ajuda na identificação de camarão


Icurto

Recommended Posts

Boas,

 

Eu estou agora a tentar começar entrar no fantástico mundo dos camarões, por isso ajudem-me!

 

Comprei este lindo numa loja como se fosse um red chery - só comprei um pq só havia um.

 

Achei um pouco diferente das fotos que já tinha visto aqui, mas pronto :(

 

Agora disseram-me que não é nada disso, que é outro camarão que cresce imenso, mas eu não consegui fixar o nome e fartei-me de procurar na net e nada de identificar o bicho.

 

O certo é que agora ele está grande - cerca de 5 CM - o que me parece ser grande de mais para um red, verdade?

 

O que é que eu comprei??? ;)

 

gallery_17441_214_399377.jpg

 

Desculpem a má qualidade da foto.

 

Ele estava assim quando o comprei.

Agora está bem maior e ainda mais vermelho.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Estou com muita dificuldade em acreditar que esse camarão tenha, actualmente, 5cm.

 

O único camarão que poderia corresponder a esse tamanho e a julgar pela foto seria, na melhor das hipóteses, um camarão do Género Atyopsis. No entanto, tal não me parece ser já que nem apresenta as estructuras filtrantes.

 

O que tu tens aí parece-me realmente ser um Red Cherry. Uma foto actual, tal como o Trocado sugeriu, seria uma prova mais consistente. Aproveita e mede-o de novo...

 

Agora, esse camarão que apresentas na foto não tem, nem nunca terá, de certeza, 5 cm!

 

 

Cumps,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E não podes colocar uma foto actual?

 

 

Eu vou tentar, mas não é fácil :)

 

É que o mequinho tem muito onde se esconder, passo dias sem o ver!

 

Só sai para comer, e só demora o tempo necessário para tirar uma foto se a comida for algo muito apetitoso, o que para ele, já descobri pelos piores motivos, é um cadáver banana rock

 

Tirei esta foto qdo me morreu uma guppy já velhinha, que para ele foi o jantar :D

 

Ontem apareceu, mas qdo fui buscar a máquina, já tinha ido para o esconderijo preferido.

 

Está do tamanho dos ottos e dos cardinais, e esses já são bem grandinhos, já têm quase 1 ano e estão bem gordinhos e saudáveis.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O que tu tens aí parece-me realmente ser um Red Cherry. Uma foto actual, tal como o Trocado sugeriu, seria uma prova mais consistente. Aproveita e mede-o de novo...

 

Agora, esse camarão que apresentas na foto não tem, nem nunca terá, de certeza, 5 cm!

Cumps,

André

 

Olá,

 

Aqui ele tinha cerca de 2 cm, foi tirada a foto cerca de 2 ou 3 dias depois de o comprar.

Já lá vai um mês.

Eu não o medi, mas assustei-me com o tamanho porque ontem vi-o mesmo ao lado de um otto e ele estava mesmo do mesmo tamanho, além de que tinha a coloração de um tom mais forte e mais alaranjado.

 

Prometo tentar outra foto.

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

É exactamente igual a essa foto!!!

 

Afinal o que é isso?

 

Eu não percebo nada de holandês ou lá o que é a língua que aparece nesse 1º site, mas deu para perceber que o tamanho máximo era precisamente à volta de 5 cm.

 

Não tenho que me preocupar, então!

Parece ser da mesma família dos reds não é?

 

Talvez daí a confusão na loja, mas ele é de facto mais cor de tijolo, e as manchinhas são diferentes, para além do tamanho, parece que tem a carapaça mais sólida.

 

Obrigada :happy:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se é igual a essa foto é um Rainbow Shrimp (desconheço tal coisa).

 

Como o google por vezes é nosso amigo, retirei isto

 

fishpondinfo

 

e

 

azgardens

 

 

 

Malaysian Rainbow Shrimp Caridina sp. Rainbow

 

a.k.a. Spear shrimp

 

Size: up to 1", pH: 6.5+7.5, Temp: 20 to 25C Origin: India

 

These are becoming very popular with aquarists as they are inexpensive shrimp and YES they do eat green hair algae! We have had some awesome colors appear on our Rainbow's (hence the name Rainbow Shrimp). We have seen Bright Blue, Rust Red to Dark Brown, Deep Yellow/Tan, and some other colors. They are about the same size as a Red Cherrys or maybe a hair bigger. The picture above shows a Rainbow shrimp in a more Blue coloration. Combats Green Hair Algae. Size at shipping: assorted about 1/2" and up.

 

e ainda

 

shrimpfanatics

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva.

 

Quero chamar a atenção para este pormenor: não nos podemos basear na coloração dos camarões para a sua identificação em espécies de estirpe selvagem pois estas possuem uma variabilidade genética muito extensa e, como tal, conseguem apresentar um vário leque de cores, conforme o seu " humor", habitat, etc.

 

Se forem espécies apuradas para apresentar determinada cor, aí sim, já se podem comparar espécies.

 

 

Outra coisa que gostaria de salientar é que, para uma identificação o mais correcta possível, o que deve ser avaliado é a anatomia do camarão pois esta, independentemente de se tratar de uma espécie de estirpe selvagem ou apurada, nunca muda, quaisquer que sejam as condições e o estado do animal.

 

Atenção que, até pode tratar-se de uma das espécies que o de_maniac apresentou. Os zeylanica são camarões de maiores dimensões que realmente podem atingir 3cm ( 5cm já é exagerado, na minha opinião pois já possuí esta espécie e as fêmeas realmente ficavam grandes, à volta de 2.5cm). São, no entanto, camarões que possuem diferenças estruturais bem demarcadas dos Red Cherry tal como o comprimento do rostrum ( extensão da carapaça por cima da mandíbula e que faz um bico) e uma marca/padrão característico no 1/3 terminal do corpo que é uma risca horizontal de cor creme. Mesmo quando o camarão assume coloração castanho escuro, castanho claro, etc, essa risca creme permanece visível.

 

 

Posto isto, uma foto mais detalhada do camarão ajudaria bastante. :puppydogeyes:

 

 

Cumps,

André

Editado por Andre Silvestre
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Para mim esse camarão é um zeylanica, até pela descrição que fazes de ele andar sempre escondido.

 

Tenta acender as luzes do aquário umas horas depois de as teres apagado, se o conseguires ver e ele se esconder com as luzes acesas, então de certeza que é um zeylanica.

 

Edit: Esqueci-me de referir que também acho muito 5 cm. Mas também quando medimos a olhómetro poucas vezes acertamos :smile2:

Editado por de_manic
Link to comment
Partilhar nas redes sociais