Ramirezi com Ictio


jra

Recommended Posts

Boas,

 

Tenho um Macho carregado com Ictio. :puppydogeyes:

Já lhe dei com o produto da JBL ontem, a 30ºC, e não me parece que tenha reduzido os pontos.

Ele anda bem disposto. Come bem.

Não consegui arranjar azul de metileno, e estava a pensar em dar-lhe um banho de sal de 10 minutos.

 

Tem um aqua só para ele de 20l, sem areão e com uma pedra difusora.

 

Quem acham do banho, e retorno ao quarto de doente??

 

Obrigado pela ajuda,

 

JRA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá JRA,

 

Esse processo foi feito em quanto tempo?

Eu prefiro primeiro subir a temperatura até aos 30º, deixar um dia assim e só depois adicionar qualquer tipo de medicamento.

Normalmente adiciono alho esmigalhado a todas as refeições que lhes dou durante esse periodo e evito deixar o peixe muito tempo nessas condições.

Boa sorte com o peixe e acima de tudo muita paciência, acho que é o "segredo" para sucesso neste hobby.

Abraço

 

Bernardo Pedreño Ferreira

Toupeira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Ictio desde Segunda.

 

30º desde terça, com uma TPA de 30% no aqua grande e mudança para o pequeno.

 

Produto da JBL ontem.

 

Hoje estava a pensar no sal, TPA de 50% com aquasafe, esqueci-me de por água de 'molho' e volta para o quarto.

Só lhe estou a dar flocos. A papa por acaso esqueci-me.

A papa tem alho.

 

Vou deixar os 30 até sexta, depois como vou estar fora dois dias, fica nos 28, e ponho o JBL na sexta.

 

Se bem que.... Este foi o que me comeu os ovos da minha primeira postura de ramirezi... :puppydogeyes:

e me matou outro macho mais fracote que não resistiu.

Pensei que um aqua com 150cm de lado chegava para os dois, mas este foi de opinião diferente.

No entanto, já provou qué macho!!!!

 

A troca para a maternidade e volta deixou-o assim neste estado.

 

Obrigado pelas dicas.

 

JRA

 

Tenho que o safar.

Editado por jra
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Subir a temperatura para os 30º, fazer TPA's em quantidades de água reduzidas mas frequentes e deixar assim durante 15 dias pelo menos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Subir a temperatura para os 30º, fazer TPA's em quantidades de água reduzidas mas frequentes e deixar assim durante 15 dias pelo menos.

 

Boas,

 

Mas com o produto da JBL no meio ou sem ele???

 

Obrigado

 

JRA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Mas com o produto da JBL no meio ou sem ele???

 

Obrigado

 

JRA

 

Sem nenhum medicamento !

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu farto-me de dizer isto porque sempre me resolveu o problema do íctio (todas as vezes provocado pela introdução de peixes novos...):

- água a 30º + Protozin (Waterlife) + TPAs generosas antes das aplicações do medicamento.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu naõ colocava sal e tinha muito cuidado com a temperatura porque os ramirezis são EXTREMAMENTE sensíveis a qualquer tipo de variação! Acho melhor fazeres o tratamento e se já tens a temperatura nos 30ºC deixa a estar mas não a baixes rápido de mais! Tambem tens de ter atenção nas tpas para não causar nenhuma alteração muito brusca da água...

 

Abx

antesdeperguntarpesquislm4.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Acabei por não lhe dar banho de sal. Tive pena/medo.

 

Ontem à noite já tinha menos pintas, finalmente, pintas, que são quase com 1 mm de 'altura'.

 

Parece que finalmente os 30º estão a resultar.

 

Já agora, Anto_, sem produto, apesar de os largar, os parasitas e suas proles não vão ficar no aqua?

A temperatura por si só não os mata, ou impede o desenvolvimento?

 

Obrigado

 

JRA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

jra

 

tudo o que tenho lido sobre esta matéria me leva à conclusão de que o aumento da temperatura só desaloja o parasita do corpo do peixe, permanecendo em 'estado latente' no aquário, nomeadamente infiltrado no areão; desde que os peixes estejam todos de boa saúde, pode não voltar a haver problema, mas há sempre a hipótese de atacar de novo em peixes debilitados e sem defesas, a partir do momento em que a temperatura volta ao normal....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

jra

 

tudo o que tenho lido sobre esta matéria me leva à conclusão de que o aumento da temperatura só desaloja o parasita do corpo do peixe, permanecendo em 'estado latente' no aquário, nomeadamente infiltrado no areão; desde que os peixes estejam todos de boa saúde, pode não voltar a haver problema, mas há sempre a hipótese de atacar de novo em peixes debilitados e sem defesas, a partir do momento em que a temperatura volta ao normal....

 

Boas,

 

Ou seja,

 

Saem dos peixes e :

Se for "quarto de enfermagem", esvaziar e limpar.

Se for aqua comum, dar um cheirinho de produto, e depois TPA com aspiração do fundo.

 

Penso que se eles ficaram no aqua assim é preferivel dar-lho (o produto) no comum, porque eu uso a água dele para encher o 'quarto de enfermaria'.

 

Escusa de vir algum atrás e ficar imune ao medicamento.

 

JRA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Ou seja,

 

Saem dos peixes e :

Se for "quarto de enfermagem", esvaziar e limpar.

Se for aqua comum, dar um cheirinho de produto, e depois TPA com aspiração do fundo.

 

Penso que se eles ficaram no aqua assim é preferivel dar-lho (o produto) no comum, porque eu uso a água dele para encher o 'quarto de enfermaria'.

 

Escusa de vir algum atrás e ficar imune ao medicamento.

 

JRA

 

Boas estive a ler o teu tópico e só posso dizer o seguinte eu a dias tive o mesmo com os meus Discus e passou em 2 dias aplicando o Protazol da Sera é um bocado caro mas resulta.

 

Abraço,

José Ribeiro

Editado por Jose Ribeiro

Visite a nossa comunidade

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para o Íctio, já usei Baktopur da Sera e resultou bem, isto porque o termostato não conseguiu aumentar a temperatura. Fiquei foi com a água verde mas nada que umas valentes TPA´s não resolvessem...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Ou seja,

 

Saem dos peixes e :

Se for "quarto de enfermagem", esvaziar e limpar.

Se for aqua comum, dar um cheirinho de produto, e depois TPA com aspiração do fundo.

 

Penso que se eles ficaram no aqua assim é preferivel dar-lho (o produto) no comum, porque eu uso a água dele para encher o 'quarto de enfermaria'.

 

Escusa de vir algum atrás e ficar imune ao medicamento.

 

JRA

 

acredito que usando o Protozin (Waterlife), seguindo as indicações à risca (dias 1,2,3 e 6) o íctio desaparece mesmo!

como já disse, ao longo da minha vida de aquariofilista, sempre resultou à primeira e nunca voltou no mesmo aquário.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se após as pintas sairem do corpo do peixe, deixares durante mais 1 ou 2 semanas a temperatura alta acaba por matar e fazer com que desapareça do aqua, mas por outro lado, poderá indicar que tens os peixes debilitados, em stress..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se após as pintas sairem do corpo do peixe, deixares durante mais 1 ou 2 semanas a temperatura alta acaba por matar e fazer com que desapareça do aqua, mas por outro lado, poderá indicar que tens os peixes debilitados, em stress..

 

Boas,

 

Em stress eu até que calculo.

Foi quando o tirei do aqua de maternidade e o pus no comunitário que lhe apareceu o ictio.

 

'Aquilo' explodiu que foi uma maravilha. E ele coitado, que era o senhor do aquario andava um pouco mais 'calmo' em relação aos outros.

Vamos lá a ver se na volta ele fica de novo o campeão.

 

Obrigado pelas dicas,

 

JRA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Perguntas de algibeira:

1) Sendo o ictio invisivel a olho nu, o que são os pontinhos que aparecem nos peixes?

2) Se "eliminarmos" a iluminação ajudamos a matar o parasita? Porquê?

3) Se retirarmos os peixes todos o ictio morre?

:happy:

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Perguntas de algibeira:

1) Sendo o ictio invisivel a olho nu, o que são os pontinhos que aparecem nos peixes?

2) Se "eliminarmos" a iluminação ajudamos a matar o parasita? Porquê?

3) Se retirarmos os peixes todos o ictio morre?

:D

JPM

 

Olá a todos!! Só para esclarecer algumas questões... já tive ictio algumas vezes com peixes novos e como li na altura sobre isso, vou passar aqui... 1) O ictio não é invisível a olho nú, os pontos brancos que vemos no peixe é efectivamente o parasita.

2) Pelo que sei, o ciclo do parasita envolve postura de ovos (fora do peixe) e crescimento/desenvolvimento (no peixe)... a postura dos ovos é feita durante à noite (ou com a luz apagada). E é nessa fase que se consegue "eliminar" o parasita quer pelo aumento associado da temperatura ou pela acção dos medicamentos na água.

3) Sim, o ictio será eliminado por completo se não houver peixes (o que estima-se durar uns 15 dias), pois precisa do hospedeiro para se desenvolver e continuar o seu ciclo de vida.

 

Espero ter ajudado em alguma coisa!

 

Abraços à todos e boa aquariofilia!!! banana rock

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Continuando a saga, o tipo já só tem hoje 4 pontos brancos, mas parece que está a engordar.... :smile2:

Espero que ainda esteja vivo neste domingo, porque antes não o vou ver.

O meu filho ainda não tem noção de pouca comida e idem para a minha mulher.

Não sei se lhe faço dieta até domingo.

Não lhe vi ainda fezes.

 

Alguma ideia?

 

Obrigado,

 

JRA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

i... 1) O ictio não é invisível a olho nú, os pontos brancos que vemos no peixe é efectivamente o parasita. :rolleyes: .

 

O ictio é um parasita (protozoario) que perfura a pele dos peixes e se fixa entre a derme e a epiderme.

Este pontinho branco não é mais que uma "reacção alérgica" da pele à perfuração feita pelo parasita.

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais