Pseudotropheus estherae


Drako

Recommended Posts

Alguém me pode dizer quanto tempo leva a incubação destes ciclídeos? E se devo separar a fêmea para outro aquário ou a deixar onde está?

Save the sharks...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ambas são viáveis, depende muito do teu aquario, nº de peixes, setup

 

faz uma busca na função pesquisar do forum, ......"incubação bucal"

 

cumps, Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Mais ou menos 20 dias apartir daí começa a manda-los cá para fora.

Se tiver com peixes grandes e sa os kiseres safar po~e a femea á parte .

 

Abraço

 

Panguiau

Bambolé!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

CICHLID POWER!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

No meu aqua tenho, um casal de Melanochromis chipokae (10 cm +/-), um casal de Pseudotropheus estherae (8 cm +/-) , 3 Corydoras albinas (6cm +/-), 2 Plec (15 cm +/-).

 

Há mais ou menos 3 semanas, e deixou de se alimentar, anda quase sempre escondida, e anda com a boca/garganta muito dilatada.

 

É a segunda vez que esta cituação acontece, da primeira vez mudei-a para um outro aqua, mas passado um tempo ( 3 dias ) ela voltou a alimentar-se normalmente e alevins.. nada...

 

Cumprimentos,

 

Bruno

Save the sharks...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Drako,

 

Com essa população que tens no akua, se este tiver pelo menos 100lts, penso que não tens aí grandes ameaças para os pequenos que nascerem, ficam sempre alguns, a ameaça maior neste saco poderão ser as corydoras...mas não sei, nunca tive coridoras num akua malawi. :) É claro que tens que ter muitos esconderijos para os pequenos, onde os adultos não consigam entrar.

 

Se a fêmea está com os ovos há três semanas, eu não a colocava num akua à parte, para ficares com um maior nº possível de alevins, deves é fazer um parto forçado...com muito cuidado para não ferires a fêmea, passado tr~es semanas os peixes já estão totalmente desenvolvidos, aliás se estiveres atento possivelmente já consegues ver os alevins na boca da fêmea.

 

Cumprimentos

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

O parto forçado consiste em retirar os alevins da boca da femea. Hà varias técnicas e truques para o fazer, dependendo das caracteristicas da femea e da pessoa que vai fazer esse serviço.

 

Eu costumo ter um sucesso quase de 100% pegando na femea na palma da mão e retirando-a ligeiramente fora de água e mantendo-a fora durante alguns segundos a femea acaba por abrir a boca libertando alguns alevins, faço isso 2 ou 3 vezes até ela libertar o max possível, se ficarem alguns na boca dela até convém, no entanto deve ter-se um cuidado redobrado para não ficar qualquer bolha de ar na boca da femea, podendo esta sufocar.

Outro metodo que uso é manter a femea dentro de água e com um objecto fino, mas de um material que não possa magoar a femea, forço a abertura da boca para que os alevins possam sair.

Qualquer um destes métodos é bom e já o comprovei pessoalmente, no inicio e por falta de prática é mais dificil, depois com a experiencia vamo-nos aperfeiçoando.

Em qualquer destes métodos ou outros, o importante é não magoar a fêmea e provocar-lhe o menor stress possível.

Mas na minha opinião, e se tivermos um akua maternidade, e se a femea levar as incubações até ao fim, não há nada melhor que separar a femea e deixá-la ter os alevins naturalmente, o que por vezes nem sempre acontece.

Se fizeres uma consulta na net, poderás encontrar muita informação sobre isso, como também em livros sobre ciclideos do malawi.

Cumprimentos

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais