o aqua está a criar muitas algas..


ruiseta

Recommended Posts

pá tenho o meu segundo aqua a pouco mais que um mes e parece que ha qualquer coisa que não está bem! tenho algas daquelas negras, que parecem cabelos.. tenho feito TPA's de 2 em 2 dias e ao fim de semana faço um de cerca de 40% da agua.. não sei que heide fazer.. segundo um livro que tenho são causados por ter mais de 1 mg de fosfatos na agua.. neste mometo é unico teste que me falta (dos principais) se alguem souber qualquer coisa que ajude que diga! as algas tãome a dar cabo das plantas e também são prejudiciais par a qualidade da agua! espero sugestões :/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pá tenho o meu segundo aqua a pouco mais que um mes e parece que ha qualquer coisa que não está bem! tenho algas daquelas negras, que parecem cabelos.. tenho feito TPA's de 2 em 2 dias e ao fim de semana faço um de cerca de 40% da agua.. não sei que heide fazer.. segundo um livro que tenho são causados por ter mais de 1 mg de fosfatos na agua.. neste mometo é unico teste que me falta (dos principais) se alguem souber qualquer coisa que ajude que diga! as algas tãome a dar cabo das plantas e também são prejudiciais par a qualidade da agua! espero sugestões :/

 

Já analisaste a água de reposição? Não terá muitos nitratos.

 

Não tens peixes a mais para o aquário?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas pires! epá ainda não fiz isso, posso fazer um teste a agua da torneira.. mas a agua do aquário tem 0 nitratos e 0 amonia.. a utima vez vi tinha apena 0,2 mg de nitritos! quanto aos peixes tenho : 1 pleco, 2 corys , 1 SAE e 1 botia kubotai e depois tenho mais 3 escalares! o aquário tem cerca de 90 litros.. achas muitos peixes? eu não acho.. mas vou ver pelo teu concelho.. obg!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pá tenho o meu segundo aqua a pouco mais que um mes e parece que ha qualquer coisa que não está bem! tenho algas daquelas negras, que parecem cabelos.. tenho feito TPA's de 2 em 2 dias e ao fim de semana faço um de cerca de 40% da agua.. não sei que heide fazer.. segundo um livro que tenho são causados por ter mais de 1 mg de fosfatos na agua.. neste mometo é unico teste que me falta (dos principais) se alguem souber qualquer coisa que ajude que diga! as algas tãome a dar cabo das plantas e também são prejudiciais par a qualidade da agua! espero sugestões :/

 

Eu já tive isso e resolvi com uma equipa de SAE que me limparam tudinho... tem um problema que é depois são dificeis de os apanhar se os quiseres tirar de lá, por isso é que os meus ainda lá estão!

Pedro P.

 

Aq. 60x30x30.

aqua2re9.th.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não tens nenhuma janela na habitação onde tens o aquário? Algas pretas tipo cabelo são tramadas eu usei tetra algumin, uso o mínimo de químicos possível na água, mas teve de ser, nem o facto de ter muitas plantas as estava a intimidar. Os octocinclus não lhe tocavam, as neritinas também não achavam graça.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá , solução engraçada , apenas ... pega em 30/40 caracóis daqueles redondinhos pequenitos (se quiseres eu dou-te uma parte da minha colonia do plantado) eles são tipo formiginhas a comer disso , ali eu recupero as minhas plantas quando tenho alguma crise de algas em alguma , porque a minha Selva é complicada , tenho quase todos os tipos de algas , lol no mesmo aqua , mas nada de alarmante , quando alguma planta fica muito"sufocada pelas ditas cujas algas) vai ter com a equipa de caracois no "plantado" , só plantas e tenho caracois de vários tipos (caracois redondinhos (não sei o nome) uns mais com forma de ovo mas maiorzinhos e umas cornocópias doidas que começaram a aparecer), são 5 estrelas para recuperar plantas , quando ao resto , bem é esperares pelo equilibrio do ciclo , e limpar os vidros , e quanto menos decor por agora melhor , senão lá andas tu a raspar os troncos e as pedras .Se optares por infestar o teu aqua , olha tens sempre o fluvermal pelo que li mata essa tropa toda dos caracois num instante e até ficas com o aqua desparasitado :shock: ... uma solução que não deixa de ser engraçada , com uma praga resolves outra e com o fluvermal atacas os caracolitos :D , pelo que li sem consequencias para plantas ou peixes mesmo pequenos ... um abraço.

 

 

p.s. Fluvermal ( testado pelo JPM e o Zé Carlos) 1ml p/ 10l de água ...

 

 

 

Jose Palma

Editado por netmaniac
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas pessoal! epá que chatice.. tenho msm bueda algas, alguns green spots no areão mas principalmente tenho algas negras k se começam a desemvolver de dia para dia! eu já n sei que heide fazer... até no tronco que tnh já tem algas pretas.. e msm na areia tb lá andam! fluvermal? onde posso comprar isso? era engraçado tirar esta "algagem" toda do aquario!!!! netmaniac eu tnh uns 10 desses num outro aqua meu.. mas tb nunca os vi comer algas... se bem que no outro não tenho quase nada mesmo.. eles preferem andar no musgo de java.. bem não sei msm que fazer! axam que o fluvermal funciona mesmo? ondek consigo arranjar? abraços a todos..

 

 

ps: decerteza k não faz mal aos peixes certo? :idea:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas pessoal! epá que chatice.. tenho msm bueda algas, alguns green spots no areão mas principalmente tenho algas negras k se começam a desemvolver de dia para dia! eu já n sei que heide fazer... até no tronco que tnh já tem algas pretas.. e msm na areia tb lá andam! fluvermal? onde posso comprar isso? era engraçado tirar esta "algagem" toda do aquario!!!! netmaniac eu tnh uns 10 desses num outro aqua meu.. mas tb nunca os vi comer algas... se bem que no outro não tenho quase nada mesmo.. eles preferem andar no musgo de java.. bem não sei msm que fazer! axam que o fluvermal funciona mesmo? ondek consigo arranjar? abraços a todos..

ps: decerteza k não faz mal aos peixes certo? :crazyeyes:

 

Rui, o fluvermal é para matar os caracóis, não as algas :crazyeyes:

 

O Fluvermal é um medicamento humano, que está a ser usado na aquariofilia para desparasitar Discus e afins... também já o usei, mas os resultados não foram nada por aí além.

 

Mas de facto, não faz mal nem ao filtro, nem às plantas...

 

Abraço.

Cumprimentos:

Hugo Félix

 

O meu Aquário - Vision 450l

O meu Site

O meu Blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas pessoal! epá que chatice.. tenho msm bueda algas, alguns green spots no areão mas principalmente tenho algas negras k se começam a desemvolver de dia para dia! eu já n sei que heide fazer... até no tronco que tnh já tem algas pretas.. e msm na areia tb lá andam! fluvermal? onde posso comprar isso? era engraçado tirar esta "algagem" toda do aquario!!!! netmaniac eu tnh uns 10 desses num outro aqua meu.. mas tb nunca os vi comer algas... se bem que no outro não tenho quase nada mesmo.. eles preferem andar no musgo de java.. bem não sei msm que fazer! axam que o fluvermal funciona mesmo? ondek consigo arranjar? abraços a todos..

ps: decerteza k não faz mal aos peixes certo? :P

 

 

Olá , acho que não percebeste , mas eu repito mais objectivamente .Arranjas uma praga de caracois pequenos :P , e depois matas com fluvermal (vende-se na farmacia) , que até é para desparasitar , mas pelo que dizem mata esses caracois praga , portanto com uma praga acabas com a outra das algas , e depois até fazes o uso do fluvermal e acabas com os caracois . Esta foi uma simples sugestão divertida.

 

Agora , a ver se consigo que resolvas isso. Algas é resultado e vários factores e qualquer das variantes piores , abundam com fosfatos, nitratos, amonio/a, o que as faz mudar a cor e o tipo de origem , as green spot filamentosas , etc , é derivado de amonio e nitratos .

 

A intensidade de luz que se usa é obvio que influencia , porque ou as plantas conseguem estabilizar , ou as algas sobrepoem-se .

Excesso de luz só se pode falar se ultrapassar as 12/14 horas dos tropicos , não diminuir/aumentar a intensidade , com o decorrer das horas do dia. Além de considerar a incidencia de luz solar natural no aqua , os fertilizantes que se usam , e o tipo de plantas que se tem , claro isto se a fauna estiver também estável.

 

A água da torneira , também tem amonio em baixa quantidade 0,005 mg/l que faz parte do composto do cloro adicionado no tratamento das águas , isso de fazer muitas tpa´s no plantado , também depende muito da água que se mete , por isso investiga todas estas variantes que influenciam o aparecimento de algas e faz experiencias até atingires esse equilibrio , entre plantas , animais , luz ,água etc,etc... um abraço

 

 

 

p.s. estas coisas todas que descrevi é a aquariofilia no seu explendor , cada aqua é um desafio .

 

 

 

 

Jose Palma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas de novo!

já fiz testes a aguá mas não me acusa nada... tnh amonia e nitratos a 0 e nitritos a 0.2mg... segundo li os fosfatos é que causam algas negras e eu para esse não tenho testes.. por outro lado não sei como baixar! outro problema.. tenho o aquário opé duma janela! erro de principiante (ou não) visto que não tenho mais nenhum sitio onde o colucar! vou arranjar um cortinado que não deixe passar luz.. mas em principio o problema virá dai.. !! elas até nas pedras crescem.. vailá vai! Tambem tenho alguns green spots no vidro e nas rochas mas isso o SAE e o pleco comem.. de qualquer maneira obrigado pelas respostas!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá , acho que não percebeste , mas eu repito mais objectivamente .Arranjas uma praga de caracois pequenos ;) , e depois matas com fluvermal (vende-se na farmacia) , que até é para desparasitar , mas pelo que dizem mata esses caracois praga , portanto com uma praga acabas com a outra das algas , e depois até fazes o uso do fluvermal e acabas com os caracois . Esta foi uma simples sugestão divertida.

 

Agora , a ver se consigo que resolvas isso. Algas é resultado e vários factores e qualquer das variantes piores , abundam com fosfatos, nitratos, amonio/a, o que as faz mudar a cor e o tipo de origem , as green spot filamentosas , etc , é derivado de amonio e nitratos .

 

A intensidade de luz que se usa é obvio que influencia , porque ou as plantas conseguem estabilizar , ou as algas sobrepoem-se .

Excesso de luz só se pode falar se ultrapassar as 12/14 horas dos tropicos , não diminuir/aumentar a intensidade , com o decorrer das horas do dia. Além de considerar a incidencia de luz solar natural no aqua , os fertilizantes que se usam , e o tipo de plantas que se tem , claro isto se a fauna estiver também estável.

 

A água da torneira , também tem amonio em baixa quantidade 0,005 mg/l que faz parte do composto do cloro adicionado no tratamento das águas , isso de fazer muitas tpa´s no plantado , também depende muito da água que se mete , por isso investiga todas estas variantes que influenciam o aparecimento de algas e faz experiencias até atingires esse equilibrio , entre plantas , animais , luz ,água etc,etc... um abraço

p.s. estas coisas todas que descrevi é a aquariofilia no seu explendor , cada aqua é um desafio .

Jose Palma

Pá secalhar uso mais luz do que o que devia, cerca de 16 horas! vou baixar para 12.. quanto ás plantas todas se estão a desemvolver +- bem!! tanto as rotalas como as cambombas, echinodorus e parvas (são as que tenho), já enraizaram e já têm rebentos e até estão com cores bonitas! a fauna tá tudo normal.. apenas um incidente mas que não teve a ver cm a agua.. foi de o meu botia kubotai ter saltado para fora do aquário (não sei como) e eu só o ter visto hj no chão.. já seco lol :S eu bem k não o via no aqua mas cm ele anda smp dentro das pedras não desconfiei! continuando, quanto a isso está tudo normal! Quanto á agua, uso da torneira aquecida (+- a temp. do aqua) com anti-cloro.. nunca tive problemas e os peixes já lá vão um ou 2 meses que estão saudaveis (sem contar com o botia :2gunfire:).. mas pronto! secahar tambem é de referir que tenho um aqua de 80 litros e tenho uma luz de 20 watts com um refletor..(é pouco eu sei)! visto isto dizme o que achas ser bang eu acho que será do facto dele estar perto da janela e de ter tido muita lu até agora.. mas decerteza que percebes mais disto do que eu! abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pá secalhar uso mais luz do que o que devia, cerca de 16 horas! vou baixar para 12.. quanto ás plantas todas se estão a desemvolver +- bem!! tanto as rotalas como as cambombas, echinodorus e parvas (são as que tenho), já enraizaram e já têm rebentos e até estão com cores bonitas! a fauna tá tudo normal.. apenas um incidente mas que não teve a ver cm a agua.. foi de o meu botia kubotai ter saltado para fora do aquário (não sei como) e eu só o ter visto hj no chão.. já seco lol :S eu bem k não o via no aqua mas cm ele anda smp dentro das pedras não desconfiei! continuando, quanto a isso está tudo normal! Quanto á agua, uso da torneira aquecida (+- a temp. do aqua) com anti-cloro.. nunca tive problemas e os peixes já lá vão um ou 2 meses que estão saudaveis (sem contar com o botia :D).. mas pronto! secahar tambem é de referir que tenho um aqua de 80 litros e tenho uma luz de 20 watts com um refletor..(é pouco eu sei)! visto isto dizme o que achas ser :) eu acho que será do facto dele estar perto da janela e de ter tido muita lu até agora.. mas decerteza que percebes mais disto do que eu! abraço

 

Boas,

 

Eu também sofro da mesma praga das algas negras crescerem descontroladas pelo aqua inteiro, troncos, areão e outras plantas incluídas. Tentei resolver a questão com um redutor de fostatos mas elas voltaram e ainda mais fortes do que antes. Vou tentar a pujança do Algumin. Mais alguma sugestão?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Eu há cerca de seis meses passei de um aquário de 80 para um de 200 lts. Desde que o tenho, estas algas não me largam. Perco imenso tempo de volta da decoração, mas, mesmo raspando o troco, escovando as anforas de barro e as pedras de lava e até cortando as folhas das plantas afectadas, passado uma semana, pouco mais, lá estão elas (as algas) de novo em força. Durante muito tempo fiz TPA's duas vezes por semana, (agora faço só uma), já aumentei as horas de luz diárias, já baixei essas mesmas horas, já desliguei uma das duas lâmpadas, já diminui a quantidade de comida dada, mas nada se altera. Os peixes não me parecem ressentir-se delas, não tenho tido baixas. Mas, nem que seja só a nível estético, incomodam-me bastante.

Já agora, considero-me somente um amador, o primeiro aquário veio cá para casa por causa da minha filha de (na altura) três anos, como tentativa de estimulação para um problema que ela tinha. Foi ficando e gostamos de o ter em casa, mas não percebo tanto disto como devia...

Editado por LuísZ
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não adianta intoxicarem o aquário de quimicos,se não forem à raiz do problema,elas desaparecem momentaneamente, mas tornam a aparecer de novo...e em força.Quanto menos quimicos melhor,já basta os dos fertilizantes.

 

O Ruiseta a certa altura do tópico disse que a água do seu aquário tinha zero Nitratos.Pois um plantado não pode ter zero Nitratos.O Nitrato é um Macro imprescindivel (tal como todos os outros). Se as plantas não têm um dos Macros não conseguem assimilar outros nutrientes de forma eficaz,então,esses nutrientes sobram para as algas.Entretanto as plantas vão enfraquecendo...

 

A maneira mais eficaz de combate às algas é ter plantas fortes.E para isso os nutrientes Macro têm de estar todos no nivel adequado para o nosso aqua,e isto passa pela quantidade de luz e injecção de CO2,temos de arranjar um sistema de fertilização adequado. Só devemos fertilizar com aquilo que o aqua precisa,por isso é que os Macros(K,NO3,PO4) devem ser administrados diáriamente,os Micros semanalmente e o Ferro 1 ou 2x por semana.

 

Pouco CO2,luz inadequada(a mais ou a menos),fertilização descontrolada,falta de uma equipa de limpeza eficaz. São estas as razões porque a maior parte doa aquas têm algas em exagero.(Porque algas em quantidade controlada existem em qualquer aquário).

Editado por Zogli

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais