AJUDA


vanderveen

Recommended Posts

Ola a toda a comunidade e antes de mais parabens por gostarerm deste hobbie uma vez que eu tanben gosto ja a muito tempo mas só agora decide comprar um aquario!!!

Como sou um novato vou começar por um aquario de 45 litros e como ja me disseram que é facil de tratar vou optar pelos guppys!

Mas tenho uma duvida ,que é quantos devo la por?

Gostave tamben que me pudessem dar dicas para um principiante de guppys!

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá vanderveen,

antes de mais muito bem vindo ao fórum, sera certamente um espaço onde aprenderas bastante e onde poderas partilhar as tuas aventuras no mundo da aquariofilia...

 

Para já e como estás a pedir ajuda deixo-te um site bastante bom e que fala um pouco sobre tudo o que interessa no inicio... http://faq.thekrib.com/pt/

 

Lê bem principalmente a parte sobre o ciclo do Azoto pois é o que costuma trazer mais problemas aos aquariofilos menos experientes...

 

De resto se utilizares o search aqui no fórum vais ver que te pode ser muito útil, e caso tenhas alguma dúvida que após um abusca na consigas exclarecer mete-a aqui que certamente alguem te irá ajudar...

 

Abraço e Bom Natal

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ja li sobre o ciclo de azoto mas continuo com algumas duvidas, tais como :

-como fazer para que os peixes nao saiam prejudicados dete fenomeno.

Gostaria que alguem me resumise se possivel isto do ciclo de Azoto uma vez pelo que percebi é um fenomeno importantissimo na vida dos peixes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pronto como os peixes escrementam e etc o aquario fica toxico podendo lhes provocar a morte!!!

Gostava tanben de saber de quanto em quanto tempo devo analisar a agua para saber se ela ta ou nao toxica e quais os produtos que me aconselham a utilizar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem vindo ao Forum.

O Ciclo do Azoto é importante e simples mas exige paciencia.O aquário ao natural e sem nenhum peixe pode demorar cerca de 4 semanas, basta por um bocadinho de comida dos peixes para arrancar e desenvolver as bactérias que váo ciclar o aquário.

Depois podes começar a povoar, mas atenção não ponhas todos os peixes de uma vez, vai devagar.

Quanto às mudanças de água, é melhor comprar os testes da Amónia ,Nitrato e Nitrito, porque as mudanças dependem da carga orgânica acumulada no aquário, há quem faça uma vez por semana e há quem faça até 3 vezes por semana,isto não é como código de estrada, porque isto varia de aquário para aquário.

Por agora como já sabes o que queres pôr, mete o aquário a ciclar e enquanto isso recomendo-te uma pesquisa e tentar digerir a informação.

Boas Festas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pode me explicar o que é deixar o aquario a ciclar?

So com os peixes é que começa o ciclo ou nao é assim?se nao for de onde é que vem as fezes??lol

Boas festas

 

Caracois, camarões, et caetera... Há mais hipóteses, mas os peixes são as mais comuns.

 

Basicamente: Metes tudo como queres, enches de água. Depois depende se compras bactérias "de pacote" ou não. Se sim, passado 2/3 dias metes 1 peixe. 1 só! Passadas umas semanas, metes mais um e só 1!

 

Se não comprares bactérias, metes um bocado de coida, até pode ser no filtro, nas cerâmicas. Passada 1 semana metes 1 peixe e só 1! Passadas mais umas semanas, metes outro.

 

Para guppies, nesse espaço, metia só um trio ou 4, no máximo. 1 macho, 3 femeas. Mas eu punha outras coisas. Continuo a achar os kribs fantásticos para quem só tem hipótese de ter casais, em aquas pequenos.

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas vanderveen

 

Eu também comecei no "mundo" dos aquarios à relativamente pouco tempo 2meses! Ja aprendi bastante neste forum! Comecei com um aquario de 50L tambem com gupys, e tive logo a sorte de passado um tempo ter alvins de gupys, que actualmente sobreviveram 6 em grande forma!

 

Contundo quero-te dizer que passado um tempo vais achar o aquario pequeno :) Pelo menos a mim aconteceu-me isso! E na semana passada comprei um novo de 100L.

 

Se tiveres possibilidade compra um aquario maior que não te irás arrepender!

 

Bom Natal!

 

Cumprimentos,

Jorge Nogueiro

Editado por JorgeNogueiro
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

alvins sao as cras dos guppys certo???

Pessoal preciso é que me expliquem os cuidados a ter para montar um bom aquario.

se devo deixar o aquario apenas com agua durante uma semanda sem peixes ou com agua e so plantas se devo por vitaminas no inicio,etc..

I NEED :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu ja tenho o aquario é de 48 litros tenho pedras nao muito pequanas no fundo um tornco(artificial) plantas e uma zona de areia mais alta que a outra para dar uma ideia de maior comprimento(aconselharam-me)

e agora que faço???

-como é obvio nao posso despechar para la a agua mais os peixes e ta feio.

que devo fazer???

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já te foi respondido.

Decoras o aquário com plantas pedras, tudo o que quiseres. Metes o filtro, termostato, luz a trabalhar. Segues as instruções já dadas ricardo diogo num post mais acima, e em principio não terás qualquer problema.

Vitaminas não serão necessárias se deres uma alimentação variada aos peixes.

Os meus Aquas:

  1. Deep Forest
  2. Little Heaven

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola

se fosse vc naum colocava guppyes,eles sao espaçosos, olha eu colocaria platys

mollys,depois de umas 2 semanas colocava um limpa-vidros, mato grossos, tetras pretos, eles sao peixes simples, faceis de cuidar, naum soa espaçosos, eu tenho um aqua de 25 litros e fasso milagre com esses peixes, imagina fosse, com um de 45 pode colocar cardumes, ia ficar show, coloca tmb neos, mais na loja tente escolher os maiores, poies os menores merrem facilmente nos primeiros dias ou até horas, pra ciclar é facil, com o aqua seco, arrume as pedras, troncos, o substrato, etc...depois coloque agua da torneira, mas fassa testes, condicione a agua com anti cloro, labcon protect, e algum fungicidas e bactericidas, depois coloque um casal de peixes resistentes, como os platys, deiche eles trabalharem e darem inicio a colonia de bacterias, com tudo funcionando, filtros, compresoores e tudo oq vc tiver, fassa tudo normalmente, va colocando plantas, coloque suprementos, como labcon flora se naum me engano e outros complementos, pq a aqua sera nova e naum suportara a demanda de nutrientes nescessário para plantas, se for agua salgada, opte por corais, mais escolha os mais resistentes e fortes q ver, depois de mais ou menos um mes ciclando o aqua, va colocando 1 peixe por semana no aqua para ir normalizando tudo, va colocando mais plantas ou corais, depende, depois de uns 3 meses pode colocar o peixe que quiser e a quantidade q quiser, cuidado com a populaçao escessiva, ela pode complicar mt a sua vida, como as grandes concetraçoes de amonia, o stresss nos peixes por causa da populaçao e stresss leva a brigas, e isso naum é nd bom pra nenhum aqua.

 

espero ter ajudado, se cometi algum erro, por favor me corrijam, pq tmb sou novato com 2 meses de exp, vlw

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

OK ganda ajuda PedroCrazy!!!!

Entao vou tentar recapitullar para ver se nao me esqueci de nada:

-decorro o aquario de forma a que tenha varios esconderijos;

-e depois esta parte é que tenho duvida polho logo a agua e os peixes no mesmo dia???

-imaginendo que é assim so depois de tupo montado e a funcionar é que devo por um casal de peixes (dos resistentes)(ja agora quais sao mais resistentes??os guppipys ou os platys mollys?)para eles fazerem o proprio ciclo.

-durante um mes eles ficam assim so dois para ciclar e depois de um mes todas as semanas vou colocando um a um.

-E acho eu que esta é a ultima duvida:

e quantos a analisas que devo fazer a agua???por favor a esta pergunta tenham especial atençao e tanben se tenho que analisar no inicio???

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola

se fosse vc naum colocava guppyes,eles sao espaçosos, olha eu colocaria platys

mollys,depois de umas 2 semanas colocava um limpa-vidros, mato grossos, tetras pretos, eles sao peixes simples, faceis de cuidar, naum soa espaçosos, eu tenho um aqua de 25 litros e fasso milagre com esses peixes, imagina fosse, com um de 45 pode colocar cardumes, ia ficar show, coloca tmb neos, mais na loja tente escolher os maiores, poies os menores merrem facilmente nos primeiros dias ou até horas, pra ciclar é facil, com o aqua seco, arrume as pedras, troncos, o substrato, etc...depois coloque agua da torneira, mas fassa testes, condicione a agua com anti cloro, labcon protect, e algum fungicidas e bactericidas, depois coloque um casal de peixes resistentes, como os platys, deiche eles trabalharem e darem inicio a colonia de bacterias, com tudo funcionando, filtros, compresoores e tudo oq vc tiver, fassa tudo normalmente, va colocando plantas, coloque suprementos, como labcon flora se naum me engano e outros complementos, pq a aqua sera nova e naum suportara a demanda de nutrientes nescessário para plantas, se for agua salgada, opte por corais, mais escolha os mais resistentes e fortes q ver, depois de mais ou menos um mes ciclando o aqua, va colocando 1 peixe por semana no aqua para ir normalizando tudo, va colocando mais plantas ou corais, depende, depois de uns 3 meses pode colocar o peixe que quiser e a quantidade q quiser, cuidado com a populaçao escessiva, ela pode complicar mt a sua vida, como as grandes concetraçoes de amonia, o stresss nos peixes por causa da populaçao e stresss leva a brigas, e isso naum é nd bom pra nenhum aqua.

 

espero ter ajudado, se cometi algum erro, por favor me corrijam, pq tmb sou novato com 2 meses de exp, vlw

 

Peço desculpa em contrariar, mas tantos erros até não sei bem por onde começar...

Guppys espaçosos? não percebi.

Cardumes num aquário de 45L, só se for um cardume de 5 ou 6 sem mais peixes no aqua, uma vez que atingem entre 4cm e 7cm. Lembrem-se da regra 1L de água por cada cm de peixe. Não é ciência exacta, nem serve para todos os casos, mas neste elucida.

Acondicionar a àgua sim, até se pode por o anti-coloro, mas colocar fungicidas e bactericidas numa agua nova para que? Só ajuda a ter um aqua cheio de químicos. Não há necessidade nenhuma, a menos que se tenha peixes doentes, isto muito mais à frente.

 

Vanderveen, já tens tantas respostas noutros tópicos, acho que te estás a espalhar demasiado.

Vou repetir só para quem esteja a ler isto e não compreenda não fique equivocado e cometa erros.

Colocar peixes, só no fim do ciclo do azoto, ou dependendo do caso ao fim de uma semana ou duas, mas não é para ser feito à toa e deve-se colocar só 1!!!!!!!. Logo no dia da montagem é para esquecer.

Quanto às análises à água, já te foi respondido aqui.

Os meus Aquas:

  1. Deep Forest
  2. Little Heaven

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.