Asterinas


Ricardo Nuno Gouveia

Recommended Posts

Pois é... as Asterinas (acho que é assim que se escreve) até são umas estrelinhas do mar engraçadas... o problema é quando elas começam a comer a coralina...

 

Como poderei proceder ao seu controle? retirá-las manualmente? arranjar um organismo (vertebrado ou invertebrado) que se alimente delas? Como? alguém me ajuda? é que não tou a gostar nada das marcas brancas no meio da coralina... :crazyeyes:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois é... as Asterinas (acho que é assim que se escreve) até são umas estrelinhas do mar engraçadas... o problema é quando elas começam a comer a coralina...

 

Como poderei proceder ao seu controle? retirá-las manualmente? arranjar um organismo (vertebrado ou invertebrado) que se alimente delas? Como? alguém me ajuda? é que não tou a gostar nada das marcas brancas no meio da coralina... :mrgreen:

 

a unica solução e irradialas a mão tal como fiz em tempos , sao muito bonitas mas a alga coralina vai-se em 2 tempos

MUITO SE DIZ NA AQUAROFILIA ..................ALGUMA COISA HA-DE SER VERDADE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também tenho o mesmo problema, mas vou tratar dele assim que poder! Já as tinha visto, mas deixei andar para ver se comiam algo menos coralina, mas começaram a atacar a coralina!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Existem uns camarões que gostam particularmente das asterinas. Vi-os a "trabalhar" na Aquamagia (há uns tempos tiveram o mesmo problema).

 

Da próxima vez que lá for (talvez hoje), pergunto o nome técnico dos camarões e digo-te.

 

PS- O único problema é que tens que remover todas as estrelas do mar que eventualmente tenhas do teu aquário, para não serem atacadas pelos tais camarões!

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo!

 

Acabei por ligar para lá para dar uma ajuda com mais rapidez.

 

Os camarões de que falava têm o nome de hymenocera picta. Podes ver uma foto aqui:

 

800px-Hymenocera_picta.jpg

 

As asterinas são mesmo uma praga e se não fizeres qualquer coisa, o mais certo é que se reproduzam rapidamente e comecem a atacar seriamente a alga coralina.

 

Para colocares hymenocera picta, como te disse no último post, tens que retirar as estrelas do mar do teu aqua. E tens um problema adicional: Os hymenocera picta SÓ comem estrelas do mar :)

 

Ou seja, depois de eliminarem as asterinas, se os quiseres manter, vais ter que encontrar estrelas do mar ou braços de estrelas para eles se alimentarem.

 

E vais ter que tomar uma decisão: ou estrelas do mar (vivas) ou os hymenocera picta! para resolveres o teu problema, espero que não gostes de estrelas do mar :D

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Realmente esse camarão é lindíssmo... resta agora só imaginar o preço dum bicho desses... e a compatibilidade com os Lysmatas... e outros invertebrados... e peixes... e corais...

 

eh eh eh

 

mas muito obrigado pela dica :D

 

 

Edit:

Ah! e parece que também comem ouriços ...

 

Resta saber se para eles, os ofiúros também são estrelas do mar...

Editado por zaad
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Realmente esse camarão é lindíssmo... resta agora só imaginar o preço dum bicho desses... e a compatibilidade com os Lysmatas... e outros invertebrados... e peixes... e corais...

 

eh eh eh

 

mas muito obrigado pela dica :rolleyes:

Edit:

Ah! e parece que também comem ouriços ...

 

Resta saber se para eles, os ofiúros também são estrelas do mar...

 

Oi Zaad,

 

Acho que não é barato :drinking:

 

Por aquilo que me disseram ele come apenas estrelas do mar. Mesmo! E o grande problema é encontrares algo para a dieta deles depois de arrumadas as asterinas!

 

Em relação a compatibilidade com lysmatas e outros invertebrados...posso garantir bang Vi-os lado a lado com lysmatas e outros invertebrados durante mais de 1 mês...no aquário da Aquamagia.

 

:)

 

Um novo ano cheio de alegria, saúde e água....muita água (salgada claro!).

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não há problema nenhum em manter esta espécie com outros invertebrados a não ser estrelas do mar.

Devemos ter em atenção que pelo seu tamanho, pode ser comido por peixes grandes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pedro, isso é o que me preocupa... cerca de 4cms acaba por ser um camarão relactivamente "pequeno"... embora no meu aquário não irá entrar nenhum peixe grande (as dimensões do mesmo não deixam) e espero não colocar nenhum que goste de "marisco"...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se vais colocar um desses.....o que lhe vais dar de alimento quando acabarem as estrelas?

 

 

 

Podes dar aquelas estrelas, compras nos supermecados, massinhas com formato de estrelinha! :wink::snipersmile: :snipersmile:

 

 

Não te metas nisso, a meu ver só te vai dar trabalho...

 

 

 

Abrs

Coral Gigante! (clica)

 

O mar corroí tudo, mas um aquário de água salgada somente corroí a carteira...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu sei, tenho consciencia que é melhor fazer a remoção manualmente.

 

A não ser que depois se fizesse uma campanha de angariação de asterinas para introduzir no meu aquário... ou isso ou então criava uma empresa de remoção de asterinas alugando os camarões... eh eh eh :wink:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu sei, tenho consciencia que é melhor fazer a remoção manualmente.

 

A não ser que depois se fizesse uma campanha de angariação de asterinas para introduzir no meu aquário... ou isso ou então criava uma empresa de remoção de asterinas alugando os camarões... eh eh eh nyah

 

 

Granda ideia! Um empresa de remoção de asterinas...é pá, se até o Pedro Conceição as tem no aquário, é capaz de dar dinheiro :drinking:

 

Acho que com tanta comidinha, os camarões depressa deixavam de ser pequenos!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só a título de curiosidade, hoje antes da TPA pus-me à caça das sacaninhas.... em menos de 5 minutos saquei umas 20 asterinas... alguém tem camarões daqueles lá de cima que precisem de comida? :smile2:

 

 

er.... reefdiver... acho que andas com água (salgada, claro) a mais na vista.. eh eh eh :mrgreen:

 

Mas ontem já vi mais duas... elas que ganhem confiança que na próxima 6ª feira, dia de TPA, já saco mais algumas... se forem 20 por semana... mais semana menos semana e tenho o meu aquário limpinho de asterinas... (pois pois)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

er.... reefdiver... acho que andas com água (salgada, claro) a mais na vista.. eh eh eh :sad2:

 

Mas ontem já vi mais duas... elas que ganhem confiança que na próxima 6ª feira, dia de TPA, já saco mais algumas... se forem 20 por semana... mais semana menos semana e tenho o meu aquário limpinho de asterinas... (pois pois)

 

Zaad,

 

É o que dá andar a trabalhar até tarde. Mas para que é que eu fui para a área financeira pá! 8)

 

Quanto às asterinas..pois, por isso é que é uma praga!

 

Olha e se fosses à Aquamagia e pedisses os tais camarões emprestados? Pagavas qualquer coisa e quando tivesses o trabalhinho feito, devolvias os ditos :)

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite a todos eu sou novato aqui mas tb tenho essas estrelas no meu aqua ate agora ainda nao atacaram a coralina

vamos la a ver o que isto vais dar, se assim como dizem la vou ter de por as maozinhas la dentro paciencia.

 

 

Um abraço a todos .

 

ps tenho de ver como e que meto umas fotos do meu aqua para o pessoal ver

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ps tenho de ver como e que meto umas fotos do meu aqua para o pessoal ver

Galeria :D

ONDE OUVISTE FALAR DO FÓRUM PELA 1ª VEZ? VOTA! - Discus - 1º Salgado - 2º Salgado - Dúvidas sobre aquariofilia devem ser colocadas no fórum e não enviadas por MP. Dúvidas/sugestões sobre o fórum devem ser colocadas nas Sugestões e Novidades do fórum.

Aqua Team: 20.563.645 Points  (Rank: #3304)       Join World Community Grid today! World Community Grid Logo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais