O vencedor


Neo Pedro

Recommended Posts

Boa noite Neo Pedro

 

Em Vila Franca De Xira tens uma loja ao pé da EDP que é a Leziria Zoo costuma ter peixes e plantas à maneira

Editado por André Ramos
erros ortográficos

Cumps

Délio Costa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

De facto existe essa loja. E há pelo menos mais uma em VFX. Contudo, verifiquei que não têm alguns dos produtos para as doenças que me recomenderam há tempos neste fórum (os da JBL, por exemplo). Daí o Neo Pedro (que já agora é meu filho e tem apenas 11 anos e uma certa tendência para perguntar o óbvio com o entusiasmo - dêem-lhe por isso alguma desculpa) ter perguntado. Descobrimos recentemente uma loja em Alhandra que tem uns eixes muito bonitos e, aparentemente, bem cuidados. Mas vi há pessoal aqui no fórum que é de Alverca e ocorre-me se não haverá aí - pois é uma localidade maior - alguma loja que tenha não só peixes e plantas em variedade mas também produtos para além dos da Sera.

 

Já agora, os meus peixes continuam a morrer, embora menos (daí a necessidade de saber se não há uma loja com mais produtos do que aqueles que posso encontrar em VFX). A minha inexperiência tornou difícil saber qual era a doença que os peixes tinham, mas agora tenho quase a certeza que a doença é provocada por uma bactéria (a flexibacter columnaris). De momento, estou a usar o baktopur direct, porque foi isso que me recomendaram na loja e o que vi nalguns sites, mas será que alguém com mais experiência tem uma ideia melhor, por exemplo, um produto, caso haja, que seja especificamente para combater essa bactéria?

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas vi há pessoal aqui no fórum que é de Alverca e ocorre-me se não haverá aí - pois é uma localidade maior - alguma loja que tenha não só peixes e plantas em variedade mas também produtos para além dos da Sera.

 

Já agora, os meus peixes continuam a morrer, embora menos (daí a necessidade de saber se não há uma loja com mais produtos do que aqueles que posso encontrar em VFX). A minha inexperiência tornou difícil saber qual era a doença que os peixes tinham, mas agora tenho quase a certeza que a doença é provocada por uma bactéria (a flexibacter columnaris). De momento, estou a usar o baktopur direct, porque foi isso que me recomendaram na loja e o que vi nalguns sites, mas será que alguém com mais experiência tem uma ideia melhor, por exemplo, um produto, caso haja, que seja especificamente para combater essa bactéria?

 

Obrigado

 

Quanto a lojas em Alverca, tens uma no Centro Comercial Parque, mas pelo que sei só vende sera e eSHa. Se quiseres JBL em Alverca só conheço uma, fica lá para os lados do Choupal. A maioria das outras lojas de animais lá de Alverca só vende medicamentos de marcas tais como a Tropical e outras assim menos conhecidas (com essas nunca arrisquei).

Acho que em Alverca já conheço todas ou quase todas as lojas de animais, só me falta visitar uma que abriu recentemente, a planet zoo ou qualquer coisa do género, por isso não te sei dizer o que essa vende.

 

Tas a usar o baktopur direct num aqua à parte não estás? Esse medicamento é muito forte e mata-te as bactérias do filtro. Normalmente para doenças bacterianas uso sera baktopur, o normal, e costuma dar resultado por isso se os peixes ainda não estiverem muito doentes e debilitados esse tratamento deve resultar, agora é só respeitares as indicações todas e esperar

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que em Alverca já conheço todas ou quase todas as lojas de animais, só me falta visitar uma que abriu recentemente, a planet zoo ou qualquer coisa do género, por isso não te sei dizer o que essa vende.

 

Tas a usar o baktopur direct num aqua à parte não estás? Esse medicamento é muito forte e mata-te as bactérias do filtro. Normalmente para doenças bacterianas uso sera baktopur, o normal, e costuma dar resultado por isso se os peixes ainda não estiverem muito doentes e debilitados esse tratamento deve resultar, agora é só respeitares as indicações todas e esperar

 

Tenho a impressão de que esse nome me foi referido como sendo o de uma loja de peixes muito boa que fica para os lados de Benfica. Mas talvez esteja a fazer confusão. Presumo que se fosse assim tão boa, tu já saberias disso. Em todo o caso tenho de ver se descubro essa loja que fica para os lados do Choupal.

 

Quanto ao baktopur, pu-lo no aqua principal. A bula não diz nada quanto a isso e assumi que precisava de matar as bactérias dos peixes e também as que possam existir na água. Contudo, a bula diz que, para acrescentar bactérias findo o tratamento, que é de 3 dias. Em qualquer caso, como os níveis de amónia e nitritos estão baixos espero que não haja problemas. Optei pelo baktopur direct porque tenho uma santa filo em muito mau estado (tem a cauda e a boca muito destruídas), embora seja muito resistente pois já está assim há vários dias, e resolvi tentar salvá-la. Não sei se estou a fazer bem ou se não seria melhor "desfazer-me" dela para que contamine os outros peixes.

 

Obrigado pela ajuda.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se ela tem uma chance de recuperar não te deves livrar dela, eu tento sempre curar os meus peixes até ver que não há nada a fazer :rolleyes: ...

 

É isso que estou a tentar fazer. O problema é se assim outros peixes são contaminados e em vez de o salvar arranjo maneira de que outros morram.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho a impressão de que esse nome me foi referido como sendo o de uma loja de peixes muito boa que fica para os lados de Benfica. Mas talvez esteja a fazer confusão. Presumo que se fosse assim tão boa, tu já saberias disso. Em todo o caso tenho de ver se descubro essa loja que fica para os lados do Choupal.

 

Quanto ao baktopur, pu-lo no aqua principal. A bula não diz nada quanto a isso e assumi que precisava de matar as bactérias dos peixes e também as que possam existir na água. Contudo, a bula diz que, para acrescentar bactérias findo o tratamento, que é de 3 dias. Em qualquer caso, como os níveis de amónia e nitritos estão baixos espero que não haja problemas. Optei pelo baktopur direct porque tenho uma santa filo em muito mau estado (tem a cauda e a boca muito destruídas), embora seja muito resistente pois já está assim há vários dias, e resolvi tentar salvá-la. Não sei se estou a fazer bem ou se não seria melhor "desfazer-me" dela para que contamine os outros peixes.

 

Obrigado pela ajuda.

 

Soube que essa loja abriu porque li na bioaquaria, tava a pensar que era um grande loja mas quando passei lá a porta pareceu-me uma loja pequenina de animais... também fica lá para cima, para os lados do Choupal, podes sempre ir visitá-la.

 

O problema do baktopur direct é que é muito forte e mata-te as bactérias do filtro, por isso é que é aconselhável fazer sempre o tratamento num aqua à parte. Convém agora teres mais cuidado com a amonia e os nitritos até isso voltar a estabilizar, se acrescentares as bactérias melhor ainda.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O problema do baktopur direct é que é muito forte e mata-te as bactérias do filtro, por isso é que é aconselhável fazer sempre o tratamento num aqua à parte. Convém agora teres mais cuidado com a amonia e os nitritos até isso voltar a estabilizar, se acrescentares as bactérias melhor ainda.

 

Isto levanta uma questão acerca da qual gostaria de ouvir a tua (vossa) opinião. Já fiz dois tratamentos seguidos com o baktopur direct. Isto está de acordo com a recomendação da bula. O tratamento parece-me estar a fazer efeito, mas temo que para que seja mesmo eficaz seja necessário um terceiro tratamento. O problema é que a bula não diz se posso ou não fazer mais de dois tratamentos e temo pelos peixes e pelas bactérias do aquário, embora tenha os meios para controlar os nitritos e a amónia.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Topico movido para a CONVERSA AQUATICA pq não se enquadra neste sub-forum.

 

 

Atenção que os ultimos posts estão a fugir e muito ao assunto do topico e deveriam estar na secção de DOENÇAS E PRAGAS.

 

Abraços.

entremargens6hc1.png
Grupo Entre Margens
Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caros Neo Pedro...e pai.

Desconfio que essa doença se chama falta de TPAS (trocas periodicas de àgua).

:) .

Se estiver certo devem "mecanizar" uma TPA de 20%...semanalmente.

Antes de pedirem opiniões sobre.....nomeadamente doenças, devem por o Setup do aqua, sua manutenção e alguns parametros da Àgua como, ph, temp., Kh, Gh, amónia, nitritos e nitratos.

Qualquer loja vende os testes.

Um abraço aos dois.

JPM

 

Ps-> Neo Pedro....a pressa é inimiga do aquariofilista....é o que eu digo ao "meu" Neo João. ;)

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caros Neo Pedro...e pai.

Desconfio que essa doença se chama falta de TPAS (trocas periodicas de àgua).

:) .

Se estiver certo devem "mecanizar" uma TPA de 20%...semanalmente.

Antes de pedirem opiniões sobre.....nomeadamente doenças, devem por o Setup do aqua, sua manutenção e alguns parametros da Àgua como, ph, temp., Kh, Gh, amónia, nitritos e nitratos.

Qualquer loja vende os testes.

Um abraço aos dois.

JPM

 

Ps-> Neo Pedro....a pressa é inimiga do aquariofilista....é o que eu digo ao "meu" Neo João. :rainbowafro:

 

Olá

 

A doença não se chama de facto falta de TPAs. De facto, não houve tempo para isso. O aquário tem mês e meio. Na minha ignorância, fiz logo uma TPA três semanas depois. Só posteriormente soube que num aquário novo se deve aguardar um pouco mais antes de fazer as TPAs. E depois apareceu a doença que, uma vez mais na minha ignorância, levei muito tempo a diagnosticar, até porque como podem ler aqui tem sintomas muito parecidos com outras doenças. Para minha surpresa, um dia fui à loja onde comprei quase todos os peixes e lá estava um aquário (aquele do qual tinham vindo os últimos peixes que comprara) com vários peixes mortos e outros com os sintomas dos meus (isto explica a pergunta por lojas recomendadas na região - aquela deixou de ser opção. Depois do aparecimento da doença, por uma razão ou outra, o que mais tenho feito é TPAs. Claro que isto não torna impossível que haja um problema com a água, mas é muito improvável.

Além disso, tenho verificado os níveis de amónia, nitritos, gH e pH e, uma vez mais nos fracos conhecimentos, estão todos dentro do recomendado.

 

Uma palavra apenas para dizer que percebo que tenham mudado o post, mas lamento que o tenham feito antes que a Marta, que parecia poder esclarecer a minha dúvida, o tenha feito. A resposta dela era e é, para uma pessoa que sabe tão pouco, nestas circunstâncias, importante.

 

Abraço!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais