não entendo o meu KH


Recommended Posts

Oi

 

eu comprei um teste de KH da JBL mas nã entendo o que se passa :?

 

Lá diz para adicionar gotas à água até que a água passe de azul para amarela... o problema é que mal meto a primeira gota a mistura fica vermelha :P e se continuar a meter gotas, não muda de cor! já fui até às 12 e nada :!:

 

será o líquido que está marado? será possível eu ter água com KH=0?

 

moro aqui na zona de Santa Iria da Azoia e a água de aqui tem PH=7, agora o KH é q nã percebo mesmo :(:(

 

digam-me qq coisita pf

 

Luís

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho fifícil que tenhas um KH de 0. Este valor é importante pois dele depende o nível de carbonatos dissolvidos na água e tem relação inversa com o PH e com a quantidade de CO2 presente na água.

 

Simplificando, quanto menor o PH e maior o KH mais CO2 tens no aquário, o que não significa que tenhas um nível óptimo de CO2 o que é diferente.

 

Consulta esta tabela no site do Chuck Gadd

 

http://www.csd.net/~cgadd/aqua/art_plant_co2chart.htm

 

Cumps,

Carpe Diem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Amigo Luis,

 

Tenho o mesmo problema seu e moro em Salvador Bahia - Brasil.

 

O teste que uso é da LabconTest e já na primeira gota a reação fica vermelha. Já coloquei muitas gotas e a variação da cor vermelha é muito pequena.

 

Já enviei Mensagem ao fabricante do teste e recebi a resposta abaixo:

 

 

-----------------------------------------------------------

Prezado Luiz,

 

É interessante observar que a transição de cores é mais gradual se a água de seu aquário apresentar alguma reserva de carbonatos. Quando a água já se colore na primeira gota, pode evidenciar uma água com baixa concentração de carbonatos. Observe porém que ao pingar o reagente, é importante mexer a proveta para misturar a água com o reagente.

 

A água da torneira não apresenta necessariamente uma concentração elevada de carbonatos, caso contrário, poderia provocar o entupimento ou mesmo a corrosão dos canos.

 

Se quiser, faça o teste com uma água mineral com pH em torno de 7 e com elevada concentração de carbonatos e bicarbonatos, informações estas que você obtém no rótulo da mesma.

---------------------------------------------------

 

Não sei como medir o KH do meu aquário e por isso controlo a injeção do CO2 apenas pelo PH mantendo próximo do 6,8.

 

Aguardo ajuda.

 

Luiz Arthur

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu usei várias vezes o teste da Waterlife e não tenho queixas. Aquilo é suposto estar azul e adicionar gotas até mudar para amarelo. Não é impossível que fique logo amarelo à primeira o que indiciaria um KH <1. Nesse caso deves procurar algum produto que suba o KH de forma natural - Eu uso Amtra KH-Aktiv também com bons resultados.

 

Espero ter ajudado,

Pedro

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hoje experimentei com o teste da Nutrafin e ocorreu o mesmo...

 

logo à 1ª gota ficou da cor que se pretendia! o que de acordo com a Hagen significa que tenho menos de 10 mg/l de CaCO3

 

aproveitei para medir o GH e deu 60 mg/L

 

Agora o que me intriga é que fui medir a dureza da água da torneira e deu:

 

KH - 40 mg/L :twisted::twisted::twisted: - a diferença é brutal!!!!

GH - 60 mg/L :shock::shock::shock: - não existe diferença nenhuma

 

não percebendo nada de química (não é a minha área de formação), não entendo o que pode baixar assim tanto o KH da minha água dentro do aqua, sem mexer rigorosamente nada da dureza total GH

 

Tou a ficar balhelhas com isto :wink::wink::twisted:

 

os PHs são:

 

Torneira - 7.0

Aqua - +- 6.0

 

Vou mesmo ter de fazer uma tpa, mas já agora, têm alguma explica´~ao lógica para isto?

 

ajudem este pobre diabo que não percebe nada disto :oops:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tou a ficar balhelhas com isto :wink:  :wink:  :twisted:  

envia-me o teu email e enviar-te-ei um artigo(Word e em inglês) de Bob Dixon sobre parâmetros de àgua, talvez te ajude. também pedi ao Luis que me enviasse o dele.

saudações aquariofilas.

Eu estou com vocês...

Eu querer até queria, mas tu não me bates...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.