Recommended Posts

Publicado

Tenho algumas dúvidas em relação à iluminação...será que colocar projectores tb dá para as plantas? será que é benéfico? será que pode ser esse tipo de lampadas?

por favor respondam...

Quero ter um aqua com plantas vistosas e tenho receio que por causa da luz não vá conseguir!

Obrigado...

:smile2:

Publicado:

Tens que ser mais especifico.

Que aquario tens? Pôe ai o setup (dimensões, fauna, volume, etc..)

Quando falas em plantas, que plantas falas? É que para algumas pode dar, para outras não.

Quantos watts tem esse projector e que tipo de lampada?

Abraço

Publicado:

Boas.

O aquario é de 60*30*30.

Tava a pensar colocar um projector normal de 100W ou assim. Se encontrar de menos potencia, se calhar é melhor. A ideia era ter plantas rasteiras, "tipo tapete" e se calhar umas valisnerias na parte de tras do mesmo.

Como o aquario foi comprado sem calha de iluminação, e como nao gosto muito das que são feitas em casa, talvez se usasse um projector ficasse melhor.

O meu problema é que nao sei se posso utilizar este tipo de iluminação. Ou é ´"obrigatório" a iluminação com lampadas flurescentes.

Publicado: (editado)
Boas.

O aquario é de 60*30*30.

Tava a pensar colocar um projector normal de 100W ou assim. Se encontrar de menos potencia, se calhar é melhor. A ideia era ter plantas rasteiras, "tipo tapete" e se calhar umas valisnerias na parte de tras do mesmo.

Como o aquario foi comprado sem calha de iluminação, e como nao gosto muito das que são feitas em casa, talvez se usasse um projector ficasse melhor.

O meu problema é que nao sei se posso utilizar este tipo de iluminação. Ou é ´"obrigatório" a iluminação com lampadas flurescentes.

Obrigatório, obrigatório não é... tem tudo a ver com a temperatura de cor das lâmpadas e os comprimentos de onda que as tuas plantas precisam, e o consumo de electricidade. As lâmpadas fluorescentes têm o melhor desempenho com essas duas variaveis (para a maioria dos aquários).

Se te referes a um projector de halogéneo, além de gastar muitos W também faz muito calor. Se queres uma solução de desenrasque e barata acho que o melhor talvez sejam as lâmpadas economizadoras. Mas pesquisa por aí um bocado, não faltam entedidos a falar sobre iluminação.

Editado por lmsalgado
Publicado:

Pois é que acabei de gastar uma nota numa calha de lampadas t5 para o meu outro aquario de 1.20.

Como os projectores até nao são muito caros e são relativamente potentes tava a pensar em utilizar, mas tambem ja ttinha pensado no que se refere á temperatura da luz e a sua intensidade. Então nao aconselham?

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!