Comportamento Discus


Nuno Silva

Recommended Posts

Olá pessoal,

 

HA umas semanas adquiri um Discu que até se tem portado bastante bem.

 

Como sei que um disco n deve estar sozinho e devido aos conselhos que tenho tido lá resolvi comprar um acompanhante... como ainda n são adultos eu n me preocupei com o sexo.

 

Foi um disco do mesmo aqua

 

O estranho é que o meu antigo reage muito mal á presença do novo, ataca-o mesmo, mordendo o corpo e as basbatanas, um verdadeiro ciclideo. Isto é normal? E agora o que faço? Afinal ele estará melhor sozinho?posso deduzir que é um macho?

 

Eles nem se podem ver... sempre com as barbatanas abertas ao máximo e a mudar de cor constantemente.

 

QUE PEIXE MALUCO :wink::!:8)

Um abraço!

 

Nuno Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi,Nuno isso é normal tenta mudar um pouco o layout do aquário para o primeiro disco perder um pouco de território e verás que ele muda de atitude,tens que ter paciencia para ver os resultados

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Foi o que eu fiz... :lol: Retirei o feto de java que estava por tras e assim permito que ele se esconda mas não vou alterar mais pk nem que queira n dá. Mas assim vou ter sempre um disco de um lado e outro do outro lado :cry: eu comprei-o era para fazer companhia e para evitar o stress do meu disco antigo.

 

Isto n pode ser uma atitude normal, afinal em que é que ficamos?deve-se manter 1 só disco ou manter em pares pelo menos?

 

Pra já o meu voto vai para sozinho :?

Um abraço!

 

Nuno Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi

Nuno, os discos são ciclideos e por isso são temperamentais.

Além de que são um peixe de cardume.

Assim devem ser mantidos vários exemplares juntos, afim de criar uma hierarquia, com excepção de um casal que pode ser mantido junto depois de adulto.

Mesmo assim, as coisas não são faceis pois por vezes existem discussões domésticas. :lol:

 

 

Abraço

frame.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

OLÂ NUNO

O que se passa com os teus discus é normal, só indica que o teu primeiro discu se encontra de perfeita saúde, ao fim de alguns dias vaís ver que eles ficam mais calmos, o mais importante é que ambos comam, se lhe desligares a luz por 2 dias só ajuda,FICA BEM.

È importante aonde compras os discus, porque á lojas que nem de borla. :cry:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois é,

 

Eu hoje remodelei o aqua todo. Retirei o areão e só deixei uma planta enorme num vazo e um tronco... Fiz isto porque queria que o meu discu antigo perdesse toda aquela territorialidade. O que acontece é que eles deram-se bem no novo ambiente mas só por algumas horas... depois de ambientados o meu discu antigo delimitou novos territorios... o aqua todo :cry:

 

Tenho pena do outro discu, que é lindissimo e custou-me uma nota preta pk veio da alemanha do standeker ou coisa parecida... E o que me preocupa mais é o facto de este novo discu não conseguir comer.

 

Eles estão juntos ha cerca de 3 dias e ainda n ha melhoras. Acho que a unica solução vai ser comprar outro discu para que o dominador tenha de distribuir a pancada pelos dois. Que dizem?

Um abraço!

 

Nuno Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

MAIS UMA VEZ

Na minha opinião estás a estragar tudo, os discus são muito nervosos por isso, quantas mais vezes mexeres no aquario PIOR,ainda por cima tens a ideia de comprar outro, não sei qual a temperatura que tens, mas se passares para 31 graus durante 2 semanas só melhoras em tudo,porque abre mais o apetite aos discus, ÍNTE :cry:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Nuno Silva. Na minha opinião se estás a pensar comprar mais discus, tenta comprar pelo menos mais 3 ou 4 senão corres o risco de com 3 discus apenas continuares a ter o mesmo problema.

 

Um peixe novo precisa de se ambientar até começar a comer o que no teu caso não está a contecer porque o dominante não deixa. Por isso o ideal seria teres 5 ou 6 discus e não 2 ou 3.

 

Mudar a disposição da decoração no aquario pode ser util mas dura pouco tempo até algum deles começar a mandar no aquario de novo.

 

Ou colocas mais discus ou arranjas uma esponja separadora para alimentar um deles até recuperar. O mais provável é depois voltar tudo a mesma.

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Nuno, tens toda a razão. Mais um disco não sei se resolverá o problema. Estive a ponderar e acho que essa hipotese de separar o aqua em dois é a melhor. Mas como é que funcionam essas divisorias?é que o filtro só está de um lado!isso n afectaria a qualidade da agua no outro lado?

Um abraço!

 

Nuno Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu já passei pelos mesmo que estás a passar! Coloquei um novo Discu junto de outro que esteve sozinho no meu aquário durante dois meses, escusado será dizer que passado pouco tempo o que já lá estava começou à " porrada" com o novo.

 

Fiquei como tu, cheio de medo, que o meu novo Discu fosse morrer de tantos maus tratos. Decidi então colocar o mais velho e territorial sozinho num aquário hospital (de castigo). Passado um mês voltei a colocá-lo no aquário comunitário juntamente com o Discu mais novo. Nos primeiros dias tudo bem, cheguei até a presenciar o mais novo a dar umas "chega para lá" ao mais velho, mas passado uma semana voltou tudo ao normal, o territorial a continuar a dominar!

 

Apesar de as agressões terem vindo a diminuir gradualmente, a conselho de várias pessoas do fórum e lojistas conhecidos, resolvi então adquirir mais um Discu.

 

A agressividade manteve-se mas repartida pelos dois Discus o que se tornou muito menos problemático.

 

Actualmente está tudo bem, adquiri um quarto Discu, à medida que os peixes foram crescendo até ficarem os quatro do mesmo tamanho as agressões foram diminuindo até que hoje posso dizer que já não existem, apenas algumas aproximações mas sem nada de importante.

 

Portanto aconselho-te a adquirires mais Discus sendo que deverás ter em atenção que cada Discu necessita de aproximadamente de 50 litros.

In a world without walls and fences, who needs WINDOWS and GATES.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O FILTRO ESTÁ SÓ DUM LADO,

 

mas que tipo de filtro tens?

Se se tratar dum externo a água entra dum lado da divisória e sai do outro lado. Não há problema. Se fôr um filtro interno há problema porque a água não circula e o aquecedor aquece mais dum lado do que outro.

 

Este sistema de separador funciona melhor quando há uma entrada dum lado e uma saída do outro. Os separadores em esponja além de servir de divisoria ainda alojam uma boa colonia de bacterias apesar de algum depósito de comida que se vai alojando por baixo. No entanto este modelo torna-se pouco estético num aquario de esposição e não é solução para o teu caso penso eu!

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Obrigado pela ajuda!

 

Em relação á filtragem é de facto um filtro interno, apesar de eu conseguir colocar a captagem de agua de um lado e a saida do outro. No entanto o sistema de divisória está fora de questão. A solução é mesmo a meu ver a compra de mais 1 disco ou dois. Este fim de semana eu resolvo o problema ( espero eu ).

 

Em relação ao espaço, os discus ainda n são adultos e por isso creio que posso meter até mais dois discos sem problemas. Quando crescerem é que vai ser mais dificil mas nessa altura já devo ter um de 600 litros á esperinha deles...hehe

Um abraço!

 

Nuno Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

oi tou com o mesmo probolema tenho 4 discus 2 estao a doentados e os outros estao mt bem, o que se passa é que eles passam o dia a andar a porrada o probolema é que o mais pequeno ta doente e leva porrada dos outros ainda vao acabar por mata-lo julgava que eram pacificos mas eles estao a comportar-se de forma mt agressiva e nao vejo geitos espero k com o tempo fikem mais calmos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais