Bomba de ar vs CO2?


Recommended Posts

Boas,

 

Estou neste hobby a cerca de 15 dias, e estava a pensar fazer uma receita caseira de CO2, mas depois de ler posts aqui no forum fiquei com algumas duvidas, uma bomba de ar faz o mesmo que o CO2?

 

Cumprimentos

JJ

O meu Malawi - 450 lts

 

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

NAO

bomba de ar serve para fazer agitação na agua para melhorar as trocas de oxigenio.

o co2 é o que nos expiramos depois de inspirar o2 e é comsumido pelas plantas, essas receitas servem para simular este efeito.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora...tal como indica aqui, a Bomba de Ar serve para agitar a agua levanto a troca gasosa do CO2 que se encontra na agua pelo O2 que se encontra na atmosfera. Assim, usa-se a Bomba de Ar para agitar a agua e promover essa troca (agitação à superfice). Quem fica feliz serão os peixes e afins.

CO2...serve para outros elementos vivos no Aquario, as plantas, que necessitam dele para crescer sendo que é de fundamental importancia (caso tenhas Peixes e Plantas) um junto equilibrio entre os dois, pois CO2 a mais é mau para os Peixes e CO2 a menos para as plantas.

 

Nota, não recomendo de forma alguma (e já pessei por essas experiencias todas) o CO2 caseiro pelas seguintes razões:

- Se tiveres muitas plantas ou de crescimento rapido...ele não tem capacidade para alimentar o Aquario.

- Tem a tendencia de ser (os caseiros) dificilmente controlavel pois a reação é muito rapida no inicio (libertas muito CO2) e lenta para o fim (algo como 2 a 3 semanas). Ou seja, não tens o sistema estavel.

- Por fim como verás noutros topicos existe uma quimica da água, que dá imensas dores de cabeça e que junta três coisas. PH, CO2 e KH. Um aquario deverá ter o PH (seja qual ele for) o mais estabilizado possivel, e temos que o PH é ajustado (ou pode) pelo CO2 (quando mais, mais acida fica a agua) e pelo KH (quanto mais mais Alkalina fica). Como tal..penso que se começa a ver que já temos aqui uma equação complicada.

CO2/KH/PH e CO/O2 e Plantas...recomendo assim que procures mais informação sobre estes temas para que possas realmente decidir se o Caseiro é o melhor.

 

Em termos pessoais tenho botija (tinha caseiro com Acuçar, fermento e agua) e desde que comprei uma Botiha de 2Kg..há uns 6 meses...deixei de ter dores de cabeça com as flutuações de PH, dureza..plantas a crescerem pouco..etc...

 

Um abraço

 

Carlos Gustavo

Carlos Ribeiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.