Planárias...afinal Sanguessugas!


Vasco Matos

Recommended Posts

Tenho um aqua onde não param caracois,qualquer especie que lá meta aparece a concha vazia,misteriosamente.

 

Acabei de ver porquê.Agarrei numa das conchas de uns Planorbis que recentemente coloquei e vi que este estava a ser comido por Planárias! Comido na sua própria concha! yikes

 

Eu já tinha visto que este aqua tinha planárias,o que não sabia é que matam caracois,essa para mim é nova...

Editado por Zogli

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Elas são carnívoras, quando o alimento não abuda só não atacam os peixes porque este nadam. Aos camarões, agarram-lhe uma patita eles saltam até se cansarem e depois camarão para a refeição, agora caracois nunca vi, mas estou a ver que também não escapam. Mas o que eu achei sem escrupulos é elas comerem-no na própria concha, não havia necessidade.

Editado por fjmr123
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

acho isso muito estranho, pois tenho um aqua so de invertebrados, com red´s, new bee´s e ampularias e se eu olhar para o areao junto do vidro, aquilo fervilha de vida so com planarias(fora os cyclops) e vive tudo pacificamente.....

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O que eu sei é que quando vejo uma Planária,vou com uma pinça tentar agarra-la,quando a aperto saiem dezenas do corpo da mãe...algumas são comidas pelos Guppy's,mas muitas escaparão. Tou feito.

 

Mas não há duvida,estão a comer-me os caracois todos desse aqua,só vejo é cascas vazias no fundo.

 

Existe alguma maneira de acabar com esta praga,é que eu gosto muito de caracois,não consigo imaginar um aqua sem eles.Será que só esvaziando mesmo?

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Existe alguma maneira de acabar com esta praga,é que eu gosto muito de caracois,não consigo imaginar um aqua sem eles.Será que só esvaziando mesmo?

Viva,

 

Não tenho a certeza da especie, mas acho que a botia striata dá cabo disso.

Alguem confirme que é mesmo a striata, tambem conhecida por botia zebra ou botia tigre.

 

Cmprts,

Luis.Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Não tenho a certeza da especie, mas acho que a botia striata dá cabo disso.

Alguem confirme que é mesmo a striata, tambem conhecida por botia zebra ou botia tigre.

 

Cmprts,

Luis.Dias

 

boas

 

tanto as striata como o macracanthus e o kubotai comem pelo menos os meus é um mimo para eles banana rock

 

num dos meus aquarios plantado aonde tenho só viviparos tenho desses caraçois a brava e quando vejo que já sao muitos tiro os maiores e meto no aquario dos botias, grande alimento para eles e desapacecem num estante e nao vejo nem rasto deles so as cascas no fim :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

tanto as striata como o macracanthus e o kubotai comem pelo menos os meus é um mimo para eles banana rock

 

num dos meus aquarios plantado aonde tenho só viviparos tenho desses caraçois a brava e quando vejo que já sao muitos tiro os maiores e meto no aquario dos botias, grande alimento para eles e desapacecem num estante e nao vejo nem rasto deles so as cascas no fim :)

 

 

boas,

 

segundo me parece, o objectivo não são os caracois, mas ism as planarias .... ;)

 

Abraços

 

 

PS: Não sei a resposta

 

PS2: Zogli, se foram os que te arranjei, avisa que trago mais. ;)

entremargens6hc1.png
Grupo Entre Margens
Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho um aqua onde não param caracois,qualquer especie que lá meta aparece a concha vazia,misteriosamente.

 

Acabei de ver porquê.Agarrei numa das conchas de uns Planorbis que recentemente coloquei e vi que este estava a ser comido por Planárias! Comido na sua própria concha! :D

 

Eu já tinha visto que este aqua tinha planárias,o que não sabia é que matam caracois,essa para mim é nova...

 

 

Olá Zogli.

 

Esses seres que ai tens não se tratam de planárias, mas sim de sanguessugas predadoras de caracóis.

É uma espécie cujas mães transportam os filhos agarrados à barriga.

Eu próprio já tive um aquário com uma praga delas.

Se pesquisares no fórum, encontras uns quantos tópicos relativos a elas.

 

Cumps

Editado por Egnom
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Zogli.

 

Esses seres que ai tens não se tratam de planárias, mas sim de sanguessugas predadoras de caracóis.

É uma espécie cujas mães transportam os filhos agarrados à barriga.

Eu próprio já tive um aquário com uma praga delas.

Se pesquisares no fórum, encontras uns quantos tópicos relativos a elas.

 

Cumps

Sim realmente quando retiro uma do vidro,os filhos caem todos,o que faz passar ainda mais ,pois vão crescer...Não sabia que eram sanguessugas,que cena!

 

Sim,Marco,foram 2 dos teus Planorbis Rubrum,mas ainda tenho 2 ! Ainda por cima foram logo esses que são lindos...

 

Iniciei oficialmente caça às Sanguessugas! :puppydogeyes:

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim realmente quando retiro uma do vidro,os filhos caem todos,o que faz passar ainda mais ,pois vão crescer...Não sabia que eram sanguessugas,que cena!

 

Sim,Marco,foram 2 dos teus Planorbis Rubrum,mas ainda tenho 2 ! Ainda por cima foram logo esses que são lindos...

 

Iniciei oficialmente caça às Sanguessugas! :D

 

Que estranho...nunca tive nada disso.. como é que apanhaste?? Bem força aí :puppydogeyes:

 

 

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

segundo me parece, o objectivo não são os caracois, mas ism as planarias .... ;)

 

Abraços

PS: Não sei a resposta

 

PS2: Zogli, se foram os que te arranjei, avisa que trago mais. ;)

 

 

boas

 

pois é fiz confusao com o nome a pensar que era outra coisa ::D:

granda cena tive a pouco a investigar sobre isso e nao tinha conhecimento de tal coisa. banana rock

 

boa sorte ai para o aqua Zogli :wacko:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

pois é fiz confusao com o nome a pensar que era outra coisa :(

granda cena tive a pouco a investigar sobre isso e nao tinha conhecimento de tal coisa. banana rock

 

boa sorte ai para o aqua Zogli ;)

Obrigado! O problema é que sem saber arranquei uma com uma pinça o que é errado.Ao fazer isto cairam do corpo da mãe muitas,mesmo muitas crias deste bichinho devorador de caracois...

 

As outras já apanhei com um frasco pequeno de vidro,empurrando o animal interiro lá para dentro.As maiores estão todas apanhadas,agora é esperar que as crias que se soltaram cresçam... :)

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado! O problema é que sem saber arranquei uma com uma pinça o que é errado.Ao fazer isto cairam do corpo da mãe muitas,mesmo muitas crias deste bichinho devorador de caracois...

 

As outras já apanhei com um frasco pequeno de vidro,empurrando o animal interiro lá para dentro.As maiores estão todas apanhadas,agora é esperar que as crias que se soltaram cresçam... :rainbowafro:

 

 

O que mais tens no aqua ?!?!?! podes sempre optar por uma limpeza geral ..... areão fervido, plantas desinfectadas com algum produto que se deve vender em lojas, agua nova, fauna de quarentena ...... dá mais trabalho, mas é mais seguro. :rainbowafro:

 

Depois arranjo-te mais desses quando achares que os podes ter. :rainbowafro:

entremargens6hc1.png
Grupo Entre Margens
Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu penso que com botias isso se resolva, pelo menos os meus comem tudo o que andar no fundo.

excepto peixes vivos.

Botias não David! :rainbowafro: Aliás,temo que seja um peixe que nunca irei ter,pois adoro caracois,não consigo ver um aqua sem eles. E Botias são digamos...incompativeis com estes pequenos seres.

 

Até agora os 2 Planorbis Rubrum estão bem,mas se morrer mais algum tenho de avançar com a limpeza geral que o Marco aconselhou. É só quando as luzes se apagam que as bichas malvadas aparecem nos vidros,e nos últimos dias não vi nenhuma...Vamos lá ver se não me chateio. :)

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Botias não David! :rainbowafro: Aliás,temo que seja um peixe que nunca irei ter,pois adoro caracois,não consigo ver um aqua sem eles. E Botias são digamos...incompativeis com estes pequenos seres.

 

Até agora os 2 Planorbis Rubrum estão bem,mas se morrer mais algum tenho de avançar com a limpeza geral que o Marco aconselhou. É só quando as luzes se apagam que as bichas malvadas aparecem nos vidros,e nos últimos dias não vi nenhuma...Vamos lá ver se não me chateio. :rainbowafro:

 

 

Olha, no meu caso, eu tinha duas râs anãs africanas no aqua e elas chamavam um "figo" ás sanguessugas. De vez em quando lá estavam elas com uma na boca. A verdade é que não chegaram a eliminar as sanguessugas, mas sempre é uma ajuda.

Uma coisa que podes fazer para não desmontar o aqua, é tirares tudo o que seja caracol para outro aquário. Passados uns meses, dois ou três, as sanguessugas morrem por não terem o que comer. :)

 

Espero que ajude.

Abraço e boa sorte. :rainbowafro:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais