Discus e parasitas


hugol

Recommended Posts

Tenho 4 discus mas 2 deles tem parasitas intestinais, pois apresentam-se escuros, falta de aptite e fezes brancas e ate transparentes e mt escondidos.

Subi a temperatura pa 30 graus e apliquei um medicamento da jbl Spirohexol.

Gostaria que alguem me disse-se se ja utilizou este medicamento e se teve bons resultados, mais quantas vezes deve colocar as pastilhas ou so uma vez.

Mais gostaria de saber tb se esta doença se propaga para outros peixes e qual a sua origem, isto é devido a que os discus apanham estes parasitas.

Mt obrigado e gostaria que me ajudassem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem alguem me pode ajudar ou nem por isso, acho que ha muita gente competente aqui capaz de responder a minha pergunta espero eu :)

Va la deixem as suas sabias respostas pois tenho 2 discus a morrer

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

viva

 

pelo kuanto ke sei,devias fazer uma desparazitação pelo menos uma ves por mes durante 3 a 8 dias seguidos,podereas utilizar flagyl ou parazicontel mesturando na comida de preferencia no coração de boi o flagyl e facil de encontrares vais a farmacia mais perto da tua casa e poderas obtelo e provavelmente tens dado larva de mosquito e este mesmo é um grande portatdor de parazitas deves dar larvas de mosquito muito poucas vezes.

 

 

 

cumprimentos

 

joão

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Hugo!!

 

 

Se os teus peixes estão assim como dizes, principalmente com fezes brancas deves/tens mesmo de os desparazitar.

Eu recomendo vivamente a utilizares Metronidazol. O medicamento que se usa normalmente com este composto activo é o FLAGYL que encontra em qualquer farmacia ai por 4€ (não estou certo deste valor).

 

Quanto ao tratamento recomendo o seguinte:

 

:? Se os peixes ainda estiverem a comer podes fazer na comida durante 3 dias, alimentado-os apenas com alimentos com medicamento.

Eu como n dou coração de boi opto por: molho algum granulado; desfaço meio comprimido e misturo com o granulado (o pó "cola" ao granulado) e dou-lhes.

 

:) Quando os peixes não comem a unica forma é fazer o tratamento pela água. Um comprimido por cada 40 litro de água durante 3 dias. Como o Metronidazol passado certa de 8horas fica desactivo aconselho-te a juntar a mesma quantidade de 12 em 12 horas. O ideal será mesmo de 12 em 12 horas fazer uma mudança de água de pelo menos 50% e adicionar dp o medicamento novamente.

 

Nota: Em qualquer forma de tratamento desse subir a temperatura para 33ºC.

 

Se os teus peixes estão mesmo assim pode prolongar o tratamento mais 1 ou 2 dias até vezes que já estão à 100% e repetir o tratamento 2 semanas depois.

 

Ah!!! Faz o tratamento a todos os peixes.

 

Se alguma coisa n ficou bem clara pergunta na boa.

 

Abraço!

Nuno Carvalho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

desde mt obrigado pelas vossas perciosas ajudas, vou tentar seguir a risca, mas tenhos divesros probolemas, tenho 4 discus komo ja disse 2 estao mt bem e os outros 2 estao doentes sendo que 1 ainda come kkr koisa e o outro nao mete nada a boca.

As minhas questões são as seguintes:

1º visto que um come e o outro nao como devo aplicar o flagyl na agua ou na comida.

2º nao ira afectar os meus discus bons pois nao os posso separar nao tenho outro aquario se eles comerem o remedio nao fara mal aos que estao bons.

3º Ao fazer essas mudas de agua constantes nao tenho outra agua a nao ser da companhia nao irei ter problemas kom essa agua.

Desculpem tar a fazer estas perguntas todas mas eu não quero é ao tentar curar 2 discus matar tudo

pois seria mt tragico e a cada dia que passa os doentes estao mais magros mas queria mt safalos.

obrigado por tudo

vou comprar ja amanha o flagyl

pois o tratamento que fiz foi com spirohexol da jbl medicamento carissimo e nao parece ter obtido bons resultados

.

mt obrigado e abraços kd puderem respondam pois necessito da vossa ajuda.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hugo, pergunta o que quiseres!

Se preferires até me podes adicionar a tua lista do Messenger (caso tenhas).

 

 

Outra coisa, se 2 tem parasitas o mais certo é os outros 2 também terem. Certamente os seu sistema imunitário é mais forte e ainda não foram vencidos pelos parasitas.

Quanto as questões:

As minhas questões são as seguintes:

1º visto que um come e o outro nao como devo aplicar o flagyl na agua ou na comida.

2º nao ira afectar os meus discus bons pois nao os posso separar nao tenho outro aquario se eles comerem o remedio nao fara mal aos que estao bons.

3º Ao fazer essas mudas de agua constantes nao tenho outra agua a nao ser da companhia nao irei ter problemas kom essa agua.

1ª- Se tiveres um aquário hospital muda para lá todos os discus e aplica o tratamento na água. Kd voltarem todos a comer espera uma semana e dp faz um tratamento pela comida.

 

2ª-Respondo-te a esta pergunta dizendo-te que há quem desparasite os seus discus regularmente de 3 em 3 meses, mesmo sem eles estarem doentes. Eu próprio já o fiz mas agora faço no máximo de 6 em 6 meses.

 

3ª- Com que água fazes as mudas de água?? Se tens discus devias fazer mudas no mínimo de 40% todas as semanas. Se n o fazes se calhar tens ai a causa dos Discus doentes. Vê os parâmetros da água da companhia e se for próximo do do aquário "podes".

 

 

Em relação as mudas de água é um pouco subjectivo pois cada caso é um caso. Eu faço mudas de 40% de 3 em 3 dias e a água entra no aquário vinda directamente da torneira. O pH do aquário é +-6,3 e a da torneia é 6,8. A temperatura do aquário é 30ºC mas dp da mudança baixa ai para 24ºC. Mas só faço esta mudas assim pois os meus Discus já estão mt bem adaptados.

 

 

 

Bem, qualquer coisa diz!

Nuno Carvalho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas....

 

caro hugo mesmo ke os teus peixes não tenham parazitas internos deves sempre fazer uma desparatização menssal tas a prevenir o nuno deute uma boa esplicação, o flagyl não fas mal ao ciclo da agua.cuidado com os tratamentos com remedios jbl não tenho muito boas indicaçoes deste remedio, não percas tempo e esprimenta o flagyl.

 

cumprimentos

 

joão

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 9 anos depois...

E entao funcionou o tratamento?

Tinha em média 50 Guppy's e morreram me TODOS, começam por ficar magrinhos mal comem e depois definam

 

Por acaso reparou que o tópico em questão é de 2004 :shocked028:

Editado por vale
Link to comment
Partilhar nas redes sociais