não seriam os primeiros a morrer?!?!?!

O q se passa???

Desculpem o testamento...

Obrigada!!

Cumps

Publicado:

Quais são os peixes que morrem? Quais são os parâmetros da água? Essa informação pode estar relacionada com essas mortes... vê isso e expõe aqui.

Boa sorte e vamos ver se não morre mais nenhum... :rolleyes:

Publicado: (editado)
Quais são os peixes que morrem? Quais são os parâmetros da água? Essa informação pode estar relacionada com essas mortes... vê isso e expõe aqui.

Boa sorte e vamos ver se não morre mais nenhum... cheers

os q morrem são os guppys... :rolleyes:

pH entre 6.8 e 7.2 (a cor não está nem num nem noutro)

Kh 3ºd

GH <3ºd

No2- 0

No3- 25 (aperar do rosa ser um pouco mais claro, ou seja entre 0 e 25)

obrigada

Cumps

Editado por patnevoa
Publicado:

Os alevins nascidos no próprio aquário conseguem criar resistências bem melhores porque já nascem dentro desses parâmetros, ou seja, não precisam de passar pelo processo de adaptação à água, enquanto que os que são comprados passam pelo stress de importações, transportes e mudanças de água constantes... acabam por não ser tão resistentes.

Aparentemente os teus parâmetros não estão maus, no entanto não compres mais peixes. Espera para ver o que acontece nos próximos dias e para ver se morre mais algum. Notas alguma diferença comportamental nos teus peixes ou mesmo diferenças visuais no corpo do peixe?? Manchas, pontinhos, etc.?

Publicado:
Os alevins nascidos no próprio aquário conseguem criar resistências bem melhores porque já nascem dentro desses parâmetros, ou seja, não precisam de passar pelo processo de adaptação à água, enquanto que os que são comprados passam pelo stress de importações, transportes e mudanças de água constantes... acabam por não ser tão resistentes.

Aparentemente os teus parâmetros não estão maus, no entanto não compres mais peixes. Espera para ver o que acontece nos próximos dias e para ver se morre mais algum. Notas alguma diferença comportamental nos teus peixes ou mesmo diferenças visuais no corpo do peixe?? Manchas, pontinhos, etc.?

o que tenho notado é que as fêmeas q vieram a morrer estiveram um ou dois dias meio escondidas ao pé do filtro, em relação aos machos q perdi, reparei q começaram a desinteressar-se pelas fêmeas.

No dia em q morrem, normalmente, começam a perder a cor, porque será?!?! ou seja, começas a ficar mais parados e depois mais "deslavados", e eu penso: "prontos", amanhã vamos ter mais uma "baixa" bigsmile

vou então esperar umas 2 semanas sem comprar mais....

Obrigada

Cumps

Publicado:

Sim, o melhor é aguardar... há quanto tempo tens o aquário montado? E qual é a percentagem de água por TPA?

Publicado:
Sim, o melhor é aguardar... há quanto tempo tens o aquário montado? E qual é a percentagem de água por TPA?

o aqua tem cerca de 6-8 meses e é de 60litros, normalmente são 2 baldes e meio... +-15/20 litros

Publicado:

Ola

Os peixes que te morrem são sempre novos? Como fazes para os meter no aqua?

Abx

antesdeperguntarpesquislm4.gif

Publicado:
Ola

Os peixes que te morrem são sempre novos? Como fazes para os meter no aqua?

Abx

Olá,

Olha, nem por isso... uns, realmente aparecem mortos no dia a seguir à compra, mas algumas mortes foram passado 1 ou 2 meses.... Acho q foi uma remessa q vinha doente e infectou os outros, olha, não sei....

Em relação á introdução no aqua, faço assim:

Abro o saco e coloco-o dentro do aqua para nivelar a temperatura durante 1 hora, depois, meto com um copo um pouco da água do aqua no saco, 1 hora depois, mais um bocado de água do agua. Findo 3 horas..... passo os animais com uma rede para o aqua... a água do saco vai fora.

acho que faço tudo bem. O que achas?

Cumps

Publicado:

Eu faço mais ou menos o mesmo mas nunca demorei mais de meia hora. Ainda não morreu nenhum. É estranho mas só pode ser dessa remessa vir 'afectada'.

Publicado:
Eu faço mais ou menos o mesmo mas nunca demorei mais de meia hora. Ainda não morreu nenhum. É estranho mas só pode ser dessa remessa vir 'afectada'.

Pois, também acho q sim, pois o q aconteceu, é que morreu uma fêmea depois de parir, a minha primeira, e como fiquei mto triste o marido, com boas intenções comprou-me 2 machos e 3 femeas. dessa leva morreram todos e continuam a morrer. ainda devem estar com o bichinho... pois foram-se misturando outros... :n00b:

vamos esperar umas semanas e ver o que se vai passar.

Cumps

Publicado:
Ola

Compras-te os peixes todos na mesma loja?

Abx

Estes "infectados" fora sim, de uma loja diferente :n00b:

Publicado:

O melhor era arranjar um teste de ph mais fiável.. Normalmente peixes de ácidos aguentam-se (bem ou mal) em alcalinas, já o contrário é mais complicado, pode bem ser disso.

As orandas são umas porcalhonas, e honestamente não me fio minimamente nesse teste da sera, pois não dá os valores de amónia e mesmo os de nitratos e nitritos são no ´mínimo "duvidosos".

Que filtro tem ai? De certeza que tem filtração mecânica e bio suficientes. Isto por causa da oranda.. se a filtragem mecânica não for boa, o aqua vai estar sempre impestado (verifique se a água tem mau cheiro)

Força!

Publicado:
O melhor era arranjar um teste de ph mais fiável.. Normalmente peixes de ácidos aguentam-se (bem ou mal) em alcalinas, já o contrário é mais complicado, pode bem ser disso.

As orandas são umas porcalhonas, e honestamente não me fio minimamente nesse teste da sera, pois não dá os valores de amónia e mesmo os de nitratos e nitritos são no ´mínimo "duvidosos".

Que filtro tem ai? De certeza que tem filtração mecânica e bio suficientes. Isto por causa da oranda.. se a filtragem mecânica não for boa, o aqua vai estar sempre impestado (verifique se a água tem mau cheiro)

Força!

Boas!

O teste 5 em 1 é da tetratest... achava q não era mau de todo...

o filtro é interno aquapor AQ300 (com esponja e carvão) que limpo nas tpas e troco carvão semana sim, semana não...

já não sei o q fazer, pois cheguei agora a casa e tenho 2 machos, 1 cobra e um black moscow a morrer... o cobra parece ter a cauda rasgada... o black está com o "nariz" branco... banana rock

já me estou a passar.... será q é o macho q chegou 1º (e resistente) que tenta afastar a "malta" nova??!!

Publicado:

já agora,

improvisei um aqua hospital.... e meti lá os 2 machos "moribundos"...

com 1 aquecedor q se partiu, dentro de um frasco de vidro cheio de areia, num globo e 1 termómetro para ver se mantenho a temp da água constante... não tem é filtragem, mas é o q se pode arranjar...

vamos ver se se aguentam....

ai ai... banana rock

e já agora, obrigada pela mãozinha, pessoal!

Cumps

Publicado:

Ola

Se esse guppy está com o focinho branco tipo algodão então são fungos... Provavelmente o que te está a matar os peixes são fungos ou doenças. Deves começar já a fazer um tratamento, se tiveres algum usa-o. Aumenta a temperatura para os 30ºC mas não tudo duma vez aument a hoje para os 28ºC e amanha para os 30ºC. Retira o carvão do filtro para deixar o tratamento actuar. Caso não tenhas tratamentos recomendo o sera backtopur em conjunto com o ectopur. Se isso não passar provavelmente vais precisar do backtopur direct...

Abx

Publicado:
Ola

Se esse guppy está com o focinho branco tipo algodão então são fungos... Provavelmente o que te está a matar os peixes são fungos ou doenças. Deves começar já a fazer um tratamento, se tiveres algum usa-o. Aumenta a temperatura para os 30ºC mas não tudo duma vez aument a hoje para os 28ºC e amanha para os 30ºC. Retira o carvão do filtro para deixar o tratamento actuar. Caso não tenhas tratamentos recomendo o sera backtopur em conjunto com o ectopur. Se isso não passar provavelmente vais precisar do backtopur direct...

Abx

o focinho está descorado, mas não apresenta mais nada...

o q achas q devo fazer??

Publicado:

Ola

Os outros peixes apresentam uma respiração ofegante, ficam parados à superfície, apresentam pontinhos que dantes não tinham ou buracos?

Se os peixes não tiverem nenhum destes sintomas não devem estar doentes...

Abx

Publicado:
Ola

Os outros peixes apresentam uma respiração ofegante, ficam parados à superfície, apresentam pontinhos que dantes não tinham ou buracos?

Se os peixes não tiverem nenhum destes sintomas não devem estar doentes...

Abx

só estes 2 machos é q estão mais parados e com os sintomas q apresentei... e com tantos alevins, todos porreiros!

Bjos

Publicado:
Pois, esse filtro não sei se servirá, ainda mais com uma oranda aí..

mas eu gosto tanto dele(a) #food e ao q pareçe está a dar-se bem com a agua quente, as duas corys e os gupyys...

achas q é mesmo preciso livrar-me dele(a)?!?

Obridada

Publicado:

Eu não acho nada #food

Agora o pessoal dos peixes de água fria diz sempre isto:

Cada kinguio ou carpa precisa de 100 Litros de água. Como eles precisam de companhia, então temos de ter dois, logo 200 litros.

Eu também cheguei a ter 3 kinguios em 54L... mas só durante uma semana ou duas, começaram logo a adoecer e tal.. salvei-as nem sei como, e fui logo dá-las!

Publicado:
Eu não acho nada #food

Agora o pessoal dos peixes de água fria diz sempre isto:

Cada kinguio ou carpa precisa de 100 Litros de água. Como eles precisam de companhia, então temos de ter dois, logo 200 litros.

Eu também cheguei a ter 3 kinguios em 54L... mas só durante uma semana ou duas, começaram logo a adoecer e tal.. salvei-as nem sei como, e fui logo dá-las!

eu estava a pensar dá-lo só se ele crescer muito, pois ele não tem mais de 8cm já com cauda... e já o tenho à 1 ano...

Publicado:

Pois, a questão é que 1 ano para eles não é nada, vivem muito tempo mesmo.

O problema é que podes estar a interferir com o bom desenvolvimento dele.

Mas eu prefiro não dar opinião, de peixes de água fria percebo pouco, só "arranho".