projecto para aqua


deadalus

Recommended Posts

Boas

Comprei um aquario de 210lts (1,15mts) e gostava de umas opinioes para saber se o que estou a fazer esta certo ou errado.

 

esta a pensar fazer uma parede no lado esquerdo de musgo de java para tapar a luz natural ja que por motivos de espaço o aqua esta perto de uma janela e outra do lado direito a tapar a caixa do filtro.

depois queria fazer no fundo uma parte de tapete de riccia e noutra parte areia fina.

queria por tambem umas plantas (40 cm altura) de facil manutenção na parte de tras do aquario.

quanto a fauna estou a pensar em pordois tubarões martelo mais uns quantos escalares.

 

CIMG0117.jpg

projecto.gif

 

as minhas duvidas são:

qual o substracto a pôr e quais as plantas que devo pôr?

quais os peixes que posso por junto com os outros mas em cardume?

 

Obrigado pela atenção

Editado por deadalus
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,...

 

Desde já quero te dizer bem vindo ao mundo AQUA, pelo menos assim parece.

 

Para começar aí vai o 1º conselho:

 

A box que tens Não deve ser colocado no lateral do Aqua, mas sim nas traseiras a um lado, para que assim haja circulação da água exp:

 

www.aquatlantis.com/img/fichas/3706_MANUAL%20BIOBOX.pdf

 

restante, começa por colocar o fundo, (riccia + areia) e apartir começas a ver como fica...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tens razao nao tem de ser colocada pq ela esta colada na lateral e nao sai de la.....

e quantos a fauna o que aconselham?

 

Sai sim, e devia ser essa a tua primeira preocupação. Se a tirares agora, nem é dificil.

 

Investe num filtro a sério, externo, eheim 2215.

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tens razao nao tem de ser colocada pq ela esta colada na lateral e nao sai de la.....

e quantos a fauna o que aconselham?

 

Deadalus, há ai uns topicos que explicam como tirar essas biobox.

 

O meu aquario (que podes ver na minha assinatura - z.poit) também tinha a biobox, mas com uma espatula e com um xizato saiu tudo em 5m, vale a pena tirar isso.

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu não sei, os colegas recomendam filtros externos, eu, ..., continuo a usar as Box, e estou satisfeito. Mas opinioes são muitas e cada caso um caso.

 

A bio é facil de tirar, como comentou o pamivelmo, com um X-ato, cortanto sempre junto ao vidro, mas com a lámina toda aberta e encostada ao vidro. A Selicone, ficará a meio da lámina.

 

Enquanto a uma bioBox, tem vantagens, se não estiveres disposto a usar algumas mangueiras. Eu por exemplo para que não se vissem tubos aquecedores ou outra maquinaria, coloquei a bio e disfarcei-a com plantas. Mal se Nota.

 

Mais uma vantagem, os alvins.... apanho-os sempre, sempre dentro da BioBox. Por muito que sejam peixes comunitários, alguns, sempre vão comendo alguns.....

(colocarei ainda fotos recentes Hoje)

 

Se precisares mais alguma coisinha, é só comentar.

 

Boa Sorte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu não sei, os colegas recomendam filtros externos, eu, ..., continuo a usar as Box, e estou satisfeito. Mas opinioes são muitas e cada caso um caso.

 

A bio é facil de tirar, como comentou o pamivelmo, com um X-ato, cortanto sempre junto ao vidro, mas com a lámina toda aberta e encostada ao vidro. A Selicone, ficará a meio da lámina.

 

Enquanto a uma bioBox, tem vantagens, se não estiveres disposto a usar algumas mangueiras. Eu por exemplo para que não se vissem tubos aquecedores ou outra maquinaria, coloquei a bio e disfarcei-a com plantas. Mal se Nota.

 

Mais uma vantagem, os alvins.... apanho-os sempre, sempre dentro da BioBox. Por muito que sejam peixes comunitários, alguns, sempre vão comendo alguns.....

(colocarei ainda fotos recentes Hoje)

 

Se precisares mais alguma coisinha, é só comentar.

 

Boa Sorte

 

Mas perdes litragem com a biobox e a filtragem não é tão eficaz como num filtro externo, eu tenho 1 filtro interno, uma biobox a funcionar e um filtro externo e não há comparação de eficacia. O filtro externo é de longe superior, não digo isto por dizer, os factos estão à vista aqui em casa:) (mas por sua vez é a opção mais cara)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não creio que o preço faça grande diferença,

http://www.seahorseshop.com/store/index.ph...44f02f1042ab287 entre 74 a 105 €, a minha Box, mas para a frente experimentarei.

 

Diz-me, será a diferença da água sair do aquario? sim, porque na bio, a aguá passa por duas fazes a entrada, desce pelas camadas filtrante e bombeada novamente para dentro do aqua. No externo?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No externo a agua e puxada para o filtro, por baixo..passa por um processo de filtragem forte, (5 esponjas mais biobolas, mais o que se quiser por) e sai por cima e volta a entrar para o aqua.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não...

 

O filtro tem uma mangueira dentro do aqua, que retira a agua..esta agua entra por baixo do filtro..(que é externo)..a agua passa pelas materias filtrantes e é reposta no aquario pela mangueira de cima do filtro e entra no aquario, também através de uma mangueira, por cima do aquario, não por baixo:), não são precisos furos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pensava que era preciso, mas acredita, que me irei informar no sentido de obter um filtrozninho externo, se assim for o caso, mas até presente, tenho aguentado bem. Mas mesmo assim obrigada.

 

DEADALUS, aproveita estas nossas opiniões e formula a tua...

 

já agora:

 

Na minha galeria encontras os meus AQUAS, mas por exemplo:

 

http://www.aquariofilia.net/forum/galeria0..._280_483175.jpg

 

Claro que gostaria da vossa opinião...

 

as fotos foram tiradas com o telemovel....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pensava que era preciso, mas acredita, que me irei informar no sentido de obter um filtrozninho externo, se assim for o caso, mas até presente, tenho aguentado bem. Mas mesmo assim obrigada.

 

DEADALUS, aproveita estas nossas opiniões e formula a tua...

 

já agora:

 

Na minha galeria encontras os meus AQUAS, mas por exemplo:

 

http://www.aquariofilia.net/forum/galeria0..._280_483175.jpg

 

Claro que gostaria da vossa opinião...

 

as fotos foram tiradas com o telemovel....

 

 

Abre um tópico teu no sub forum - "fotos e videos" para ir lá comentar, se não tamos aqui a fugir ao assunto do tópico.

 

Mas gosto do teu aqua.

 

Quanto ao filtro externo, procura saber, não te vais arrepender:)

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

deadalus,

 

como reparaste, e peço desculpas fugimos um pouco ao teu tema, mas e como referi, só depois de muito debater é que assimilamos uma opinião. Claro que tentamos ir pela melhor opção apresentada.

 

Mas vamos retomar o assunto:

 

Consultando alguns aquas, poderás tirar umas conclusões, como por exemplo:

 

Onde colocar os Troncos, e como colocar a areia. Uma dica:

 

A areia coloca-se desnivelada da parte de trás (mais alta), para a parte da frente (mais baixa).

 

Uma opinião minha, se o aquario apresentar (no teu ver), muitas cores claras, o fundo poderá ser mais escuro, e aproveitar para deixar espaços para que a luz assim entre.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Penso que o teu aquário é um Rena Calypso e, se for, esse filtro está colado à lateral, que por sua vez tem uma película (tipo risquinhas verticais). Esse filtro é bom e faz cerca de 600 litros/hora.

 

Quanto à circulação da água, partindo do princípio que acertei na marca do aquário, é sugada à frente em baixo e expelida também à frente em cima. Com esta disposição não o deve colocar no vidro traseiro. Deves mantê-lo onde está porque é o sítio onde proporciona maior circulação de água. Volto a dizer que me baseio no rena Calypso.

 

Quanto a um filtro exterior, só tens a ganhar. Colocas dois filtros: manténs esse e compras um exterior.

 

Tenho um aqua igual, com um desses filtros interiores e um Eheim Pro 222 e UV. A água está cristalina e com bons parâmetros.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Penso que o teu aquário é um Rena Calypso e, se for, esse filtro está colado à lateral, que por sua vez tem uma película (tipo risquinhas verticais). Esse filtro é bom e faz cerca de 600 litros/hora.

 

Quanto à circulação da água, partindo do princípio que acertei na marca do aquário, é sugada à frente em baixo e expelida também à frente em cima. Com esta disposição não o deve colocar no vidro traseiro. Deves mantê-lo onde está porque é o sítio onde proporciona maior circulação de água. Volto a dizer que me baseio no rena Calypso.

 

Quanto a um filtro exterior, só tens a ganhar. Colocas dois filtros: manténs esse e compras um exterior.

 

Tenho um aqua igual, com um desses filtros interiores e um Eheim Pro 222 e UV. A água está cristalina e com bons parâmetros.

 

Se estavas a falar de mim, sim, o meu é um rena calypso, mas agora sem bio box:)

 

O meu filtro porta-se bem, não preciso de colocar mais nada a ajudar na filtragem.

 

Tenho outro aqua com biobox e ja pensei por esta bomba nesse. É um 60x30x30 e ai sim, acredito que fizesse uma optima filtragem em relação ao que tenho agora lá.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se estavas a falar de mim, sim, o meu é um rena calypso, mas agora sem bio box:)

 

O meu filtro porta-se bem, não preciso de colocar mais nada a ajudar na filtragem.

 

Tenho outro aqua com biobox e ja pensei por esta bomba nesse. É um 60x30x30 e ai sim, acredito que fizesse uma optima filtragem em relação ao que tenho agora lá.

 

Abraço

 

 

 

eheh por acaso estava a falar do Deadalus.

 

Eu aproveito o meu filtro por decantação para colocar o carvão activado. Quando preciso de fazer qualquer tratamento é só retirar o carvão, pois está sempre à mão.

 

Tenho conversado com pessoal e uns são a favor e outros contra este tipo de filtros interiores. No meu caso vale a pena porque aquela face do aqua seria sempre um problema por estar mais exposta à luz. É uma questão de opinião. Mas com um destes filtros, graças à facilidede de acesso, pode-se fazer uma experiência. Consiste em colocar uma pedra difusora dentro do filtro para ver se se consegue fazer uma espécia de filtro seco. Falaram-me disto há tempos, mas nunca experimentei.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eheh por acaso estava a falar do Deadalus.

 

Eu aproveito o meu filtro por decantação para colocar o carvão activado. Quando preciso de fazer qualquer tratamento é só retirar o carvão, pois está sempre à mão.

 

Tenho conversado com pessoal e uns são a favor e outros contra este tipo de filtros interiores. No meu caso vale a pena porque aquela face do aqua seria sempre um problema por estar mais exposta à luz. É uma questão de opinião. Mas com um destes filtros, graças à facilidede de acesso, pode-se fazer uma experiência. Consiste em colocar uma pedra difusora dentro do filtro para ver se se consegue fazer uma espécia de filtro seco. Falaram-me disto há tempos, mas nunca experimentei.

 

Atenção que eu não sou contra as biobox..mas em alternativa e se for uma opção, prefiro o filtro externo, alias, tive essa opção e optei pelo filtro externo, mas obvio que foram mais 70€ que cada um sabe se compensa ou não o investimento, eu como não tinha, nunca tive nem sabia direito o que era um filtro externo, investi e felizmente estou bastante satisfeito.

 

Em principio vou por essa bomba que falas.te dos 600l/h no meu 60x30x30 que a quem vem com ele é fraquissima e ai sim, acredito que faça um optimo trabalho:)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pelo menos por agora vou deixar biobox uma vez que isto nao ta famoso de euros e agrada-me ter ali tudo escondido mas caso veja que é preciso trocar la terá de ser.

ja agora mando uma foto do aquario meio montado.

vou por algumas plantas na parte traseira do e quero fazer uma parede de christmas moss do lado esquerdo que é o lado que esta perto da janela de maneira a minimizar a entrada lateral de luz natural.

ja pensei tambem fazer uma parede de musgo do lado direito a tapar o filtro mas depois ficam as laterais todas tapadas.

que acham?

CIMG0121.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas

a biobox estava furada e tentei remendar com silicone proprio e depois enchi de novo o aqua e outro furo.....

acabei por arrancar a biobox e comprei um eheim 2224 a um user do forum eassim ganhei mais uns litros....

isto esta quase a receber uns bichos e assim que tiver mais omposto meto umas fotos....

Editado por deadalus
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

a biobox estava furada e tentei remendar com silicone proprio e depois enchi de novo o aqua e outro furo.....

acabei por arrancar a biobox e comprei um eheim 2224 a um user do forum eassim ganhei mais uns litros....

isto esta quase a receber uns bichos e assim que tiver mais omposto meto umas fotos....

 

Eu também optei por tirar a bio box..e diga-se de passagem ke fica bem melhor:)

 

Está no bom caminho..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais