Recommended Posts

Pedro,

 

Obrigado pela tua resposta. Já posso chamar o meu coral pelo nome :)

 

Aproveito e coloco uma foto de outro coral. Quando chegou aqui a casa a semana passada era quase microscópico mas está a crescer bem e depressa.

 

Desculpa lá a má qualidade da foto. Será que mesmo assim me consegues dizer o nome deste coralzito em crescimento?

 

Quem não se está mesmo a safar são as microalgas que também vinham na rocha viva. Talvez precisem de mais luz, não sei...

 

Vou aumentar progressivamente as horas de luz, como sugeres!

 

Quanto à rocha viva, este novo coral realça aquilo que refiro. Esta rocha tem uma qualidade tão boa que até traz corais incluídos e tudo :D

 

Acho que vou mesmo apostar em colocar mais uns 10 kg de rocha durante esta semana. E depois vou vendo, há medida que for acrescentando mais corais, talvez coloque mais uma ou outra pedra, como tu dizes.

 

Abraço e uma vez mais obrigado!

 

gallery_17535_267_16879.jpg

Editado por reefdiver
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Alterei a foto. Não está muito melhor. Mas acho que está melhor...

 

O coral tem uma espécie de tentáculos castanhos e o centro é verde...

 

bang Tenho que comprar uma lente melhor para a minha velhinha Canon EOS350

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Francamente Luís! Saiste-me cá um carniceiro...

 

Não há dúvida. É mesmo uma anémona majano.

 

Agora digo-vos uma coisa: não me importa de ter uma praga destas no meu aquário. São bem bonitas...

 

Vá lá: têm que me convencer a matar a anémona. Razões para o abate?

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É simples...são bastante evasivas, ferrando em corais e peixes. Em pouco tempo tens dezenas, depois centenas delas que atacam os corais até os matar e podendo provocar feridas a peixes que podem infectar e matar os pobres.

 

Ok, agora como matar? Simples....fazes uma mistura de kalk com osmose (sem sal) de forma a ficar bastante concentrado. Desligas a circulação do aqua, incluindo o retorno...enches uma seringa com essa mistura, chegas junto da majano e deixas que uma pequena quantidade dessa mistura em cima dela de forma a cobri-la. Passado uns minutos voltas a ligar a circulação toda. Se ela ainda persistir, voltas a fazer o mesmo até ela morrer!

Outra técnica é retirares a rocha onde ela está para fora (se for possivel) e com um ferro quente (por exemplo, um ferro de soldar) queimas a gaja toda!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pronto, já limpei o sebo à tal anémona majano. Acabei por retirar a rocha e limpei-lhe o sebo cá fora. Uma análise atenta identificou não uma mas três. Percebo aquela parte da multiplicação das sacanas no aquário.

 

Acho que ficou o problema resolvido!

 

Pedro/Luís, o que seria de mim sem vocês? :)

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É simples...Em pouco tempo tens dezenas, depois centenas delas ...

Pronto lá venho eu lançar confusão...

Discordo totalmente Pedro, poderá ser comum isso acontecer, mas nem sempre. É o meu caso, quando trouxe a rocha de casa do Duarte, vinha infestada delas... com paciência limpei aquilo que vi e pensei ter erradicado a praga... "afinal havia outras"... desde há cerca de 4/5 meses para cá que elas se mantém quietinhas sem se reproduzirem, por isso ficaram lá 2. pode ser uma excepção o meu caso mas que não se multiplicaram, isso não.

 

Quanto à questão de as erradicar achei uma outra forma de o fazer sem kalk, com muito cuidado e jeitinho com a ponta da agulha da seringa e junto ao pé começar a descolar a parte agarrada à rocha, sai inteirinha e sem espinhas :) , todas as que tinha na rocha que tenho na sump saíram assim e nunca mais apareceu nenhuma.

Eu estou com vocês...

Eu querer até queria, mas tu não me bates...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois Alex,

 

elas podem se manter assim durante mais algum tempo e depois, de um momento para o outro, começam a alastrar, a dominar o aquario, depois a sala, depois a casa, depois o pais e finalmente o mundoooooooo, buahahahahaha....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Elas até que são bonitas, é pena que sejam uma praga!

 

Eu também as acho bonitas! Eu todo contente a pensar que estava com a rocha viva fabulosa....e toma lá! :D

 

É hoje que vou mexer no layout e introduzir mais uns 10kg de rocha viva!

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu também as acho bonitas! Eu todo contente a pensar que estava com a rocha viva fabulosa....e toma lá! banana rock

 

É hoje que vou mexer no layout e introduzir mais uns 10kg de rocha viva!

 

Abraço

És tu a meter 10Kg e eu vou meter mais 2,5Kg da boa, mas amanhã...agora ficou pela sump!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ainda não foi ontem a adição da rocha viva. mas estou agora mais inclinado para pelo menos 15 kg's.

 

Ontem adicionei foi a equipa de limpeza. Se bem me lembro, 8 turbos, uns 15 nassários, uns 20 eremitas e umas 10 cerites. Estou dislumbrado!

 

As algas já estavam a começar a atacar vidros e areão...

 

Agora peço uma vez mais alguns conselhos Pedro. Cuidados especiais a ter com esta "malta"? Quais as características e funções de cada espécie?

 

Pela observação de ontem já percebi que as cerites são tímidas e ficam mais pela rocha, os eremitas só pensam em comer e são os 4x4...em todo o lado! As antenas dos nassários são fantásticas. É daquele tipo de coisas que quando mergulho não tenho oportunidade de ver :)

 

Por último os turbos parecem-me mais vocacionados para a limpeza da rocha!

 

Conclusão: Passei a noite à frente do aqua. Fiquei triste quando as luzes se apagaram à meia noite.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Ontem adicionei foi a equipa de limpeza. Se bem me lembro, 8 turbos, uns 15 nassários, uns 20 eremitas e umas 10 cerites. Estou dislumbrado!

Compraste essa equipa, não foi?

 

Conclusão: Passei a noite à frente do aqua. Fiquei triste quando as luzes se apagaram à meia noite.

:) É um vício danado!

"O conhecimento é uma arca com um tesouro; a prática a sua chave."

Thomas Fuller

 

Nuno Ricardo Ramos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Compraste essa equipa, não foi?

:) É um vício danado!

 

Boas Nuno,

 

Comprei, é verdade! A água estava transparente e fantástica antes de os colocar...passada 1 hora era só "detritos" a passear pelo aqua. Sinal de que a equipa de limpeza anda mesmo a "remexer".

 

É mesmo um vício danado. E eu que sou mergulhador, quando saio da água fico sempre com aquela sensação "ficava lá o dia todo". Agora tenho uma janela de oceano para me entreter!

 

Abraço

 

PS - e o teu aquário? suponho que também tens...fotos, informações?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

PS - e o teu aquário? suponho que também tens...fotos, informações?

 

Aínda não... :crazyeyes:

 

Por enquanto aínda só tenho o de água doce.

 

O de salgados está complicado, os orçamentos são muito altos (tu sabes...). Tem de ser com calma, quero começar uma coisa em condições, para não ter problemas mais á frente. Mas há-de chegar esse dia.

 

Abraço e força nisso, estou a gostar do que tenho visto.

"O conhecimento é uma arca com um tesouro; a prática a sua chave."

Thomas Fuller

 

Nuno Ricardo Ramos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, começam a entrar os primeiros vivos! Os cerites são mais para comer cianobacteria, mas também pode comer alguma alga. Normalmente são mais nocturnos e de dia ficam enterrados na areia.

Os hermitas é mesmo 4x4, menos os vidros, e gostam dce algas e restos de comida, tal como animais mortos e gostam de matar os nassarios por causa da carapaça.

Os nassarios também são 4x4, mas andam mais pela areia. Permanecem sempre enterrados, saindo mais à noite e quando metes comida no aqua. Estes também comem detritos, incluindo animais mortos.

Os turbos é mais vidros, não querendo dizer que também andem por outros lados. A dieta é sobretudo algas.

Cuidados a ter...além do normal, dar um pouco de comida, mas nada dce exagero...faz como se tivesses 1 peixe pequeno no aqua.

Vais ter que aumentar a tua equipe de limpeza...um dia destes que o pessoal for ao Cabo Raso, vais connosco para apanharmos bicharada!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nuno,

 

Pois, o investimento é mesmo pesado. O melhor é mesmo fazeres um orçamento e ires comprando o equipamento aos poucos. Uma coisita todos os meses e daqui a 6 meses já estás a arrancar.

 

Obrigado pelo teu apoio!

 

Pedro,

 

Obrigado pela explicação. Muitíssimo útil, como sempre.

 

Avisa-me da próxima vez que forem ao Cabo Raso e vou lá então para aumentar a bicharada.

 

Já tinha lido sobre os eremitas gostarem de fazer a folha aos nassários. Quando os introduzi, pus os eremitas num canto e os nassários de outro, para dar tempo aos nassários de arranjarem esconderijo!

 

Em relação às carapaças, convém introduzir algumas vazias daqui a uns tempos, para o pessoal ir mudando de casa?

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Depois de alguns contratempos profissionais, mais uns 15kg de rocha viva comprados hoje! Estou agora com 40kg de rocha viva.

 

Aproveito ainda para corrigir o tamanho da minha equipa de limpeza: 20 nassários, 20 eremitas de patas verdes, 10 turbo snails e 5 cerithium's.

 

Remodelei totalmente o layout. As fotos estão só mais ou menos, porque com as mexidas e a entrada de mais rocha viva, a água está ainda muito turva. Mas já dá para perceber que o novo visual está muito melhor... :)

 

Sábado faço a primeira TPA em salgados. O escumador ainda não está com muita espuma, mas já com uma cor bem amarela e com muitos resíduos.

 

Fico à espera dos vossos comentários...como sempre!

 

Abraços

 

gallery_17535_267_82976.jpg

gallery_17535_267_75268.jpg

gallery_17535_267_533.jpg

gallery_17535_267_8079.jpg

gallery_17535_267_93384.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ena, esse layout está melhor, gosto dele!

Sobre o escumador....isso devia ser mais castanho ou verde, uma coisa bem feia, mal cheirosa e espessa.

 

Obrigado Pedro! Também gosto muito do layout. Está fixe! Está muito fixe. E tem espaço amplo para muuuitos corais banana rock

 

Quanto ao escumador...eu quero acreditar que é por ter adicionado a rocha viva há só uma semana. A cor é de facto entre o amarelo e o castanho, mas mais para o líquido, pois estou a apostar mais no wet skimming nesta fase do campeonato.

 

Agora Pedro, quanto tempo para o passo seguinte? Um mês e adiciono uns corais fáceis e depois mais umas 2 semanas e os primeiros peixitos? O que achas?

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais