( Duvida) rocha viva como acondicionar


Marco Girona

Recommended Posts

boas ppl, sou novo nestas andanças dos salgados e necessitava de uma ajudinha!

 

esta semana comprei 30 Kg de rocha já maturada, mas ainda não tenho o aqua pronto, visto isto cheguei a casa com ela e inseria toda no aqua que vai servir de sump e enchio com a agua salgada que trazia, liguei a bomba de circulação e um aquecedor, será que fiz tudo como devia de ser ou tenho mais alguma coisa para fazer?

será que é necessario o escumador?

é que ela vai ter que ficar lá mais umas semanitas antes de ir para o aqua!

Será que não vai haver problema?

Editado por Marco Girona
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Desde que devidamente coberta de água, a unica coisa que poderás fazer é umas TPA's e sim, usa escumador.

 

Assim quando a meteres no teu Aquário já tens meio caminho andado.

 

Abraço

Abraço,

 

João Judicibus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ok, brigado pela resposta

quanto ao escumador acabei de o montar hj, vou deixar acabar de colar a cola e vou polo em acção! Quanto as TPA´s penso que não é problema com agua vinda directamente do mar, pois não? É que moro aqui na zona de leiria e tenho aqui praia pertinho!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Existe várias opiniões sobre utilizar ou não água natural.

Eu sou da opinião que podemos utilizar, desde que se tenha cuidado na recolha da mesma. Deves recolhar em locais longe de foz de rios, portos de embarcações e em zonas selvagens (excluo praias).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Existe várias opiniões sobre utilizar ou não água natural.

Eu sou da opinião que podemos utilizar, desde que se tenha cuidado na recolha da mesma. Deves recolhar em locais longe de foz de rios, portos de embarcações e em zonas selvagens (excluo praias).

 

 

Eu sou novato, mas até agora defendo a utilização de água de osmose inversa com adição de sal. Mas como diz o Pedro (que é um expert enquanto eu sou um rookie) existem vantagens e desvantagens associadas a cada opção.

 

Em minha opinião, usar água de OI + sal é mais caro por um lado. Por outro, permite-te ter um conjunto de valores importantes, incluindo o cálcio, em valores mais altos do que se utilizares a água do mar. E depois, há sempre a diferença de temperatura dos 16-18º para os 24-25º do aqua, que pelo meio mata muitos organismos vivos. No entanto, para além de ser mais barato, o pessoal que vai a cabo raso não se queixa da qualidade e sempre estamos a falar de água "viva", que reduz o tempo de ciclagem necessário no início do aqua.

 

É uma questão de pesar as vantagens e desvantagens.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ha 3 anos agua natural sem problemas e como tenho um UV ligado 24 H sobre 24H qualquer bacteria a mais e morta pelo caminho ,mas claro a zona da colecta tem de ser de confiança.

MUITO SE DIZ NA AQUAROFILIA ..................ALGUMA COISA HA-DE SER VERDADE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ha 3 anos agua natural sem problemas e como tenho um UV ligado 24 H sobre 24H qualquer bacteria a mais e morta pelo caminho ,mas claro a zona da colecta tem de ser de confiança.

 

 

Nuno,

 

Lá vamos nós outra vez para a velha discussão de sempre.

 

A questão não é tanto as bactérias....

 

Em minha opinião, a grande questão é que usando água de OI + sal, por exemplo, o nível de cálcio com que fico na água fica acima de 420 mg/l...sem ter que fazer nada!

 

Eu não digo que estou certo. Apenas digo que investindo tanto na minha "janela para o oceano", prefiro não correr o risco de um dia um barco decidir lavar o porão ao largo do sitio em que eu poderia recolher a água :)

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais