Pomacea Bridgesi e Plantado com "Cuba": Compativeis?


Rui Feliciano

Recommended Posts

Olá,

 

pretendo fazer um plantado com um tapete de HCC e como tenho uma pomacea bidgesi gostaria saber se a "horta" vai ter problemas.

Para já o que antecipo é que como a ampularia anda como um "tractor" pelo substracto, me vá dar cabo do plantado de HCC antes deste se encontrar consolidado. Ela também tem a mania de se enterrar até meio da casca durante o dia junto à raíz de uma qq planta contribuindo para me colocar as raízes à vista.

 

resumindo: existem técnicas para conseguir ter a minha "horta" de HCC e a ampularia ao mesmo tempo no aqua?

 

Obrigado!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu pensava que elas eram na boa com certas plantas, mas posso dizer que as minhas ampularias devoraram-me as plantas..estão todas ratadas e olha que têm sempre alface e cenoura..lolol.

 

Não aconselho de todo, mas pelo que li depende muito do temperamento da ampulária, há aqui membros que afirmam mesmo que as suas não comem plantas, o idela será apostar numas plantas mais duritas.

 

Tenho, ou tinha, Hygrophila polysperma que elas adoram, é só petiscar:), mas nas rotalas e nas vallisnérias não tocam (para já).

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu pensava que elas eram na boa com certas plantas, mas posso dizer que as minhas ampularias devoraram-me as plantas..estão todas ratadas e olha que têm sempre alface e cenoura..lolol.

 

Não aconselho de todo, mas pelo que li depende muito do temperamento da ampulária, há aqui membros que afirmam mesmo que as suas não comem plantas, o idela será apostar numas plantas mais duritas.

 

Tenho, ou tinha, Hygrophila polysperma que elas adoram, é só petiscar:), mas nas rotalas e nas vallisnérias não tocam (para já).

Abraço

 

 

pois....acho que vou arriscar plantar primeiro só uma pequena porção do aquario e ver o comportamento do bicho...Eu tenho outrsa plantas no aqua e ela para já não lhes toca, o que me chateia um pouco é o facto de ela se enterrar no substracto durante a noite.

 

Obrigado!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu pensava que elas eram na boa com certas plantas, mas posso dizer que as minhas ampularias devoraram-me as plantas..estão todas ratadas e olha que têm sempre alface e cenoura..lolol.

 

Não aconselho de todo, mas pelo que li depende muito do temperamento da ampulária, há aqui membros que afirmam mesmo que as suas não comem plantas, o idela será apostar numas plantas mais duritas.

 

Tenho, ou tinha, Hygrophila polysperma que elas adoram, é só petiscar:), mas nas rotalas e nas vallisnérias não tocam (para já).

Abraço

Há três tipos de ampularias... Só a que tem os ângulos onde as espirais se encontram a 90º (vistas por baixo) é que não comem as plantas. Mas também tenho as minhas dúvisas quanto a isso... Será que mesmo estas que falo têm uma queda especial para algumas plantas?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A Ampulária Dourada não come plantas saudáveis.Comem é folhas caidas,ou murchas,saudáveis não,pois tenho um aqua plantado onde as minhas Ampulárias fazem criação,e neste momento tenho dezenas e dezenas de Ampulárias de todos os tamanhos.Se comessem plantas onde é que elas (as plantas) estavam a esta hora...

 

Fazem é um excelente trabalho de limpeza,não se vê uma folhinha caida no chão.

 

Será que não tens as Pomacea Caniculata Pamivelmo? É que já as vi à venda,pode ser possivel terem-te vendido esta especie devoradora de plantas.Ou por outra,dás legumes meio-cozidos às tuas Ampulárias? É que se tiverem com fome ai já não meto as mãos no fogo em que não comam folhas saudáveis, à falta de folhas mortas...

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não..:D

 

Clica ai no link da minha assinatura, vais ver que é a dourada e meto as mãos no fogo que ela come plantas, as rotala e as sagitaria não toca, agora as Hygrophila polysperma é certinho, todas ratadas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Passa a dar legumes meio-cozidos 2x por semana.Vais ver que deixam de tocar nas plantas.

 

Ja dou..lol, mas a Hygrophila polysperma é sem duvida preferencia da dourada. As marfim nao me parecem muito interessadas nas plantas..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola eu tenho das duas especies e tenho um dos aquas da minibateria cheio de douradas e prai cerca de 100 alvelins tenho la varias plantas e elas nao comem nada pelo menos eu nao dou conta .

 

so as marfim e que me comeram uma vez uma planta mas acho que foi devido a planta ser uma pogostemom pois e muito macia e estava muito pequena por isso e que dei conta delas a comerem ah mas tambem tinha 20 ampularias no meu aqua

TOYOTA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu acho que esta minha ampulária dourada é louca da vida e aproveito para vos perguntar se isto é normal.

 

Cheguei ao meu aqua para a "visita" e vejo a ampulária com o triplo do tamanho e a comer sei lá bem o que, quando dou por ela, estava por cima da ampulária marfim que depois de se enrolarem as duas um bocado saiu na boa e foi comer cenoura..

 

Depois, fiquei a observar e ela foi em direcção a outra marfim que tava a comer..e pimba..meteu se em cima dela também, como se nada fosse.

 

Isto é normal? na primeira não me pareceu ser "atropelamento" na segunda pareceu me que ela foi sempre em frente, passou por cima da outra e foi para o vidro sem grandes cerimonias..

 

 

Acho que tenho aqui uma raridade..lol

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Deves separar as Marfim das Douradas,isso que aconteceu foi...pinokanço puro. Mas o que acontece é que os descendentes nem serão Dourados nem Marfim,são meio por meio,o que é mau para a especie.Se as Douradas tiverem sempre posturas de Douradas,o dourado das conchas será cada vez mais belo,o mesmo se passa com as Marfim.

 

Com cruzamentos entre cores tudo se perde.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Existem duas especies de pamaceas, as bridgesii e as caniculatas, estas duas especies são de dificil destinção mas as bridgesii não comem plantas enquanto as canicutas são capazes de devastar um aquário plantado em dias. Normalmente precisa-se de uma loja de confiança para saber que especie é

Cumprimentos

João Marques

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Deves separar as Marfim das Douradas,isso que aconteceu foi...pinokanço puro. Mas o que acontece é que os descendentes nem serão Dourados nem Marfim,são meio por meio,o que é mau para a especie.Se as Douradas tiverem sempre posturas de Douradas,o dourado das conchas será cada vez mais belo,o mesmo se passa com as Marfim.

 

Com cruzamentos entre cores tudo se perde.

 

 

Ver um tractor daqueles a cruzar com uma mini marfim..ui ui..lol..mas tinha ar disso.

 

Vou tentar controlar qualquer tipo de postura para evitar isso.

 

Abraço e obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

se vires na minha assinatura esta la um aqua que e das ampularias esta la um casal no marmelanço agora vou meter mais 2 fotos e uma esta por cima de uma miniatura depois ve

TOYOTA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

se vires na minha assinatura esta la um aqua que e das ampularias esta la um casal no marmelanço agora vou meter mais 2 fotos e uma esta por cima de uma miniatura depois ve

 

 

Já tinha visto:)

 

vou ver as novas ..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em relação às plantas que tenho no meu aquário eu sei que a espécie que tenho (pomacea bridgesii) não me toca nelas pois já tenho o bicho `*a quase 2 semanas e as plantas estão intocáveis.

Em relação à cuba como é macia é que desconhecia se a comia ou não.

Mas, o mais desagradável mesmo para mim, são o strabalhos de terraplanagem que ela faz na minha "horta" recém-plantada. Plantei ontem a cuba e fiquei a ver o comportamento da ampularia e de facto foi impecável, parecia que flutuava sobre os pequenos tufos acabados de plantar sem os danificar de qq forma.

Dito isto, chegou a um sitio e começou a fazer uma cratera para se enterrar cobrindo de substracto um dos tufos de cuba e desenterrado por completo as raízes de uma planta fazendo-a flutuar!

Tirando o detestável hábito de se enterrar eu gosto das demais caracteristicas do caracol e quero tentar ao máximo mantê-lo...vamos a ver as cenas dos proximos capitulos.

 

O aqua em questão é esste, a ampularia está no canto frontal direito:

 

aqua_2.jpg

 

Ah! E costumo dar-lhe nabo e cenoura escaldados durante a seman quando calha. Os restantes peixes não ligam muito à cenoura mas atiram-se ao nabo também!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A minha não se enterra, lol, mas faz uns belos buracos também...as marfins já se enterram alguma vezes, mas não por completo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais