Recommended Posts

Boas,

 

Amigos a minha questão prende-se com um facto de eu ter um aquário com 80x35x40 bem plantado com

um total de cerca de 50 camarões, entre red cherri e caridina japonica, montado à cerca de dois meses,

jà tive um ataque de algas filamentosas, das quais neste momento não vejo nem sombra, e tenho nitritos

e amônia a 0 mas nitratos bem altos. Podem-me dar uma ajuda em perceber e tentar resolver esta situação.

 

Acrescento que o pH é 5,5, kH 0 ou muito próximo disso e o gH de 110ppm, alto eu sei, uso Ada malayan

soil e CO2. Uso o fertilizante daTropica.

 

abraço,

Luis

Editado por Luis Filipe Ribeiro
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Amigos a minha questão prende-se com um facto de eu ter um aquário com 80x35x40 bem plantado com

um total de cerca de 50 camarões, entre red cherri e caridina japonica, montado à cerca de dois meses,

jà tive um ataque de algas filamentosas, das quais neste momento não vejo nem sombra, e tenho nitritos

e amônia a 0 mas nitratos bem altos. Podem-me dar uma ajuda em perceber e tentar resolver esta situação.

 

Acrescento que o pH é 5,5, kH 0 ou muito próximo disso e o gH de 110ppm, alto eu sei, uso Ada malayan

soil e CO2. Uso o fertilizante daTropica.

 

abraço,

Luis

 

Boas Luis,

qual a frequência com que fazes TPA e em que quantidade? a fauna é só camarões ou tens mais alguma coisa? Quando dizes fertilizante da tropica a qual te referes ao de micros?

 

Muito cuidado com esse valor de kH pois o pH pode sofrer mudanças muito bruscamente, aconselhava-te a aumentares isso... (podes ver aqui os efeitos de kH baixo -->http://fins.actwin.com/mirror/pt/begin-chem.html#reference).

 

PS: já agora o que chamas nitratos altos? (dá-me valores) e se isso é um plantado convém também saber o nível de PO4 (fosfatos).

 

Abraço

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Murkas,

 

Aqua Care da Tropica na versão sem N nem P, quanto a TPA's nestes ùitimos 15 dias faço de 20 lt semana

antes fazia bastante mais pois removia por aspiração as algas filamentosas quase diariamente e depois repunha

a água. Quanto à fauna para já são só os camarões pois espero uns apistos para este aquário, dai o pH baixo e

o mesmo para o kH, queria era descer o gH para valores bem mais baixos.

Tanto quanto eu sei o kH tem um efeito tampão sobre o pH, com um kH tão baiso julgo correr o risco de que o pH desça

descontroladamente mas por outro lado penso só conseguir este pH por usar o CO2.

 

Agora não estou em casa, mas sei que corresponde à penúltima cor da escala dos testes da nutrafin.

 

Abraço,

Luis

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora não estou em casa, mas sei que corresponde à penúltima cor da escala dos testes da nutrafin.

 

Nesse caso experimenta a limpar o filtro pois deve de ter muita materia organica em decomposição, outra causa possível pode ser estares a dar comida em excesso... Aspira também o aqua para te livrares do excesso de matéria orgânica...

 

Mais uma coisa... o teste está bom? testa também a água com que fazes as TPA não vá ser essa a fonte do problema...

 

O fertilizante que utilizas é rico em micros, agora tens que arranjar fertilizantes de macros (eu aconselho DIY pois sai muito mais barato, faz uma pesquisa no fórum que encontras vários tópicos sobre o assunto, para já um link que te pode ser util http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=36035)

 

Quanto ao kH para esses valores de pH tem que estar baixo mas nunca nulo... Podes subir o KH com a adição de bicarbonato de sódio por exemplo.

 

PS: faltam só os valores de PO4, se não tiveres o teste compra pois é um dos testes essenciais num plantado. (juntamente com o pH e o NO3).

 

Abraço

Editado por Murkas

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha que os Apistogramas vão engordar muito de tanto comer camarão.Vê lá isso que eles se provarem um camarão podem não querer outra coisa...

 

Quanto à água,já mediste o NO3 da água da torneira?

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Já medi os fosfatos e também estão a 0 são só mesmo os nitratos.

Quanto aos camarões de facto a ideia passa um pouco por ai, depois de uma viagem nada melhor que uma bela refeição,

ou pelo menos o desafio dos apanhar porque acho que estão, pelo menos a maioria, demasiado grandes para serem

comidos.

 

Abraço,

Luis

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá Luis Filipe Ribeiro!

Agora não estou em casa, mas sei que corresponde à penúltima cor da escala dos testes da nutrafin.

nitratos a 50? só com camarões e sem dar comida, é deveras estranho... chegaste a medir a água da rede?

mesmo sendo resistentes, os reds e caridinas aguentam tanto?... não estarão alterados os produtos do teste?...

Editado por josé mendonça
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Já medi os fosfatos e também estão a 0 são só mesmo os nitratos.

Quanto aos camarões de facto a ideia passa um pouco por ai, depois de uma viagem nada melhor que uma bela refeição,

ou pelo menos o desafio dos apanhar porque acho que estão, pelo menos a maioria, demasiado grandes para serem

comidos.

 

Abraço,

Luis

 

Boas,

se tens os nitratos altos e os fosfatos a zero a probabilidade ou "risco" de puderes vir a ter problemas com algas é bastante elevado... isto pois existe um desiquilibrio nos nutrientes NPK o que faz com que as plantas não absorvam o N (neste caso) pois basta faltar o N, o P ou o K para que as plantas não assimilem tao bem os outros... Logo a minha sugestão é começares a fertilizar com N, P e K em separado (na minha opiniao os fertilizantes DIY são os melhores pois são de longe os que saem mais em conta...) e depois de teres equilibrado os parametros NPK podes sempre introduzir plantas flutuantes que normalmente "dão cabo" dos nitratos bem depressa...

 

Ficam aqui uns links que te podem ajudar sobre o assunto...

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=24244

http://aquariofilia.do.sapo.pt/calculadora/index.htm

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=36035

 

Abraço

 

PS:és bem capaz de ter ou o teste estragado ou então a água com que fazes as TPA's está também carregada de nitratos.

 

é deveras estranho... chegaste a medir a água da rede?

 

Abraço

Editado por Murkas

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

viva Luis

 

eu aconselho-te antes de mais nada a fazeres o teste à agua com que normalmente fazes as TPA é que eu tambem tenho o mesmo problema e quando fui fazer o teste à água da companhia, até fiquei azul, estava quase nos 50

 

tive de comprar uns garrafões de água no lidle que tem os nitratos praticamente a zero

 

 

penso que o melhor remedio é tentar fazer com que as plantas absorvam os nitratos a mais, plantas de crescimento rapido dão uma grande ajuda

 

dizes que tens os fosfatos a zero mas devias ter entre 0.5 e 1, e também tens de adicionar potassio

 

 

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

boas

 

eu tambem estou com o mesmo problema tinha nitratos a mais de 50mg/l com o teste da sera.

nao tinha os testes de NO3 E PO4 e pensava que andava tudo bem.

ando a fazer mudas de 50% de agua e comprei macros em separado comecei a adecionar potassio

nunca vi tanta fotosintese junta nos meus aquarios :laugh:

 

agora é esperar que as plantas e as tpa´s consumao os nutrientes em excesso.

 

ja agora para quem usa os testes da sera de N03 quais sao os parametros normais a manter ? la nao indica

 

e outra como sei que 10mg/l por exemplo sao em ppm ?

 

desculpa usar o teu topico mas aproveitei que o problema é o mesmo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Eu tive uma invasão de algas filamentosas e durante bastante tempo tive de sinfonar diáriamente

as algas e depois de ter introduzido camarões e começado a fertilizar as algas desapareceram.

 

Agora para resolver os nitratos estou a acrescentar N e P, pois segundo o que depreendi, e pelos conselhos

que me foram dados na Naturline, na falta de fosfatos as plantas têem um consumo deficiente dos outros nutrientes,

o tal desiquilibrio de que fala o Murkas.

Acrescentei também outra lâmpada pois é um aquário de 96 lt. brutos e eu só tinha 36w e assim fico com 54w.

 

E para já vou fazer novamente os testes este fim de semana e acompanhar durante a semana que vem o que acontece

aos fosfatos e aos nitratos.

 

Abraço,

Luis

Editado por Luis Filipe Ribeiro
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Como disse desde 4ªfeira comecei a fertilizar com N e P e aumentei a luz de 36w para 54w.

Este Domingo fiz novamente os testes e o resultado foi, nitritos e amônia a 0, os nitratos desceram de 50

para 20 e os fosfatos é que subiram de 0 para 0,25.

Penso que estou a ir no bom caminho, mas vou manter-me atento aos parametros do aquário.

 

Abraço,

Luis

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Actualizando a situação devo dizer que esta se encontra controlada, devia mesmo ser falta de fosfatos pois após ter iniciado a introdução de N e P intercalando com fertilizante sem os mesmos verifico que os fosfatos variam entre o zero e 0,25 e os nitratos têem vindo a descer continuamente, neste momento estão a 10 e segunda feira recomeça a semana do fertilizante com N e P. Penso não estar muito errado se disser que a ausência de fosfatos inibia as plantas de consumirem os nitratos.

 

Quanto ao gH, agradeço ao Murkas ter-me relembrado um artigo sobre Ph e dureza da água, vou encher um bidon de 250lt., pôr la dentro uma boa quantidade de turfa e oxigenar, sai mais barato e sem o desperdicio de água que a osmose implica.

 

Abraço,

Luis

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto ao gH, agradeço ao Murkas ter-me relembrado um artigo sobre Ph e dureza da água, vou encher um bidon de 250lt., pôr la dentro uma boa quantidade de turfa e oxigenar, sai mais barato e sem o desperdicio de água que a osmose implica.

 

Ainda bem que foi útil... quanto á turfa vai-te meter a água assim com um tom tipo chá.

 

Abraço

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Murkas,

 

O que tem a ver com as águas ácidas e negras dos biotopos amazónicos.

 

Abraço,

Luis

 

Sim sem dúvida, estava apenas a alertar pois há ppl que mete turfa e não sabe que depois a água fica com esse tom e depois acaba por não gostar...

 

Boa sorte com os aquas

 

Abraço

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.