Escalares vs Discus


sabinonet

Recommended Posts

viva

 

tenho o meu novo aquario montado à cerca de um mês e meio e estou com um dilema escalares ou discos o que devo colocar no aquario

 

SETUP

 

aquario com 240 litros

substracto fertil jbl e akadama

filtro externo eheim 2217

termoestacto de 250W

co2 caseiro mas para evoluir para presurisado

á espera de filtro uv (feito pelo membro David Cabete)

aproximadamente 160W de luz

 

FAUNA

 

4 coridoras

4 sae

4 ottos

2 cae

15 nariz de bebado

brevemente um cardume de cardinais

ampularias marfim (arranjadas pelo membro Toyota)

 

FLORA

 

heterantera zosterofolia

rotala rotundifolia

higrofila polisperma

ludwigia arcuata

echinodorus tenellus

rotala sp green

valisnerias

musgo de java

stellata

 

a minha pergunta é qual destas especies (escalares vs discus) se adapta melhor ás minhas condições

 

a água: ph=6.5/7; amonia=0; nitritos=0; fosfatos=0,5; nitratos=25 (estão muito elevados e está a ser dificil baixar)

 

abraço

luis sabino

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, tendo em conta a fauna que já tens, não optava por nenhum desses, básicamente e sem me alongar muito por 2 questões.

 

Escalares: não devem estar em aquas com peixes mais pequenos.

 

Discus: Devem ser mantidos em cardumes consideraveis, e no teu caso já tens populaçáo que te limite essa escolha, para alem de teres que ter especial atenção aos ottos que se podem agarrar a eles.

 

 

Entre outras razões, basicamente são estas que me levam a não optar por nenhum deles..

 

 

Boa escolha:)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, tendo em conta a fauna que já tens, não optava por nenhum desses, básicamente e sem me alongar muito por 2 questões.

 

Escalares: não devem estar em aquas com peixes mais pequenos.

 

Discus: Devem ser mantidos em cardumes consideraveis, e no teu caso já tens populaçáo que te limite essa escolha, para alem de teres que ter especial atenção aos ottos que se podem agarrar a eles.

Entre outras razões, basicamente são estas que me levam a não optar por nenhum deles..

Boa escolha:)

 

Boas

 

Podes colocar Escalares com peixes mais pequenos desde que os Escalares sejam colocados pequenos no aqua junto com esses peixes mais pequenos.

 

Nunca ouvi ou vi os ottos a colarem-se aos discus e olha que eu tenho e nunca vi.

 

Quanto a pergunta do topico acho que deves ser tu a escolher porque tens condições para ter Escalares e Discus ,agora tens que ver qual gostas mais.

 

P.S. - Cuidado depois é com a quantidade que colocas no aqua.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde josegarcia:

 

Isso dos ottos com os discus foi algo que já li em vários sitios, por experiencia proprio também nunca vi, mas quando falam dos ottos alertam a isso e como exemplo dão sempre os discus.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Podes colocar Escalares com peixes mais pequenos desde que os Escalares sejam colocados pequenos no aqua junto com esses peixes mais pequenos.

 

Nunca ouvi ou vi os ottos a colarem-se aos discus e olha que eu tenho e nunca vi.

 

Quanto a pergunta do topico acho que deves ser tu a escolher porque tens condições para ter Escalares e Discus ,agora tens que ver qual gostas mais.

 

P.S. - Cuidado depois é com a quantidade que colocas no aqua.

viva Jorgegarcia

 

eu gosto das duas especies, escalares já tive, discus é que nunca tive nenhum, a minha duvida é mais no sentido de que a dieta dos discus é capaz de ser mais prejudicial para um aquario plantado do que a dieta dos escalares, ou estou enganado?

 

e outra coisa, costumam dizer que os discus são muito sensiveis, no meu caso os escalares que tive, quase sempre morreram de velhice, e por vezes a qualidade da água não era das melhores, mas também já li aqui no forum quem refira o mesmo dos discus

 

 

quanto à quantidade penso que seja igual para os dois, pois são de tamanhos identicos, estava a pensar entre os 4 e os 6 mas vamos a ver

 

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mitos. Coitadinhos dos Discus :drinking:

 

Depende, se gostares mais de escalares , coloca escalares. Caso gostes mais de discus, faz o mesmo.

- Legend of Lusitanian Pride -

 

Bateria para Bettas

Alguns Bettas de criação minha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu no teu lugar retirava os 4 ottos e e punha 4 discos.

coitados dos ottos, afinal ainda não percebi se fazem mal ou não, todos dizem que se agarram aos discos, mas quando perguntamos se aguma vez viram isso acontecer, dizem sempre que não, que foi alguem que lhes disse, que leram e algum lado, mas nunca viram acontecer, não digo que não tenha acontecido, mas deve ser um em mil, algum otto doido

 

penso que é apenas mais um mito do que outra coisa

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

agora em relação à questão do topico

 

o que pensão em juntar os dois, aqui no forum já vi aquarios com escalares juntos com discus, em termos das caracteristicas da àgua penso que não devem ser muito diferentes

 

o que acham desta possiilidade

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

coitados dos ottos, afinal ainda não percebi se fazem mal ou não, todos dizem que se agarram aos discos, mas quando perguntamos se aguma vez viram isso acontecer, dizem sempre que não, que foi alguem que lhes disse, que leram e algum lado, mas nunca viram acontecer, não digo que não tenha acontecido, mas deve ser um em mil, algum otto doido

 

penso que é apenas mais um mito do que outra coisa

 

abraço

 

 

Eu não tenho discus, mas leio sobre eles e como tal achei por bem dizer e alertar para o que a literatura alerta, supondo que a literatura é feita por quem tem discus e sabe o que diz, só resta acreditar.

 

Isto é como tudo, todos sabemos que não devemos juntar machos betta e eu tenho um amigo que tem 2 machos betta com 3 guppys e não há azar nenhum, mas não é por isso que vou dizer a alguem para o fazer e foi como lhe disse a ele, não há azar até ao dia que chegue a casa e esteja tudo morto.

 

São riscos que só corre quem quer:), uns mais seguros outros menos..

 

Eu até ver sigo os "alertas" mas também já tenho tido vontade de contrariar alguns porque pela pouca experiencia que tenho, não se justificam.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

quanto a juntar escalares com discos é arriscado para os discos parque os escalares não os vão deixar comer

 

quanto a escolha eu aconselho a escolheres escalares são mais faceis de manter se bem que não são tão bonitos e tambem porque ate hoje é o meu peixe preferido ( claro que ainda não tive discos, pelo que se lê são mais dificeis de manter )mas verdadeiramente és tu que tem que escolher

escolhe aquele que te sentes mais bem preparado para cuidar

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.